O que é Free Float e qual sua importância para os investidores fundamentalistas ao escolher uma ação

O que é Free Float e qual sua importância para os investidores fundamentalistas ao escolher uma ação

Free float mede a porcentagem de ações da companhia que estão em livre circulação no mercado e que podem ser negociadas na bolsa.

Qual a primeira coisa que você considera antes de analisar uma ação?

De nada adianta uma empresa ter um posicionamento de mercado atrativo se ela não oferece o mínimo de segurança para os sócios, através do free float.

Antes de aprofundar sua análise, você deve verificar a porcentagem de free float. Por isso, montamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Neste artigo você vai aprender:

  • O que é free float?
  • A importância de free float na análise fundamentalista
  • Free float: Ação ordinária (ON) x preferencial (PN)
  • Qual a quantidade mínima de free float desejável
  • Vantagens do free float alto para pequenos investidores
  • Free float e tag along

O QUE É FREE FLOAT?

Free float pode ser definido pela porcentagem de ações que estão em posse do mercado. Portanto, são negociadas livremente através da bolsa.

Para exemplificar, pensemos em uma empresa que possui 100 ações, as quais 75 pertencem ao controlador e 25 aos sócios minoritários. Nesse caso, podemos dizer que a empresa tem um free float de 25%.

Mas 25% de free float é bom ou ruim? Essa resposta não é direta. Vamos abordar isso mais adiante neste artigo.

A IMPORTÂNCIA DE FREE FLOAT E LIQUIDEZ NA ANÁLISE FUNDAMENTALISTA

Quanto maior a porcentagem de Free Float, maior pode ser a liquidez da ação. Se um papel têm alta liquidez, então existem muitas compras e vendas deste sendo feitas.

Se uma ação possui baixa liquidez, você corre o risco de ter problemas para vender sua participação quando a hora chegar. Por isso, verifique a liquidez antes de se comprometer com uma companhia.

Apesar da importância, liquidez não é critério para escolha de empresas. Liquidez é um componente fundamental de sua análise, mas que serve apenas para veto nas ações com pouca liquidez.

FREE FLOAT: AÇÃO ORDINÁRIA (ON) x PREFERENCIAL (PN)

Ao analisar uma ação é importante considerar a diferença entre o free float de uma ação ordinária ou preferencial.

Uma empresa pode possuir um percentual de Free float elevado, mas pouco importa para os sócios se estiver limitado a ações preferenciais.

Para exemplificar, vamos utilizar o caso de uma ação que é exemplo de capital altamente pulverizado: Lojas Renner (LREN3).

Vamos utilizar os dados fornecidos pelo RI da empresa no dia 31/03/2020:

Free Float no RI da empresa

Para que você não precise acessar o site de Relações com Investidores de cada empresa para verificar o free float, inserimos em nossa plataforma a porcentagem deste importante tema em todas as ações.

No caso, como observado, trata-se de um free float extremamente elevado para ações ON: 98,71%

O que é ótimo para os pequenos acionistas. Preste atenção:

  • Quanto mais próximo de 100% o free float em ações ordinárias, mais ações estão nas mãos dos pequenos acionistas
  • Quanto mais próximo de 0%, maior o percentual de ações na mão dos controladores

É importante considerar o free float separado pois, caso fosse uma empresa familiar, ela poderia ter um free float alto apenas para ações preferenciais (PN) e baixo para as ações ordinárias (ON).

Lembrando que sócio de longo prazo quer ação ordinária. Para entender melhor as diferenças entre ações preferenciais e ordinárias, veja este artigo: Ações preferenciais (PN), ordinárias (ON) e Units: o que são, principais características, diferenças e benefícios.

QUAL A QUANTIDADE MÍNIMA DE FREE FLOAT DESEJÁVEL

Não existe consenso sobre a quantidade mínima de free float que uma ação deve ter.

Nas empresas do Novo Mercado e nos níveis 1 e 2, exige-se um Free Float de no mínimo 25% com algumas variações a depender do segmento. Lembrando que este percentual tem que estar nas mãos de acionistas não controladores.

É importante pontuar que não necessariamente um free float alto determina liquidez elevada, trata-se de um indicativo.

Por isso, para garantir a liquidez elevada, o Novo Mercado, que é o melhor nível de governança considerado pela nossa bolsa de valores, exige também que a ação tenha um volume médio diário negociado maior que R$ 25 milhões.

Logo, no mínimo 25% de free float e Novo Mercado pode ser um excelente parâmetro para você, investidor iniciante que deseja somente possuir as melhores empresas.

Para você que deseja aprender mais sobre governança e boas práticas, fizemos o artigo: Tudo que você precisa saber sobre Governança Corporativa para investir nas melhores empresas.

VANTAGENS DO FREE FLOAT ALTO PARA PEQUENOS INVESTIDORES

Nos Estados Unidos, que possuem um mercado de capitais mais desenvolvido, não é raro encontrarmos empresas com free float em torno de 100%.

Enquanto no Brasil, diferentemente, a estrutura societária de controle das companhias é caracterizada por sua elevada concentração, isto é, baixo free float. E isso é ruim para você, pequeno investidor.

Mas não se preocupe, possuímos dezenas de ações com free float elevado. Vamos falar agora sobre as 3 grandes vantagens do free float alto para os pequenos investidores.

1. Liquidez

A primeira grande vantagem, conforme já abordado por nós neste artigo, é a liquidez. O free float elevado é um indicativo de que há mais papéis em circulação e, portanto, pode ser mais fácil comprar e vender ações.

2. Maior transparência na governança

Além disso, se existem muitas ações em circulação, significa que o capital está mais diluído entre os acionistas, isto é, está “pulverizado”.

Para exemplificar, vamos pensar que uma ação é como um restaurante, sendo a cozinha sua governança. Os cozinheiros (gestores) podem ou não fazer um bom trabalho, e você como cliente (investidor) deseja avaliá-lo.

Um jeito de descobrir se o trabalho está sendo bem feito, é através da comida (resultados financeiros). Mas isso é apenas uma perspectiva pontual e externa.

Será que eles têm bons padrões de higiene (corrupção na gestão)?

O único jeito de saber isso é através da transparência. Se essa cozinha hipotética, que representa uma ação, se deixa visitar diariamente por mais e mais pessoas, podemos dizer que há menos riscos de surpresas negativas em práticas internas na cozinha (gestão).

Uma governança transparente é sinal de um negócio perene e que tende a prosperar no longo prazo. Por isso, o capital pulverizado é bom para você que quer ser sócio das melhores empresas, na medida que esse é um indicativo de maior transparência e boa gestão.

3. Maior poder de decisão individual

Na prática, um free float elevado também é bom para o acionista minoritário porque seu poder de decisão aumenta, na medida que o capital dos sócios tende a estar menos concentrado.

Uma empresa que possui o capital concentrado pode correr o risco de ter seu capital fechado pelos controladores. E você, sócio minoritário de longo prazo, não quer correr este risco, certo?

Consequentemente, é fácil entender como o free float elevado e a consequente pulverização gera mais valor para a ação dentro do mercado.

FREE FLOAT E TAG ALONG

Uma ação pode oferecer um tag along de 100%, mas de nada adianta se a mesma não possuir um free float minimamente adequado. Um erro frequente entre os investidores iniciantes reside em não considerar ambos os conceitos.

Muitos investidores que visam o longo prazo preferem ações ordinários devido às garantias previstas pela Lei das S.A, como, por exemplo, no mínimo 80% de tag along.

Caso ainda não domine o assunto, confira nosso artigo: Entenda o que é Tag Along e descubra porque ele é relevante em uma Análise Fundamentalista

Analisar free float e tag along deve ser um dos principais critérios iniciais em sua análise fundamentalista. Fazendo isso você já estará um passo mais próximo ser sócio de boas companhias.

Mas só você pode dizer a porcentagem que você julga minimamente aceitável. Sabendo disso, oferecemos essas informações e várias outras em no nosso site na àrea de análise para que você mesmo possa avaliar:

Free Float e Tag Along

Se a ação possui Tag Along adequado para você prossiga a análise. Verifique, em seguida, se a mesma possui um free float que satisfaça suas necessidades. Caso contrário, talvez seja melhor considerar outra empresa.

CONCLUSÃO

O free float mostra, na prática, o quão aberta determinada empresa é. Se você já não olha o free float de uma ação antes de investir, deveria.

Apesar de free float não ser um indicador definitivo para comprar ações na Bolsa de Valores, ele é um critério excludente inicial fundamental.

Caso este artigo tenha sido útil a você, pedimos somente que compartilhe com pessoas queridas e que continue acompanhando o Análise de Ações. Em caso de dúvidas, basta deixar nos comentários.