Ações Saraiva SLED4, SLED3

Saraiva Livreiros SA

A Saraiva é uma das maiores livrarias do país. Ver mais

Conheça Saraiva ações SLED4, SLED3

A Saraiva é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código SLED4, SLED3 na B3.

Indicadores SLED3

  • CotaçãoR$ 11,59

  • P/L0,36

  • LPA31,97

  • P/VPA-0,04

  • VPA-279,17

  • DY0%

Indicadores SLED4

  • CotaçãoR$ 4,38

  • P/L0,14

  • LPA31,97

  • P/VPA-0,02

  • VPA-279,17

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Saraiva é uma empresa brasileira de capital aberto do ramo varejo que foi fundada em 1914 na cidade de São Paulo, onde funciona sua sede até hoje.

A Saraiva é uma empresa centenária que ao longo de sua história se consolidou como uma a principal livraria do país, principalmente por atender bem a literatura jurídica.

Hoje, no entanto, a companhia consegue abarcar um grande escopo de produtos e também é capaz de oferecer alguns serviços em algumas de suas unidades.

Entre os produtos vendidos pela empresa estão:

  • Livros, Papelaria e Periódicos;
  • Jogos de videogame e outros eletrônicos de lazer;
  • DVDs, Blu Rays e CDs;
  • Vários outros itens no seu marketplace online.

Já quanto aos serviços, a companhia oferece espaços para tomar café, cartão fidelidade, cartão de crédito, garantia estendida e também a revista saraiva.

Quanto a sua logística, a empresa possui 82 lojas espalhadas por quase todos os estados, somando mais de 70 milhões de visitantes por ano, sendo 4,5 milhões ativos online.

História

A história da Saraiva se iniciou em 1914, o imigrante português e empresário Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, que fundou uma livraria no Largo do Ouvidor, em São Paulo.

Inicialmente a Saraiva comercializava apenas livros usados. Todavia, por conta da sua localização e dos conhecimentos em direito de Joaquim, especializou-se em livros jurídicos.

A pequena Saraiva passou a ser muito frequentada por professores e alunos da faculdade de direito do Largo São Francisco, passando a ganhar uma boa reputação.

Ainda nessa mesma década, o Sr. Joaquim editou e lançou o primeiro livro com a marca da editora Saraiva, chamado de “Casamento Civil”.

Não obstante, nas décadas que se seguiram a Saraiva acabou se especializando no comércio de livros exclusivamente sobre a área jurídica.

No entanto, em pouco tempo a empresa expande os seus negócios para também começar a editar livros didáticos, de literatura em geral, ciências e outros.

No ano de 1947 a Saraiva tornou-se uma sociedade anônima, passando a ter a denominação de Saraiva S.A - Livreiros Editores.

Em pouco tempo a companhia havia se tornando a livraria mais conceituada do país, o que a levou a abrir o seu capital no ano de 1972. 

Nos anos seguintes a Saraiva veria suas operações crescerem de forma vertiginosa, com a abertura de dezenas de unidades por todo o país, principalmente em Shopping Centers.

Durante os anos 80 e 90 a companhia também expandiu o seu catálogo de publicações, passando comercializar livros didáticos e paradidáticos para ensino fundamental e médio.

Nos anos 2000 a empresa começou a fazer uma série de aquisições e lançar vários produtos próprios, como o leitor de livros digitais e portátil, Lev.

No entanto, logo a companhia começou a ter problemas por conta da concorrência e do crescente mercado de livros digitais, sendo obrigado a entrar em recuperação judicial em 2018.

Saraiva na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Saraiva ocorreu em 1977 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações SLED3, que são ações ordinárias, e ações SLED4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Saraiva é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Saraiva que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 31,71% das ações SLED3 e 61,31% das ações SLED4 de Saraiva estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de SLED3, o tag along é de 100%, já de SLED4, o tag along é de 90%.

Diferença entre as ações SLED4 e SLED3

A principal diferença entre as ações da Saraiva é que as ações ordinárias (SLED3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (SLED4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também pagarem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações SLED4 e SLED3?

Para declarar as ações da Saraiva no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "60.500.139/0001-26";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "SLED3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Saraiva pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Saraiva na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações SLED4, SLED3 paga mais dividendos.