Ações SIMH3

Simpar

Simpar SA

A Simpar é uma holding que controla seis empresas independentes, de vários segmentos da economia. Ver mais

Conheça a Simpar ações SIMH3

A Simpar é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código SIMH3 na B3.

Indicadores SIMH3

  • CotaçãoR$ 10,36

  • P/L11,51

  • LPA0,9

  • P/VPA3,3

  • VPA3,14

  • DY5,99%

Escrito por:

Marcilio Lima

Consolidada durante o ano de 2020, a Simpar se trata de uma holding originada a partir da necessidade de integração de diversas participações acionárias anteriormente detidas pela JSL (ações JSLG3). 

Cada uma das companhias que são controladas pela atual holding possui sua própria gestão independente e é livre para estabelecer suas metas, planos e objetivos em geral.

O propósito da Simpar como holding, além de consolidar diversas participações societárias em uma companhia, é preservar determinados valores e práticas de gestão e governança corporativa nas companhias que atualmente se encontram sob controle da Simpar. 

A partir disso, a Simpar possui tanto o objetivo de permear melhores práticas de negócios nas empresas que controla, quanto otimizar a estrutura de capital do grupo.

Em linhas gerais, as atividades das companhias controladas pela holding envolvem, em uma abordagem ampla, a atuação com veículos. 

Por isso, como exemplo das atividades exercidas pelas empresas controladas tem-se a venda e o aluguel de veículos, tanto de passeio quanto de carga, assim como a prestação de serviços logísticos, entre outras linhas de atuação nas diversas firmas sob controle.

TRAJETÓRIA DA SIMPAR

A atual Simpar (ações SIMH3 na B3), atuante como uma holding, foi consolidada recentemente, no ano de 2020, para concentrar participações em sociedades e otimizar a estrutura de capital das empresas nas quais a família de seu fundador, a família Simões, possui participação.

Entretanto, a trajetória do atual grupo de companhias teve início durante o ano de 1956.

No ano de 1956, foi fundada a Transportadora Júlio Simões, a atual JSL (ações JSLG3 na B3). Em um primeiro momento, a companhia atuava com o transporte de hortifruti, partindo de Mogi das Cruzes (SP) para as cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

No mesmo ano de sua fundação, em 1956, a atual JSL expandiu suas atividades e, como consequência, passou a realizar atividades logísticas para o setor de papel e celulose. 

Apesar disso, em 1970 ocorreu um marco significativo na história da companhia, dado que este foi o ano em que a atual JSL adquiriu a transportadora Transcofer.

Isso contribuiu para uma ampliação relevante de sua frota de veículos e, como resultado, permitiu uma ampliação mais significativa da atuação da companhia.

Desde então, a trajetória da JSL foi marcada pelo foco na diversificação dos negócios, que ocorreu por meio de diversas aquisições e fundações de novas empresas que a JSL controlava em termos societários. 

Durante o ano de 2010, para iniciar um novo ciclo de crescimento, ocorreu a oferta pública de ações (IPO) da JSL, a atual Simpar.

A JSL, que até então prestava serviços logísticos e exercia a atividade de holding, atualmente desempenha apenas serviços logísticos, de modo que a atuação de holding recai sobre a Simpar (código de negociação SIMH3). 

Diversas empresas controladas pela atual Simpar passaram pelo processo de oferta pública de ações (IPO) e, consequentemente, tornaram-se listadas no ambiente de negociação da B3.

Dado que a Simpar iniciou sua atuação como uma holding controladora das empresas do grupo, apenas no ano de 2020 a atuação da holding era feita pela JSL até o momento em questão. 

Em 2020, a Simpar surge visando atuar como a controladora das companhias detidas, até o momento, pela JSL e, assim sendo, otimizar a estrutura de capital envolvida nas companhias.

A atuação nos negócios da companhia segue com uma relevante atuação familiar por parte da família do fundador da JSL, o Sr. Júlio Simões. 

Dado que o filho do fundador, o Sr. Fernando Simões, participa da gestão da companhia desde a década de 1980, a participação da família na holding permanece até hoje.

A partir disso, tanto o filho do fundador quanto outros membros da família possuem participação na companhia em questão, o que ressalta o zelo da família fundadora pelo adequado funcionamento da companhia.

A SIMPAR ATUALMENTE

Como mencionado, a Simpar (SIMH3) detém participações societárias em seis companhias, com times de gestão independentes. 

A holding focaliza sua atuação em perpetuar boas práticas de negócios e em otimizar a estrutura de capital do grupo de companhias. 

As empresas controladas em questão atuam de diversas maneiras, envolvendo-se principalmente com veículos e logística, conforme segue:

  • Movida (ações MOVI3): A Movida atua com locação de veículos, tanto de passeio quanto de carga de pequeno porte, assim como gestão de frotas. A companhia se destaca pelo uso de tecnologias para otimizar os serviços oferecidos aos clientes e pela oferta de veículos diferenciados (grande variedade de modelos, inclusive importados);

  • Grupo Vamos (ações VAMO3): Opera com a locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos. É atuante tanto em manutenção preventiva quanto corretiva desses veículos;

  • JSL (ações JSLG): A empresa trabalha com serviços de logística rodoviária, em geral transporte de cargas, além de terceirizar a atuação logística ao longo do território brasileiro;

  • CS Brasil (capital fechado): A companhia fornece serviços de Gestão de Terceirização de Frotas (GTF). A mesma possui capital fechado e pertence 100% à Simpar;

  • BBC Leasing (capital fechado): Criada recentemente, no ano de 2019, a BBC oferece serviços financeiros tanto a caminhoneiros quanto a motoristas de aplicativo;

  • Original Concessionárias (capital fechado): A Original possui uma rede de concessionárias e, no estado de São Paulo, representa marcas como Volkswagen, Fiat e Ford, com um total de 14 lojas.

Além de atuar na consolidação de participações em empresas e de zelar pelas melhores práticas de gestão nas mesmas, a holding Simpar (ações SIMH3) adota uma cultura de diversidade, especialmente em termos geracionais (conforme o portal de relações com investidores).

Tal atuação é fundamentada no alinhamento em prol da expansão dos negócios, possibilitando várias opiniões em sua condução. 

É importante destacar também que a companhia realiza investimentos na capacitação de seu pessoal, para viabilizar a expansão saudável de sua atuação.

Além da excelência em otimizar a estrutura de capital nas empresas em que possui participações, a Simpar estruturou firmas com o objetivo de servirem como uma estrutura de apoio à atuação das companhias controladas pela holding como um todo.

A partir disso, a Simpar conta com uma companhia voltada aos negócios imobiliários, a Simpar Empreendimentos Imobiliários, assim como uma empresa dedicada à atuação financeira, a Simpar Finance.

Simpar na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Simpar ocorreu em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações SIMH3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da Simpar é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Simpar que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 27,67% das ações SIMH3 de Simpar estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de SIMH3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações SIMH3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Simpar possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações SIMH3?

Para declarar as ações da Simpar no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "07.415.333/0001-20";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "SIMH3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Simpar pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Simpar na aba "dividendos" aqui na página da empresa.