Ações Simpar SIMH3

Simpar SA

A Simpar (ações SIMH3) é uma holding que controla seis empresas independentes, que atuam em vários segmentos da economia. Sua sede está localizada na cidade de Mogi das Cruzes, estado de São Paulo. Ver mais

Conheça Simpar ações SIMH3

Simpar é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker SIMH3 na B3.

SETOR / SEGMENTOHoldings > Holdings

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Simpar (ações SIMH3)

Consolidada durante o ano de 2020, a Simpar se trata de uma holding originada a partir da necessidade de consolidação de diversas participações acionárias, anteriormente detidas pela JSL (ações JSLG3). Cada uma das companhias que são controladas pela atual holding possui sua própria gestão independente e, além disso, é livre para estabelecer suas metas, planos e objetivos em geral.

Assim sendo, o propósito da Simpar como uma holding, além de consolidar diversas participações societárias em uma companhia, é de preservar determinados valores e práticas de gestão e governança corporativa, nas companhias que atualmente encontram-se sobre o controle da Simpar. A partir disso, a Simpar possui tanto o objetivo de permear melhores práticas de negócios nas empresas que controla quanto de otimizar a estrutura de capital do grupo.

Em linhas gerais, as atividades das companhias controladas pela holding envolvem, em uma abordagem ampla, a atuação com veículos. Por isso, como exemplo das atividades exercidas pelas empresas controladas tem-se a venda e aluguel de veículos, tanto de passeio quanto de carga, assim como a prestação de serviços logísticos, entre outras linhas de atuação nas diversas firmas controladas pela holding.

A trajetória da Simpar

A atual Simpar (ações SIMH3 na B3), atuante como uma holding, foi consolidada recentemente, no ano de 2020, em prol de concentrar participações em sociedades e otimizar a estrutura de capital das empresas nas quais a família de seu fundador, a família Simões, possui participação.

Entretanto, a trajetória do atual grupo de companhias teve início durante o ano de 1956.

No ano de 1956, foi fundada a Transportadora Júlio Simões, a atual JSL (ações JSLG3 na B3). Em um primeiro momento, a companhia atuava com o transporte de hortifruti partindo de Mogi das Cruzes (SP) para as cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

No mesmo ano de sua fundação, em 1956, a atual JSL expandiu suas atividades e, como consequência, passou a realizar atividades logísticas para o setor de papel e celulose. Apesar disso, em 1970 ocorreu um marco significativo na história da companhia, dado que este foi o ano em que a atual JSL adquiriu a transportadora Transcofer, o que contribuiu para uma ampliação relevante de sua frota de veículos e, como consequência, permitiu uma ampliação mais significativa da atuação da companhia.

Desde então, a trajetória da JSL foi marcada pelo foco na diversificação dos negócios, que ocorreu por meio de diversas aquisições e fundações de novas empresas, que a JSL controlava, em termos societários, até então. Durante o ano de 2010, em prol de iniciar um novo ciclo de crescimento, ocorreu a oferta pública de ações (IPO) da JSL, a atual Simpar.

A JSL, que até então prestava serviços logísticos e exercia a atividade de holding, atualmente exerce apenas os serviços logísticos, de modo em que a atuação de holding recai sobre a Simpar (código de negociação SIMH3). Adicionalmente, diversas empresas controladas pela atual Simpar passaram pelo processo de oferta pública de ações (IPO) e, consequentemente, tornaram-se listadas no ambiente de negociação da B3.

Dado que a Simpar iniciou sua atuação como uma holding, controladora das empresas do Grupo, apenas no ano de 2020, a atuação de holding era feita pela JSL até o momento em questão. Em 2020, a Simpar surge em prol de atuar como a controladora das companhias detidas, até o momento, pela JSL e, assim sendo, otimizar a estrutura de capital envolvida nas companhias.

Adicionalmente, é interessante destacar que a atuação nos negócios da companhia segue com uma relevante atuação familiar por parte da família do fundador da JSL, o Sr. Júlio Simões. Dado que o filho do fundador, o Sr. Fernando Simões, participa da gestão da companhia desde a década de 1980, a participação da família na holding se perpetua até o momento presente.

A partir disso, tanto o filho do fundador quanto outros membros da família possuem participação na companhia em questão, o que ressalta o zelo da família fundadora pelo adequado funcionamento da companhia.

A Simpar atualmente

Como anteriormente mencionado, a Simpar (SIMH3) detém participações societárias em seis companhias, com times de gestão independentes. A holding focaliza sua atuação em perpetuar boas práticas de negócios e em otimizar a estrutura de capital do grupo de companhias. As empresas controladas em questão atuam de diversas maneiras, envolvendo-se principalmente com veículos e logística, conforme segue:

  • Movida (ações MOVI3) : a Movida atua com locação de veículos, tanto de passeio quanto veículos de carga de pequeno porte, assim como atua com gestão de frotas. A companhia se destaca pelo uso de tecnologias em prol de otimizar os serviços oferecidos aos clientes, assim como pela oferta de veículos diferenciados (grande variedade de modelos e, inclusive, modelos importados);
  • Grupo Vamos (ações VAMO3) : atua com a locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos. Assim como é atuante tanto em manutenção preventiva quando corretiva dos veículos em questão;
  • JSL (ações JSLG) : a empresa é atuante em serviços de logística rodoviária, em geral com o transporte de cargas. Além disso, em múltiplos momentos a mesma atua em terceirizar a atuação logística ao longo do território brasileiro;
  • CS Brasil (capital fechado): a companhia fornece serviços de Gestão de Terceirização de Frotas (GTF). A mesma possui capital fechado é pertence 100% à Simpar;
  • BBC Leasing (capital fechado): criada recentemente, no ano de 2019, a BBC atua em prol de oferecer serviços financeiros tanto a caminhoneiros quanto a motoristas de aplicativo;
  • Original Concessionárias (capital fechado): a Original possui uma rede de concessionárias e, no estado de São Paulo, ela representa marcas como Volkswagen, Fiat e Ford, por meio de um total de 14 lojas;

Em complemento à atuação em prol de consolidar participações em empresas e de zelas pelas melhores práticas de gestão nas mesmas, a holding Simpar (ações SIMH3) atua em permear uma cultura de diversidade, especialmente em termos de gerações diferentes (conforme o portal de relações com investidores).

Tal atuação é fundamentada no alinhamento em prol da expansão dos negócios, fundamentada em diversidade de opiniões em sua condução. Adicionalmente, é crucial destacar que a companhia realiza investimentos em uma maior capacitação de seu pessoal, para viabilizar a expansão saudável de sua atuação.

Além da excelência em otimizar a estrutura de capital nas empresas em que possui participações, a Simpar também estruturou firmas com o objetivo de servirem como uma estrutura de apoio à atuação das companhias controladas pela holding, como um todo.

A partir disso, a Simpar conta com uma companhia voltada aos negócios imobiliários, a Simpar Empreendimentos Imobiliários, assim como com uma empresa dedicada à atuação financeira, a Simpar Finance.

SIMH3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Simpar ocorreu em 2020 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações SIMH3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Simpar é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 27.67% das ações SIMH3 de Simpar estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de SIMH3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações SIMH3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Simpar possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos SIMH3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Simpar na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.