Ações Sanepar SAPR11, SAPR4, SAPR3

Companhia de Saneamento Parana SA

A Sanepar (ações SAPR11, SAPR4, SAPR3) presta serviços sanitários do estado do Paraná. Está envolvido no fornecimento de água tratada; coleta e tratamento de esgoto; e fornecimento de coleta seletiva, destinação e gerenciamento de resíduos sólidos, bem como serviços de consultoria e assistência técnica para atividades relacionadas. Ver mais

Conheça Sanepar ações SAPR11, SAPR4, SAPR3

Sanepar é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código SAPR11, SAPR4, SAPR3 na B3.

SETOR / SEGMENTOSaneamento > Saneamento

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná, surgiu no ano de 1963, a partir da Lei Estadual n° 4.684, aprovando que o Estado constituísse a Companhia de Águas e Esgotos do Paraná (Agepar).

Desde então, a Sanepar trabalha com foco na prestação de serviços de saneamento básico, além de providenciar estudos, novos projetos, obras e outras operações. É uma empresa de capital aberto na bolsa de valores brasileira, a B3, o código das ações é SAPR e tem o Estado como controlador. Cabe destacar que em 1919, o Governo do Estado contratou o engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Britto, conhecido como o "Pai da Engenharia Sanitária do Brasil", para elaborar projetos de ampliação do sistema de abastecimento de água e de esgotos em Curitiba.

Já em 1964, com a Lei 4.878, a denominação social da empresa passou por alterações, passando de Agepar para Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, vigente atualmente – SAPR3, SAPR4 e SAPR11. Em 1969, é inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água Iguaçu, a nova Estação de Tratamento de Água da Sanepar. Inicialmente, a ETA chegava a filtrar 1000 litros de água por segundo.

Oito anos depois, em 1972, a Sanepar aderiu e começou a atuar efetivamente junto ao Planasa – Plano Nacional de Saneamento, iniciando suas obrigações de operação, administração e manutenção da rede de abastecimento de água e no sistema de esgoto. Antes de ingressar ao Planasa, a empresa se uniu ao DAE - Documento de Arrecadação do Simples Doméstico, sendo responsável pela administração do abastecimento e coleta de esgoto em 15 cidades no Paraná.

A década de 80 foi o período de grande crescimento da Sanepar, isso ocorreu devido à expansão dos serviços e a inauguração de novas tecnologias e obras. Confira algumas dessas atividades que fizeram a companhia evoluir:

  • Fundação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Belém, em 1980.
  • Implementação do Sistema de Atendimento Telefônico – 195 (O telefone para contato foi alterado) (1981).
  • Implantação do Sistema Gerencial de Manutenção (SGM), em 1982.
  • Inaugurada a primeira etapa das obras do Sistema de Abastecimento de Água Passaúna, em 1986.
  • Foi a pioneira no setor de saneamento no Brasil em relação à leitura e entrega instantânea de contas em 1988.

Na década seguinte, a Sanepar seguiu com inovações, e com isso, garantia inovação nos serviços prestados. Com o crescimento, a empresa adotou novas medidas e políticas nas áreas de qualidade geral, atividades de conscientização do meio ambiente e do Patrimônio Histórico e Tecnológico do Saneamento (1991). No mesmo ano, é instituída a Tarifa Social, focando em famílias com baixa renda, fornecendo um desconto no valor da conta ao final do mês. Essa ação foi vista como um grande passo na direção da inovação e relacionamento com o cliente. No ano seguinte, foi entregue a 2a etapa das obras do Sistema Passaúna, ofertando mais de 2.000 litros de água tratada por segundo.

Em 1993, é comemorado os 30 anos da companhia com o lançamento do livro "Sanepar ano 30: resgate da memória do saneamento básico do Paraná". Três anos depois, é lançado o Programa de Educação Ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná.

Em 1997, a Sanepar recebe dois prêmios pelo seu desempenho:

  • Certificação NBR ISO 9002: 1994 – Primeira empresa da América Latina a receber tal prêmio.
  • Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). - Troféu Nível I para a Unidade de Cornélio Procópio
  • Em 1999, o Sistema de Foz do Iguaçu recebeu a Certificação pela ABNT NBR ISO 14001:1996.

Entrando nos anos 2000, especificamente em 2002, ocorreram outras importantes fases para a Sanepar, como a ETA Iraí que entrava em operação, sendo a maior Estação de Tratamento de Água do Paraná, a marca de duas milhões de ligações de água no Estado, início da gestão do Aterro Sanitário de Cianorte (Recebeu em 2013 a Certificação ISO 14001, garantindo que o aterro seguia as mais rígidas normas ambientais), iniciando as atividades na área de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, e foi a pioneira na oferta de "Água industrial". Por meio da Estação de Tratamento de Água Industrial Araucária, ofertava água de reuso do rio Iguaçu, mantendo a água de melhor qualidade para o consumo humano.

Em 2016, a Organização das Nações Unidas – ONU, recomendou a utilização do programa de uso do lodo de esgoto da Sanepar no ambiente agrícola. A ação foi recomendada como uma prática sustentável, servindo como exemplo para o mundo. Um ano antes, a empresa havia recebido o prêmio "Valor 1000", destinado à melhor Companhia de Água e Saneamento do Brasil. Prêmio concedido pelo Jornal "Valor Econômico".

Já em 2017, a Sanepar conquistou o troféu Quíron Bronze do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, sendo hoje uma empresa monopolista na área de atuação, com um desempenho acima da média e vantagens sustentáveis contra seus concorrentes, sendo os principais a Sabesp (SBSP3) e a Copasa (CSMG3).

A Companhia de Saneamento do Paraná é vista com bons olhos pela mídia especializada e analistas, devido a sua solidez na área de atuação, a qualidade dos serviços de saneamento básico, grande parte dos municípios paranaenses em que ela está presente e o cuidado com que a empresa trata assuntos sociais e ambientais, aderindo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

É visto constantemente que a Sanepar investe em melhorias nos sistemas que administra – tratamento de água, esgoto e gestão de resíduos sólidos, além de novas obras, projetando uma evolução futura. Uma companhia que foi muito pioneira na inclusão de novas tecnologias que são utilizadas até hoje por diversas outras companhias, como a leitura e entrega das contas instantaneamente, proporcionando agilidade ao serviço. Foi recompensada com a certificação NBR ISO 9002 para um sistema produtor de água, a primeira da América Latina.

Desse modo, caso a administração continue a buscar meios e inovações para aperfeiçoar o serviço prestado, novas obras que visam atender aos municípios em que ela ainda não está presente e a manutenção preventiva e corretiva das obras já realizadas, é provável que continue como uma boa empresa, sempre visando a eficiência com um olhar para as questões ambientais e sociais.

SAPR11, SAPR4 e SAPR3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Sanepar ocorreu em 2000 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações SAPR3, que são suas ações ordinárias, ações SAPR4, que são suas ações preferenciais, e ações SAPR11, que são as suas ações units.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Sanepar é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da empresa que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 39.92% das ações SAPR3 e 100.00% das ações SAPR4 de Sanepar estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de SAPR3, o tag along é de 100%, e de SAPR4, o tag along é também de 100%.

As ações SAPR11 são units, são compostas por ações SAPR3 e SAPR4.

Dividendos Sanepar

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Sanepar na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações SAPR11, SAPR4, SAPR3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações SAPR3, SAPR4 e SAPR11

A principal diferença entre as ações de Sanepar é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos. As Units são formadas pelos dois tipos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.