Ações Localiza RENT3

Localiza Rent a Car SA

A Localiza (ações RENT3) é uma rede brasileira de lojas especializadas em aluguel de automóveis, atuante nas principais cidades e aeroportos do Brasil e também em diversos países da América. Ver mais

Conheça Localiza ações RENT3

SEGMENTO Veículos

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site

SITE OFICIALVer site

A Localiza (ações RENT3) é uma rede de aluguel de carros sediada em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais. A empresa conta com 608 agências e sua atuação é forte nas principais cidades do país e aeroportos, além de funcionar em outros países, como Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Equador e Chile. A frota da empresa é maior que 325 mil carros. Sendo assim, a Localiza é a maior empresa de aluguel de automóveis da América Latina.

A proposta da Localiza (ações RENT3) é proporcionar mobilidade para indivíduos por meio do aluguel de automóveis e oferecer conveniência aos clientes. Há diversas opções para escolha: carros econômicos, intermediários, executivos, utilitários, blindados, entre outros. Além disso, os carros contam com comodidades, a exemplo de cadeiras de bebês e dispositivos de GPS.

O segmento Localiza Gestão de Frotas oferece a terceirização desse serviço para clientes corporativos, cobrindo e barateando custos de empresas mediante a compra e distribuição dos carros, gerenciamento da manutenção e dos sinistros, execução das atividades operacionais, venda de carros no final de contrato e renovação de frota.

O contrato pode durar de 2 a 3 anos, então a Localiza consegue gerar receita a longo prazo com cada contrato fechado, o que se mostra muito interessante e benéfico às companhias envolvidas. A Localiza atende 956 empresas nesse segmento e gerencia uma frota superior a 36 mil veículos.

Há ainda o segmento Localiza Seminovos, que é responsável pela venda de carros seminovos, provenientes dos ramos Localiza Aluguel de Carros e Gestão de Frotas, após um período determinado de circulação do veículo. Enquanto os carros estão em circulação, a manutenção e revisão dos automóveis são recorrentes, proporcionando veículos em estado satisfatório para a venda. O segmento possui 88 lojas em 56 cidades do Brasil.

O serviço ofertado pela Localiza (ações RENT3), o aluguel de automóveis, é ainda pouco explorado pelos brasileiros. Tal prática é muito recorrente em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, França e Itália para citar alguns. Sob tal perspectiva, a atuação da Localiza pode crescer consideravelmente no futuro e a prática tende a se popularizar e se democratizar cada vez mais. Sendo assim, a Localiza tem alto potencial para crescimento, sem mencionar que a marca já é consolidada no Brasil.

A história da Localiza

A trajetória da Localiza (ações RENT3) iniciou-se em 1973, de forma bem pequena, com apenas seis fuscas comprados a crédito. Os idealizadores iniciais da companhia foram José Salim Mattar Júnior, Eugênio Pacelli Mattar, Antônio Cláudio Brandão Resende e Flávio Brandão Resende.

Em 1979, o empreendimento já mostrava sinais de expansão e uma segunda agência foi aberta em Vitória, Espírito Santo. Em outro movimento de expansão, em 1981, a Localiza já estava presente em 11 capitais, por meio da aquisição de pequenos concorrentes. A maior parte das agências era localizada no Nordeste.

Em 1984, a crise de dívida externa atinge o Brasil e a companhia, em resposta, adota o modelo de franchising (a abertura de franquias) como modo de neutralizar impactos negativos. Como resultado, a marca Localiza começou a se consolidar no mercado brasileiro.

A partir de 1990, o empreendimento começa a vender seus carros seminovos, de forma direta, ao consumidor final. Dessa forma, a Localiza (ações RENT3) combatia o problema da depreciação de sua frota e gerava receita para renovar seus automóveis. Em 1992, a marca começou a atravessar fronteiras nacionais e chegar a outros países vizinhos, em um processo de internacionalização.

Em 1999, a Localiza (ações RENT3) inaugura a Total Fleet (hoje conhecida como Localiza Gestão de Frotas), segmento que era pioneiro em solo nacional, o qual era responsável pelo aluguel, gerenciamento e terceirização de frotas. No ano de 2005, o capital da empresa é aberto na B3 (ações B3SA3) e suas ações RENT3 passam a ser negociadas na Bolsa de Valores.

No ano de 2017, a Localiza adquire as operações da marca Hertz, uma parceria que visava a maior conveniência para os clientes da empresa. A parceria resultou na Localiza Hertz e permite que o empreendimento de ambas as franquias funcionem em mais de 10 mil agências em 2 mil cidades de 150 países.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.