
A Localiza (RENT3) aprovou o pagamento de R$ 591,1 milhões em juros sobre capital próprio (JCP) para os acionistas.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) depois de reunião do conselho de administração.
O valor bruto é de R$ 0,535127379 por ação. Pode haver pequenas mudanças neste valor, caso a empresa venda ações em tesouraria para opções ou recompre papéis dentro de seu programa próprio.
Terá direito ao JCP quem for acionista da empresa em 26 de junho de 2026. Depois disso, a RENT3 passa a ser negociada como "ex-JCP" a partir de 29 de junho.
O pagamento dos juros está previsto para 20 de agosto de 2026. Será feita retenção de Imposto de Renda, exceto para quem for isento ou imune.
Segundo a companhia, a distribuição reforça a política da Localiza de remunerar os acionistas com JCP, mecanismo bastante utilizado no Brasil por trazer benefício fiscal às empresas.
Na prática, RENT3 vai remunerar investidores com receita já em 2026. O valor depende da quantidade de ações detidas na data-base. O JCP é tributado na fonte, salvo exceções previstas em lei.
SOBRE LOCALIZA (RENT3)
A Localiza atua em aluguel de veículos e gestão de frotas. Também vende carros seminovos após uso em sua operação de locação.
Entenda juros sobre capital próprio
Os juros sobre capital próprio (JCP) são uma forma de as empresas distribuírem parte do lucro aos investidores. Além de remunerar o acionista, o JCP reduz o imposto que a empresa paga, pois pode ser abatido como despesa.
Acompanhe dividendos e JCP no app
Veja a agenda de dividendos, valores anunciados, datas de pagamento e quem tem direito diretamente no App Análise de Ações.
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.