Ações Multiplan MULT3

Multiplan Empreendimentos Imobiliarios SA

A Multiplan (ações MULT3) foi fundada em 1975 por José Isaac Peres. É uma companhia imobiliária full-service, planejando, desenvolvendo, detendo e administrando um dos maiores portfólios de ativos comerciais do Brasil. Ver mais

Conheça Multiplan ações MULT3

Multiplan é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker MULT3 na B3.

SETOR / SEGMENTOImóveis > Exploração

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Multiplan (ações MULT3) foi fundada em 1975 por José Isaac Peres. É uma companhia imobiliária full-service, planejando, desenvolvendo, detendo e administrando um dos maiores portfólios de ativos comerciais do Brasil.

A Multiplan (ações MULT3) é pioneira em projetos multiúso, construindo, nas redondezas de seus shoppings, outros empreendimentos como edifícios comerciais, prédios residenciais e hotéis, que geram sinergias e fluxo de consumidores para os shoppings, ao mesmo tempo em que valorizam toda região.

É interessante lembrar o que o shopping, principal alvo dos investimentos da Multiplan, representa para o brasileiro. É muito mais do que um espaço para fazer compras. É um espaço para se reunir e ter um momento de lazer. O conceito de shopping center da Multiplan, moldado ao longo de mais de 40 anos de história, reúne comércio, lazer, entretenimento e serviços e busca proporcionar aos visitantes um ambiente confortável e prazeroso, criando muito mais que um centro de compras.

Com o tráfego anual estimado em 180 milhões de visitas, os shopping centers da Multiplan possuem mais de 5.400 operações.

História da Multiplan

A Multiplan (ações MULT3) foi fundada em 1975, inaugurando no período de 1975 a 1985 cinco shopping centers. O primeiro foi o BH Shopping, em Belo Horizonte. Esse shopping foi inaugurado em frente ao trevo ferroviário que deu origem ao logotipo da Multiplan. Logo após vieram mais 4 empreendimentos:

  • RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto;
  • BarraShopping, no Rio de Janeiro;
  • MorumbiShopping, em São Paulo;
  • ParkShopping, em Brasília.

Na época, os shoppings eram literalmente sinônimos de consumo e não tinham nenhuma interação com o ambiente externo. Eram repletos de lojas âncoras e de departamentos. Quando se pensava em lazer e alimentação nos shoppings já se relacionava a fast-food e cinemas.

O período de 1986 a 1995 foi de consolidação para os ativos do portfólio da Multiplan. A empresa concluiu 15 expansões e inaugurou seu primeiro empreendimento internacional, o CascaiShopping em Portugal, mais tarde vendido ao seu sócio português. Além disso, a Multiplan inovou colocando o primeiro centro médico dentro de um shopping, o Centro Médico Barra Shopping.

Novamente, o período subsequente, de 1996 a 2005 foi marcado por expansões e inovações. A Multiplan aumentou de cinco para nove o número de ativos no segmento de shoppings, desenvolvendo os shoppings:

  • DiamondMall, em Belo Horizonte;
  • New York Center, no Rio de Janeiro;
  • Shopping Anália Franco, em São Paulo;
  • Park Shopping Barigui, em Curitiba.

Além disso, a empresa entregou também 8 expansões concluídas e muitos empreendimentos fora do segmento de shoppings, mas ainda assim no ramo imobiliário.

A essa altura, os shoppings migram de um lugar exclusivo de consumo para um lugar onde os visitantes buscam conveniência, agilidade e bem-estar. Nesse momento, os shoppings passam a oferecer mais diversidade em seus serviços, como academias, supermercados e escritórios corporativos.

O ano de 2007 marcou a aceleração do crescimento da companhia com sua abertura de capital e o início da negociação de suas ações na bolsa. Com esses recursos captados, a empresa inaugurou sete novos shoppings localizados em:

  • Porto Alegre;
  • São Paulo;
  • São Caetano;
  • Jundiaí;
  • Rio de Janeiro;
  • Maceio.

Além disso, adquiriu outros dois ativos:

  • Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte;
  • Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto.

No segmento imobiliário, também adquiriu cinco torres comerciais anexas aos seus shoppings.

No ano de 2015, suas ações passaram a fazer parte da carteira teórica do Índice Bovespa e a empresa ganhou mais relevância na bolsa de valores.

A partir de 2016, os hábitos de consumo se intensificaram em direção ao e-commerce, e a Multiplan fez disso um meio para fazer dos shoppings “Ominichanel”. Os shoppings agora, com novas tecnologias, se adaptaram à era digital. O conceito “Omnichanel” dos shoppings da Multiplan une o varejo digital do físico, aprimorando a experiência do cliente.

Assim, a história recente da Multiplan (ações MULT3) conta com a inauguração do Park Shopping Canoas, no Rio Grande do Sul, com o aumento da participação no BarraShopping, MorumbiShopping e ParkShoppingBarigui e com o início das obras do Park Jacarepaguá.

MULT3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Multiplan foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações MULT3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Multiplan é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 48.45% das ações MULT3 de Multiplan estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de MULT3, o tag along é de 100%.

Dividendos MULT3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Multiplan na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.