Ações M. Dias Branco MDIA3

M. Dias Branco SA

A M. Dias Branco (Ações: MDIA3) é uma companhia de alimentos que fabrica, comercializa e distribui biscoitos, massas, bolos, lanches, farinha de trigo, margarinas e gorduras vegetais em todo o Brasil, com sede na cidade de Eusébio, Ceará. Ver mais

Conheça M. Dias Branco ações MDIA3

A M. Dias Branco (ações BRFS3) foi criada no Ceará, em 1936. O idealizador foi Manoel Dias Branco, nome que batiza a empresa, que, ao empossar uma padaria, chamada Imperial, começou a produzir biscoitos, macarrão e pães.

Com o passar do tempo, o negócio foi se escalando e Manoel Dias fez investimentos em maquinário para potencializar a produção da sua padaria. Em uma sociedade com os irmãos, o empreendedor decide modernizar a empresa.

Em 1954, ocorre o lançamento da bolacha Pepita, o primeiro grande êxito da marca. Tal sucesso preparou terreno para o crescimento da empresa durante toda a década de 1960. Na época, a companhia era conhecida como Fábrica Fortaleza.

Na década de 1970, em uma ampla expansão nas regiões Norte e Nordeste, a Fábrica Fortaleza ganhou a sua nova sede, em Eusébio, no Ceará, se tornando uma das maiores da América Latina.

Em 1978, com o lançamento da marca Rochester, a empresa se consolidou de vez no mercado devido às vendas bem-sucedidas da empreitada. Em 1985, com a criação do Centro de Pesquisas e Análises, a empresa investiu em pesquisa e inovação para testar a qualidade dos produtos existentes e criar novos, sendo uma das pioneiras nesse critério. Em 1991, em mais um avanço tecnológico, o sistema de embalagem dos produtos é robotizado.

Em 1992, a M. Dias Branco inaugurou o maior moinho para moagem de trigo e produção de farinha e farelo de trigo do Brasil. Esse movimento representou um grande passo para a empresa potencializar exponencialmente a produção de biscoitos e massas no futuro.

Em 2003, ocorreu uma das mais importantes aquisições pela M. Dias Branco, a empresa Adria Alimentos do Brasil Ltda, localizada em São Caetano do Sul, em São Paulo. Agora, a M. Dias contava com mais quatro polos industriais pertencentes à Adria e adicionava ao seu portfólio marcas como Adria, Zabet, Isabela e Basilar. A M. Dias, nesse ponto, se tornava líder de mercado de biscoitos e massas no Brasil.

Em 2006, a M. Dias Branco passa a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira, com ticker de ação MDIA3, no segmento Novo Mercado, possuindo altos níveis de governança corporativa, como é exigido pelo mercado de capitais brasileiro. Em 2008, mais uma aquisição é feita: a empresa pernambucana Bom Gosto, conhecida pela marca Vitarella, ampliando a sua vantagem dentro do mercado nacional.

Em 2018, a M. Dias Branco compra a Piraquê, com sede no Rio de Janeiro, na maior e mais cara operação do setor de biscoitos: aproximadamente 1,5 bilhão de reais. Com essa aquisição, a empresa chega às regiões Sul e Sudeste e refinou sua marca, pois os produtos Piraquê são os mais custosos do catálogo da M. Dias Branco.

De lá para cá, a M. Dias Branco nunca parou de fazer aquisições e expandir a sua produção. A empresa, que outrora começava no Norte e Nordeste do país, expandiu-se até chegar em todas as regiões nacionais, configurando-se como uma das maiores e bem-sucedidas empresas do país.

O que a M. Dias Branco faz

A M. Dias Branco é uma empresa do ramo alimentício que produz, comercializa e distribui biscoitos, massas, bolos, lanches, farinha de trigo, margarinas e gorduras vegetais em todo o país.

A Adria é uma das marcas mais populares do catálogo da M. Dias, especialmente no Sudeste do país, atuante no ramo de massas, biscoitos e torradas, a Adria comercializa produtos da linha Grano Duro, Tortinhas, Plugados e Adria Plus Life. As massas da marca Basilar também são famosas, na linha Sêmola e Comum.

A marca Delicitos, de snacks de trigo, popular no Ceará, Piauí e Maranhão, também é um dos grandes destaques do catálogo. Há também o snack de milho, da marca Salsitos.

Outra gama de produtos é encontrada no catálogo Estrela, muito forte no Nordeste e abrange massas e biscoitos sortidos e salgados, a exemplo do Cream Cracker. Nessa região, as margarinas Amorela, Puro Sabor e Adorita são muito reconhecidas.

Já quem mora no Sul, com certeza, conhece a marca Isabela, famosa pelos wafers, biscoitos, massas e torradas.

A M. Dias Branco ainda possui as marcas Vittarela, Zabet, Bonsabor, Pelaggio, Pilar, Piraquê, Richester e Fortaleza (massas, bolos e biscoitos) e Finna e Medalha de Ouro (farinhas e margarinas).

Líder de mercado e sempre em expansão, a M. Dias Branco chama a atenção de consumidores e investidores nacionais e internacionais. Fãs de biscoitos recheados, crackers, wafers, bolacha maria, biscoitos amanteigados e rosquinhas, sem sombras de dúvidas, consomem os produtos da empresa, a qual já mostrou ser perene e altamente capaz de produzir lucros. É uma verdadeira gigante nacional.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.