Ações Lojas Renner LREN3

Lojas Renner SA

A Lojas Renner (ações LREN3) é formado pelas marcas: Renner, que tem roupas e acessórios em diferentes estilos; Camicado, empresa do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; e ASHUA Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54. Atualmente, são mais de 600 lojas em operação, considerando todos os negócios. A Companhia opera ainda com a Realize CFI, que apoia a atividade de varejo, através da oferta e gestão de produtos financeiros. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Lojas Renner S.A. iniciou seu processo de internacionalização, ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019. Ver mais

Conheça Lojas Renner ações LREN3

Lojas Renner é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker LREN3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Lojas Renner (ações LREN3) atua no segmento de moda e lifestyle. Até 2020, já eram mais de 600 lojas em operação no Brasil, Uruguai e Argentina. Dentre essas lojas, existem as seguintes marcas:

  • Renner – roupas e acessórios.
  • Camicado – casa e decoração.
  • Youcom – moda jovem.
  • ASHUA Curve & Plus Size – roupas nos tamanhos 46 a 54.

Ainda, a Lojas Renner também opera a Realize CFI, que apoia a atividade de varejo por meio da oferta e gestão de produtos financeiros.

A história da Lojas Renner

A história da Lojas Renner (ações LREN3) começou em meados dos anos 1920, quando o grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegantes (Porto Alegre – RS), expandiu seus negócios para a capital gaúcha, comercializando artigos têxteis. Já em meados dos anos 1940, o mix de produtos foi ampliado e a empresa passou a funcionar como loja de departamentos.

Entretanto, foi só em 1965 que a Lojas Renner surgiu, quando o grupo A. J. Renner optou por tornar as empresas que o formavam independentes devido ao seu grande crescimento e evolução. No episódio, a Lojas Renner S.A. foi constituída, e dois anos mais tarde ela se tornou uma empresa de capital aberto.

Após décadas de bom desempenho, a expansão nacional da Lojas Renner se deu em 1990, quando realizou uma profunda reestruturação e se tornou uma loja de departamentos especializada em moda. Com a adoção da Filosofia de Encantamento – segundo a qual afirma ser necessário superar as expectativas do cliente, não bastando apenas satisfazê-lo – a Lojas Renner inaugurou lojas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Já em 2002, a Lojas Renner (ações LREN3) foi pioneira no desenvolvimento de coleções para cinco estilos de vida distintos. Dessa forma, surgiu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.”, e os produtos passaram a ser expostos de forma coordenada em seis marcas próprias, cada uma com um estilo de vida.

Agora, em 2005, a J.C. Penney, em conjunto com os administradores da empresa, decidiu vender o controle da companhia por meio de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, atual B3 (ações B3SA3). Dessa forma, a Renner aderiu ao segmento Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da bolsa, se tornando a primeira companhia no país a ter seu capital pulverizado e quase a totalidade das ações em circulação.

No ano seguinte, a Lojas Renner iniciou mais um plano de expansão nacional, porém, dessa vez o objetivo era adentrar o Nordeste; sendo inauguradas unidades nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. Nesse mesmo ano, a empresa passou a oferecer empréstimos pessoais, saques rápidos, e seguros.

Por último, a região Norte recebeu sua primeira loja em 2007, no estado do Amazonas. Esse ano também foi marcado pelo lançamento do co-branded Meu Cartão Renner, com as bandeiras Visa e MasterCard; além do lançamento do e-commerce da Renner.

A segunda década do século XXI foi marcada pela aquisição e criação de outras marcas. A começar pela aquisição da Camicado em 2011, empresa voltada para o segmento de casa e decoração que em 2020 estava presente em todo o país, com mais de 110 lojas. Ainda, em 2013 a Youcom foi lançada, marca focada no público jovem que até 2020 constava com 98 lojas no Brasil. Continuando, em 2016 a empresa lançou a Ashua, marca de moda plus size que até 2020 constava com 8 lojas no país. Por fim, a instituição financeira Realize CFI foi constituída em 2017.

Quanto à internacionalização da empresa, em 2017 foi inaugurada a primeira loja no Uruguai, sendo no total 9 até 2020; e em 2019 a primeira loja na Argentina foi aberta, sendo 4 no total até 2020.

Fatos relevantes sobre a Lojas Renner

A Lojas Renner (ações LREN3) compõe o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (ações B3SA3) desde 2014, sendo esse índice referência nacional para empresas com ESG (Environmental, social and corporate governance, ou seja, governança sustentável). Ela também compõe o índice de Carbono Eficiente (ICO2) desde 2011, o qual reúne as empresas com as melhores práticas de monitoramento, gestão e transparência em relação à emissão de gases de efeito estufa. Ademais, desde 2013 a companhia integra a Dow Jones Sustainability Index, índice de sustentabilidade da bolsa norte americana.

Outrossim, desde 2010 a Renner realiza seu inventário de emissões dentro da metodologia do CHG Protocol e publica o mesmo no registro público de emissões. Com isso, em 2014 ela foi reconhecida como uma das dez empresas líderes em Transparência pelo CDP, organização britânica sem fins lucrativos. Outros prêmios que podem ser citados se deram em 2016 e 2017, quando a empresa foi reconhecida como a Mais Sustentável do Varejo pela Revista Exame.

Por fim, deve-se falar acerca do Instituto Renner, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) criada em 2008 como entidade gestora do investimento social privado da Lojas Renner S.A. Através do Instituto, a Renner se comprometeu voluntariamente com o Pacto Global e com os Princípios de Empoderamento de Mulheres, ligados respectivamente à ONU e ONU Mulheres. Nesse âmbito, deve-se ressaltar alguns projetos do instituto (que já foram mais de 800):

  • Empreendedoras da Moda, que visa formar mulheres empreendedoras.
  • Empoderando Refugiadas, focado em capacitar mulheres refugiadas.
  • Mulheres na Cadeia do Algodão Orgânico, voltado para qualificação profissional de mulheres envolvidas no cultivo de algodão orgânico.

LREN3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Lojas Renner foi realizado em 1967 e suas ações podem ser negociadas através das ações LREN3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Lojas Renner é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 99.02% das ações LREN3 de Lojas Renner estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de LREN3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações LREN3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Lojas Renner possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e da proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando melhores práticas empresariais.

Dividendos LREN3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Lojas Renner na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.