Ações Klabin KLBN11, KLBN4, KLBN3

Klabin SA

A Klabin (ações KLBN4, KLBN3, KLBN11) é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder na produção de cartões, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais no Brasil, também é a única do país a oferecer ao mercado a melhor solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Possui 18 fábricas no Brasil e uma na Argentina. Ver mais

Conheça Klabin ações KLBN11, KLBN4, KLBN3

A Klabin é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código KLBN11, KLBN4, KLBN3 na B3.

A Klabin é uma das empresas mais antigas em operação no país, com mais de 120 anos no mercado, possuindo 24 unidades industriais e 23 mil colaboradores (em 2020). A empresa é fabricante de papel e celulose, mas seu foco é a exportação de papéis para embalagens.

A história da Klabin começa em 1889, quando o lituano Maurício Freeman Klabin aportou na cidade de Santos. Maurício se estabeleceu em São Paulo, vendendo inicialmente cigarros para empórios e albergues. No mesmo ano, Klabin começou a atuar em uma gráfica, que mais tarde foi comprada por ele e nomeada de Empreza Graphica Klabin.

No ano seguinte, foi criada a M.F. Klabin e Irmão, uma tipografia e importadora de artigos de escritório. Já em 1899, foi constituída a Klabin Irmão e Cia - KIC, que tinha a mesma atuação da empresa anterior. Três anos depois, Maurício apostou na produção de papel, arredando a Fábrica de Papel Paulista.

Entre os anos de 1909 e 1914, houve a constituição da Companhia Fabricadora de Papel - CFP, que se tornou a terceira maior fábrica desse setor no Brasil dez anos mais tarde. Continuando, em 1931 a empresa iniciou a produção de cerâmica, com a Manufatura Nacional de Porcelanas S.A.

Entretanto, o real boom da empresa se deu entre 1932 e 1945, com o governo de Getúlio Vargas, que implantou uma política econômica focada em auxiliar o desenvolvimento das indústrias de base. Nesse contexto, o setor de papel e papelão liderou o crescimento generalizado da indústria de transformação. Ainda, foi nesse período que a empresa instalou sua primeira fábrica integrada de produção, a Indústria Klabin do Paraná; além da constituição da Indústria Klabin de Papel e Celulose – IKPC S.A., primeira empresa S.A. do grupo.

Prosseguindo, o início da operação de pasta e papel imprensa pela IKPC se deu já no ano seguinte ao término do Governo Vargas, em 46. Cinco anos mais tarde, surge a Rilsan Brasileira S.A., coligada da KIC em sociedade com a Nitro Química Brasileira S.A. e a Indústria Votorantim, visando a produção de fios sintéticos. Um ano mais tarde, a Klabin inseriu a produção de Papelão Ondulado pela Companhia Fabricadora de Papel no seu portfólio de produtos.

Visando o mercado pouco explorado nacionalmente de papel imprensa, a Klabin intensificou sua política de M&As (Mergers and Acquisitions, do português fusões e aquisições) entre os anos de 1960 e 1970, como:

  • Constituição da Papel e Celulose Catarinense Ltda - PCC.
  • Constituição da Unidade de Vila Anastácio.
  • Aquisição da fábrica de Piracicaba.
  • Aquisição da ONIBLA S.A.

Além de movimentos dentro da própria companhia, como a Inauguração da Papelão Ondulado do Nordeste - PONSA, na cidade de Goiana, Pernambuco, e o início da produção de sacos industriais na Celucat, em Lages, Santa Catarina.

Já a década seguinte foi de pequena expansão, devido aos altos índices de inflação interna e à recessão mundial. Dessa forma, a Klabin apenas adquiriu a empresa Rio Grande - Companhia de Celulose do Sul (Riocell). Deve-se ressaltar, também, que em 1983 foi criada a holding Indústrias Klabin de Papel e Celulose - IKPC, que passou a ser a controladora das empresas da Klabin.

Acerca da última década do século XX, os principais movimentos estão dispostos a seguir:

  • Compra da Companhia de Papéis pela Klabin Fabricadora de Papel e Celulose S.A. - KFPC.
  • Instalação de uma unidade fabril Celucat na Argentina.
  • Aquisição da Igaras Papéis e Embalagens S.A. pela IKPC.

O novo milênio foi marcado pela criação da Klabin S.A., que logo anunciou a parada na produção de papel jornal, papéis descartáveis e celulose (além da recente saída do mercado de cerâmicas em 1987), decidindo focar nas embalagens.

Atualmente, a Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e líder na produção de embalagens de papel (dados de 2020). Ainda, ela é uma das únicas a atender simultaneamente os mercados de celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pinus) e celulose fluff.

Segmento de atuação da Klabin

A Klabin divide seus negócios em 4 principais áreas, sendo:

  • Florestal – Referência mundial no manejo florestal, preservando aproximadamente 240 mil hectares de florestas nativas. Ainda, a Klabin foi a primeira empresa de papel e celulose da América Latina a receber a certificação Forest Stewardship Council – FSC.
  • Celulose – Como já mencionado, ela é a única empresa brasileira a fornecer três tipos de celulose simultaneamente.
    • Celulose de Fibra Longa – Ideal para papel higiênico, toalhas, guardanapos, embalagens e filtros.
    • Celulose de Fibra Curta – Excelente em impressão e escrita, utilizado como papel cartão, embalagens e papéis especiais.
    • Celulose Fluff – Utilizado para produtos higiênicos, como absorvente feminino e incontinência, fralda infantil e adulta, protetor diário e lenço umedecido.
  • Papéis – Produção de papéis e cartões a partir de celulose (curta e longa) própria.
    • Papelcartão.
    • Papel Kraft.
    • Papéis Reciclados.
  • Embalagens – Líder nacional nos mercados de papelão ondulado e sack kraft.

Quanto ao market share (porcentagem do mercado que pertence à empresa) de outros segmentos da Klabin, temos 42% para o kraftliner, 50% para o papel cartão, 50% para os sacos industriais e 18% para as caixas de papelão (dados do terceiro trimestre de 2020).

Fatos relevantes da Klabin

Por fim, deve-se ressaltar alguns reconhecimentos conquistados e medidas tomadas pela Klabin na área da sustentabilidade, como:

  • Segunda empresa melhor avaliada no setor de papel e celulose mundial, no quesito transparência em ESG pela SPOTT.
  • Sexto ano consecutivo compondo o ISEB3, índice da B3 (ações B3SA3) para as empresas com melhores práticas sustentáveis.
  • Certificada pela WWF Environmental Paper Company Index.
  • Emissão de uma green bond (títulos em que os recursos serão direcionados para projetos sustentáveis).
  • 89% da matriz energética composta por fontes renováveis (2020).
  • 100% das florestas próprias certificadas pelo FSC (2020).

Klabin na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Klabin foi realizado em 1997 e suas ações podem ser negociadas através das ações KLBN3, que são suas ações ordinárias, ações KLBN4, que são suas ações preferenciais, e ações KLBN11, que são as suas ações units.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Klabin é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Klabin que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 44,3% das ações KLBN3 e 91,96% das ações KLBN4 de Klabin estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de KLBN3, o tag along é de 100%, e de KLBN4, o tag along é também de 100%.

As ações KLBN11 são units, são compostas por ações KLBN3 e KLBN4.

Diferença entre as ações KLBN11, KLBN4 e KLBN3

A principal diferença entre as ações da Klabin é que as ações ordinárias (KLBN3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (KLBN4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos. As units (KLBN11) da Klabin são formadas por 1 ação ON e 4 ações PN.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações KLBN11, KLBN4 e KLBN3?

Para declarar as ações da Klabin no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "89.637.490/0001-45";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "KLBN3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Klabin pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Klabin na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações KLBN3, KLBN4, KLBN11 paga mais dividendos.