Ações Klabin KLBN11, KLBN4, KLBN3

Klabin SA

A Klabin (ações KLBN4, KLBN3, KLBN11) é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder na produção de cartões, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais no Brasil, também é a única do país a oferecer ao mercado a melhor solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Possui 18 fábricas no Brasil e uma na Argentina. Ver mais

Conheça Klabin ações KLBN11, KLBN4, KLBN3

Klabin é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker KLBN11, KLBN4, KLBN3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Klabin é uma das empresas mais antigas em operação no país, com mais de 120 anos no mercado, possuindo 24 unidades industriais e 23 mil colaboradores (em 2020). A empresa é fabricante de papel e celulose, mas seu foco é a exportação de papéis para embalagens.

A história da Klabin começa em 1889, quando o lituano Maurício Freeman Klabin aportou na cidade de Santos. Maurício se estabeleceu em São Paulo, vendendo inicialmente cigarros para empórios e albergues. No mesmo ano, Klabin começou a atuar em uma gráfica, que mais tarde foi comprada por ele e nomeada de Empreza Graphica Klabin.

No ano seguinte, foi criada a M.F. Klabin e Irmão, uma tipografia e importadora de artigos de escritório. Já em 1899, foi constituída a Klabin Irmão e Cia - KIC, que tinha a mesma atuação da empresa anterior. Três anos depois, Maurício apostou na produção de papel, arredando a Fábrica de Papel Paulista.

Entre os anos de 1909 e 1914, houve a constituição da Companhia Fabricadora de Papel - CFP, que se tornou a terceira maior fábrica desse setor no Brasil dez anos mais tarde. Continuando, em 1931 a empresa iniciou a produção de cerâmica, com a Manufatura Nacional de Porcelanas S.A.

Entretanto, o real boom da empresa se deu entre 1932 e 1945, com o governo de Getúlio Vargas, que implantou uma política econômica focada em auxiliar o desenvolvimento das indústrias de base. Nesse contexto, o setor de papel e papelão liderou o crescimento generalizado da indústria de transformação. Ainda, foi nesse período que a empresa instalou sua primeira fábrica integrada de produção, a Indústria Klabin do Paraná; além da constituição da Indústria Klabin de Papel e Celulose – IKPC S.A., primeira empresa S.A. do grupo.

Prosseguindo, o início da operação de pasta e papel imprensa pela IKPC se deu já no ano seguinte ao término do Governo Vargas, em 46. Cinco anos mais tarde, surge a Rilsan Brasileira S.A., coligada da KIC em sociedade com a Nitro Química Brasileira S.A. e a Indústria Votorantim, visando a produção de fios sintéticos. Um ano mais tarde, a Klabin inseriu a produção de Papelão Ondulado pela Companhia Fabricadora de Papel no seu portfólio de produtos.

Visando o mercado pouco explorado nacionalmente de papel imprensa, a Klabin intensificou sua política de M&As (Mergers and Acquisitions, do português fusões e aquisições) entre os anos de 1960 e 1970, como:

  • Constituição da Papel e Celulose Catarinense Ltda - PCC.
  • Constituição da Unidade de Vila Anastácio.
  • Aquisição da fábrica de Piracicaba.
  • Aquisição da ONIBLA S.A.

Além de movimentos dentro da própria companhia, como a Inauguração da Papelão Ondulado do Nordeste - PONSA, na cidade de Goiana, Pernambuco, e o início da produção de sacos industriais na Celucat, em Lages, Santa Catarina.

Já a década seguinte foi de pequena expansão, devido aos altos índices de inflação interna e à recessão mundial. Dessa forma, a Klabin apenas adquiriu a empresa Rio Grande - Companhia de Celulose do Sul (Riocell). Deve-se ressaltar, também, que em 1983 foi criada a holding Indústrias Klabin de Papel e Celulose - IKPC, que passou a ser a controladora das empresas da Klabin.

Acerca da última década do século XX, os principais movimentos estão dispostos a seguir:

  • Compra da Companhia de Papéis pela Klabin Fabricadora de Papel e Celulose S.A. - KFPC.
  • Instalação de uma unidade fabril Celucat na Argentina.
  • Aquisição da Igaras Papéis e Embalagens S.A. pela IKPC.

O novo milênio foi marcado pela criação da Klabin S.A., que logo anunciou a parada na produção de papel jornal, papéis descartáveis e celulose (além da recente saída do mercado de cerâmicas em 1987), decidindo focar nas embalagens.

Atualmente, a Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e líder na produção de embalagens de papel (dados de 2020). Ainda, ela é uma das únicas a atender simultaneamente os mercados de celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pinus) e celulose fluff.

Segmento de atuação da Klabin

A Klabin divide seus negócios em 4 principais áreas, sendo:

  • Florestal – Referência mundial no manejo florestal, preservando aproximadamente 240 mil hectares de florestas nativas. Ainda, a Klabin foi a primeira empresa de papel e celulose da América Latina a receber a certificação Forest Stewardship Council – FSC.
  • Celulose – Como já mencionado, ela é a única empresa brasileira a fornecer três tipos de celulose simultaneamente.
    • Celulose de Fibra Longa – Ideal para papel higiênico, toalhas, guardanapos, embalagens e filtros.
    • Celulose de Fibra Curta – Excelente em impressão e escrita, utilizado como papel cartão, embalagens e papéis especiais.
    • Celulose Fluff – Utilizado para produtos higiênicos, como absorvente feminino e incontinência, fralda infantil e adulta, protetor diário e lenço umedecido.
  • Papéis – Produção de papéis e cartões a partir de celulose (curta e longa) própria.
    • Papelcartão.
    • Papel Kraft.
    • Papéis Reciclados.
  • Embalagens – Líder nacional nos mercados de papelão ondulado e sack kraft.

Quanto ao market share (porcentagem do mercado que pertence à empresa) de outros segmentos da Klabin, temos 42% para o kraftliner, 50% para o papel cartão, 50% para os sacos industriais e 18% para as caixas de papelão (dados do terceiro trimestre de 2020).

Fatos relevantes da Klabin

Por fim, deve-se ressaltar alguns reconhecimentos conquistados e medidas tomadas pela Klabin na área da sustentabilidade, como:

  • Segunda empresa melhor avaliada no setor de papel e celulose mundial, no quesito transparência em ESG pela SPOTT.
  • Sexto ano consecutivo compondo o ISEB3, índice da B3 (ações B3SA3) para as empresas com melhores práticas sustentáveis.
  • Certificada pela WWF Environmental Paper Company Index.
  • Emissão de uma green bond (títulos em que os recursos serão direcionados para projetos sustentáveis).
  • 89% da matriz energética composta por fontes renováveis (2020).
  • 100% das florestas próprias certificadas pelo FSC (2020).

KLBN11, KLBN4 e KLBN3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Klabin ocorreu em 1997 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações KLBN3, que são ações ordinárias, ações KLBN4, que são suas ações preferenciais, e ações KLBN11, que são as suas ações units.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Klabin é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 44.30% das ações KLBN3 e 91.96% das ações KLBN4 de Klabin estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de KLBN3, o tag along é de 100%, e de KLBN4, o tag along é também de 100%.

As ações KLBN11 são units, são compostas por ações KLBN3 e KLBN4.

Dividendos Klabin

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Klabin na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações KLBN11, KLBN4, KLBN3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações KLBN3, KLBN4 e KLBN11

A principal diferença entre as ações de Klabin é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos. As Units são formadas pelos dois tipos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.