Ações JALL3

Jalles Machado

Jalles Machado SA

A Jalles Machado atua no setor agrícola, com produção agrícola diversificado, e comercializa açúcar, etanol e também produtos de limpeza. Fundada no ano de 1980 e com sede na cidade de Goianésia, em Goiás. Ver mais

Conheça a Jalles Machado ações JALL3

A Jalles Machado é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código JALL3 na B3.

Indicadores JALL3

  • CotaçãoR$ 7,01

  • P/L475,01

  • LPA0,01

  • P/VPA1,37

  • VPA5,12

  • DY4,75%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Jalles Machado é uma empresa brasileira de capital aberto do setor agrícola, fundada no ano de 1980 e com sede na cidade de Goianésia, em Goiás.

A principal atividade da companhia é a produção agrícola diversificada. Entre os produtos que a companhia comercializa estão o açúcar, o etanol e também produtos de limpeza.

Vale destacar que o açúcar, que é o seu carro chefe, tem uma exportação da sua versão orgânica para mais de 20 países, suprindo uma crescente demanda internacional.

Essa cadeia de exportação coloca a empresa como uma das maiores exportadoras de açúcar do mundo, e que também é reconhecida pela qualidade do produto em si.

De forma geral, a companhia comercializa cinco produtos principais:

  • Açúcar: É vendido com a marca Itajá, também na versão orgânica e atendendo altos padrões de qualidade internacional;
  • Etanol: Trata-se do etanol anidro, hidratado e orgânico, o primeiro para misturar com gasolina e o segundo para usar em motores e o terceiro em indústrias;
  • Energia: A companhia é autossuficiente energeticamente, produzindo força com o bagaço da cana;
  • Saneantes: Produtos de limpeza doméstica e profissional como álcool líquido, gel e desinfetantes hospitalares usando o etano de base;
  • Levedura seca: São produzidas 22 toneladas por dia graças as sobras da fermentação alcoólica.

Um dado importante sobre a empresa é que parte da sua eficiência produtiva, financeira e administrativa é advinda de benefícios de isenção de impostos.

Estruturalmente, a companhia é 100% mecanizada, permitindo redução nos custos com a lavoura e produzindo mais de 3800 postos de empregos diretos.

História da Jalles Machado

A história da Jalles Machado se iniciou em 1980 com o empreendedor Otávio Lage. No começo, a companhia nasceu para ajudar o prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura.

O seu objetivo era apenas o de gerar mais empregos para a cidade, um objetivo que foi rapidamente alcançado. Logo a companhia não parou mais de crescer.

Inicialmente, o nome da companhia era Cooperálcool, e tinha como sócios o próprio Otavio e vários outros fazendeiros da região. Ela também tinha parceria com a Brasálcool.

Três anos após sua criação, foi iniciada a primeira safra da companhia. Essa safra teve duração de 121 meses e mais de 14 milhões de litros de álcool foram fabricados.

Esse mesmo ano de 1983 também foi marcado pela criação do departamento de assistência social, cujo objetivo era cuidar de questões envolvendo o meio ambiente.

Essa foi uma atitude pioneira, já que na época havia muito pouca preocupação com o impacto ambiental e social que grandes empresas poderiam causar.

Ao final da década de 80, por conta da mecanização da colheita, a Jalles decidiu incentivar o plantio de latex manualmente, absorvendo trabalhadores dispensados.

Nas décadas seguintes a empresa se manteria em um alto nível de auto investimento, melhorando a qualidade dos seus produtos e expandindo de forma rápida.

Por fim, no ano de 2021 a companhia fez a sua abertura de capital na bolsa de valores brasileira, a B3.

Outras informações da Jalles Machado

Recentemente a companhia assinou um contrato de aquisição da Usina Santa Vitória, que é controlada pelo grupo Geribá Investimentos, pagando em torno de 700 milhões de reais.

Jalles Machado na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Jalles Machado foi realizado em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações JALL3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Jalles Machado é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Jalles Machado que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 32,73% das ações JALL3 de Jalles Machado estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de JALL3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações JALL3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, Jalles Machado possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações JALL3?

Para declarar as suas ações da Jalles Machado no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "02.635.522/0001-95";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "JALL3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Jalles Machado pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Jalles Machado na aba "dividendos" aqui na página da empresa.