Ações Gerdau GGBR4, GGBR3

Gerdau SA

A Gerdau (ações GGBR3, GGBR4) é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Ver mais

Conheça Gerdau ações GGBR4, GGBR3

A Gerdau é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker GGBR4, GGBR3 na B3.

A Gerdau (ações GGBR3, GGBR4) é a maior empresa brasileira produtora de aço e também uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.

Vale destacar também, que a Gerdau é a maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem uma importante matéria-prima na sucata, considerando que 73% do aço que produz é feito a partir desse material.

Atualmente, a Gerdau está presente em 10 países e possui mais de 30 mil funcionários. As ações da Companhia estão listadas na Bolsa de Valores Brasileira, na Bolsa de Nova Iorque e na Bolsa de Madri.

História da Gerdau (GGBR)

A Gerdau (ações GGBR3, GGBR4) é resultado de uma série de aquisições corporativas, fusões e outras transações realizadas a partir de 1901, ano em que iniciou as suas operações.

As suas operações iniciaram-se através da fábrica de pregos Pontas de Paris, sediada em Porto Alegre e controlada pela família Gerdau.

Na sequência, apresentamos os principais fatos envolvendo a expansão dos negócios da Companhia ao longo do tempo.

Em 1969, a Pontas de Paris teve sua denominação alterada para Metalúrgica Gerdau S.A, holding atualmente controlada pela Gerdau S.A.

De 1901 a 1969, a fábrica de pregos Pontas de Paris cresceu e expandiu seus negócios para uma variedade de outros serviços e produtos de aço.

Dentre os destaques do período, podemos citar a aquisição da Siderúrgica Riograndense S.A., uma produtora de aço localizada em Porto Alegre.

Em fevereiro de 1948, a Gerdau (ações GGBR3, GGBR4) iniciou suas operações siderúrgicas, antecipando o consagrado modelo de mini-mill caracterizado pela produção de aço em fornos elétricos a arco utilizando sucata metálica como principal matéria-prima.

Em 1957, a Companhia instalou uma segunda unidade no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Sapucaia do Sul, e em 1962, o crescimento consistente da produção de pregos levou à construção de uma fábrica maior e mais moderna na cidade de Passo Fundo, também no estado do Rio Grande do Sul.

Por sua vez, em 1967 a Companhia chegou ao Estado de São Paulo, após a compra da Fábrica de Arames São Judas Tadeu, produtora de pregos e arames, que posteriormente teve o seu nome alterado para Comercial Gerdau, que mais tarde veio a se transformar no canal de distribuição da Companhia.

Em junho de 1969, a Gerdau expandiu-se em direção ao nordeste do país, iniciando a produção de aços longos por meio da Siderúrgica Açonorte no estado de Pernambuco.

Em dezembro de 1971, a Gerdau assumiu o controle da Siderúrgica Guaíra, uma produtora de aços longos no estado do Paraná.

Em 1979, a Companhia assumiu o controle da Companhia Siderúrgica da Guanabara - Cosigua no Rio de Janeiro, que atualmente, é a maior usina semi integrada ou mini-mill da América Latina.

Como destacamos anteriormente, desde a sua fundação a Gerdau S.A. realizou uma série de aquisições e expandiu sua presença nacional, possuindo hoje 12 usinas produtor

Por sua vez, o processo de internacionalização da Gerdau teve início em 1980 com a aquisição da Gerdau Laisa S.A., a única produtora de aços longos do Uruguai.

Em 1989, adquiriu a companhia canadense Gerdau Ameristeel Cambridge, uma produtora de aços longos laminados localizada em Cambridge, Ontário.

Anos depois, mais precisamente em 1992, a Gerdau assumiu o controle da Gerdau AZA S.A., uma produtora de aço bruto e de aços longos laminados no Chile.

Vale destacar, que no período entre 1993 a 2002, a Gerdau assumiu controles minoritários e majoritários em outras empresas do setor, em diversos países do mundo, dentre eles Argentina, Colômbia e Canadá.

No Canadá, a Gerdau uniu seus ativos de produção de aço da América do Norte aos da empresa canadense Co-Steel, uma produtora de aços longos, para criar a Gerdau Ameristeel, atualmente a segunda maior produtora de aços longos da América do Norte.

Em dezembro de 2003, a Gerdau Açominas S.A. assinou um acordo de compra com o Grupo Votorantim.

Em setembro de 2005, a Gerdau assinou um acordo para a aquisição de 36% das ações da Sipar Aceros S.A., uma laminadora de aços longos, localizada na Província de Santa Fé, Argentina.

Neste mesmo mês, a Gerdau concluiu a aquisição de uma participação de 57% na Diaco S.A., a maior produtora de vergalhões da Colômbia.

Em junho de 2006, a Gerdau S.A. venceu o leilão para aquisição de 50% mais uma ação do capital social da Empresa Siderúrgica del Perú S.A.A. (Siderperú), localizada na cidade de Chimbote, no Peru.

Em março de 2007, a Gerdau adquiriu a Siderúrgica Tultitlán, uma mini-mill, localizada na Cidade do México, que produz vergalhões e perfis.

Por sua vez, em maio de 2007, a Gerdau adquiriu uma participação de 30% na Multisteel Business Holdings Corp., uma Companhia localizada em Santo Domingo, na República Dominicana,produtora de aços laminados.

Em junho de 2007, a Gerdau adquiriu 100% do capital social da Siderúrgica Zuliana C.A., uma companhia venezuelana que opera uma usina siderúrgica na cidade de Ojeda, na Venezuela.

No mesmo ano, a Gerdau concluiu a aquisição da Chaparral Steel Company, aumentando a carteira de produtos da Companhia e incluindo uma linha de aços estruturais.

No mês de junho de 2008, a Metalúrgica Gerdau S.A. adquiriu do BNDESPAR, 29% do capital total da Aços Villares S.A.

Por fim, em novembro de 2019, a Companhia Gerdau firmou um acordopela aquisição de 96,35% das ações de emissão da Siderúrgica Latino-Americana SA, empresa localizada em Caucaia no Estado do Ceará.

Gerdau na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Gerdau ocorreu em 1980 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações GGBR3, que são ações ordinárias, e ações GGBR4, que são suas ações preferenciais.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da Gerdau é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Gerdau que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 2,45% das ações GGBR3 e 95,77% das ações GGBR4 de Gerdau estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de GGBR3, o tag along é de 100%, e de GGBR4, o tag along é também de 100%.

Diferença entre as ações GGBR4 e GGBR3

A principal diferença entre as ações da Gerdau é que as ações ordinárias (GGBR3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (GGBR4) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.

Como declarar ações GGBR4 e GGBR3?

Para declarar as suas ações da Gerdau no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "33.611.500/0001-19";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "GGBR3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Gerdau pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Gerdau na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações GGBR4, GGBR3 paga mais dividendos.