Ações Gerdau GGBR4, GGBR3

Gerdau SA

A Gerdau (ações GGBR3, GGBR4) é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Ver mais

Conheça Gerdau ações GGBR4, GGBR3

Gerdau é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código GGBR4, GGBR3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Gerdau (ações GGBR3, GGBR4) é a maior empresa brasileira produtora de aço e também uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.

Vale destacar também, que a Gerdau é a maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem uma importante matéria-prima na sucata, considerando que 73% do aço que produz é feito a partir desse material.

Atualmente, a Gerdau está presente em 10 países e possui mais de 30 mil funcionários. As ações da Companhia estão listadas na Bolsa de Valores Brasileira, na Bolsa de Nova Iorque e na Bolsa de Madri.

História da Gerdau (GGBR)

A Gerdau (ações GGBR3, GGBR4) é resultado de uma série de aquisições corporativas, fusões e outras transações realizadas a partir de 1901, ano em que iniciou as suas operações.

As suas operações iniciaram-se através da fábrica de pregos Pontas de Paris, sediada em Porto Alegre e controlada pela família Gerdau.

Na sequência, apresentamos os principais fatos envolvendo a expansão dos negócios da Companhia ao longo do tempo.

Em 1969, a Pontas de Paris teve sua denominação alterada para Metalúrgica Gerdau S.A, holding atualmente controlada pela Gerdau S.A.

De 1901 a 1969, a fábrica de pregos Pontas de Paris cresceu e expandiu seus negócios para uma variedade de outros serviços e produtos de aço.

Dentre os destaques do período, podemos citar a aquisição da Siderúrgica Riograndense S.A., uma produtora de aço localizada em Porto Alegre.

Em fevereiro de 1948, a Gerdau (ações GGBR3, GGBR4) iniciou suas operações siderúrgicas, antecipando o consagrado modelo de mini-mill caracterizado pela produção de aço em fornos elétricos a arco utilizando sucata metálica como principal matéria-prima.

Em 1957, a Companhia instalou uma segunda unidade no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Sapucaia do Sul, e em 1962, o crescimento consistente da produção de pregos levou à construção de uma fábrica maior e mais moderna na cidade de Passo Fundo, também no estado do Rio Grande do Sul.

Por sua vez, em 1967 a Companhia chegou ao Estado de São Paulo, após a compra da Fábrica de Arames São Judas Tadeu, produtora de pregos e arames, que posteriormente teve o seu nome alterado para Comercial Gerdau, que mais tarde veio a se transformar no canal de distribuição da Companhia.

Em junho de 1969, a Gerdau expandiu-se em direção ao nordeste do país, iniciando a produção de aços longos por meio da Siderúrgica Açonorte no estado de Pernambuco.

Em dezembro de 1971, a Gerdau assumiu o controle da Siderúrgica Guaíra, uma produtora de aços longos no estado do Paraná.

Em 1979, a Companhia assumiu o controle da Companhia Siderúrgica da Guanabara - Cosigua no Rio de Janeiro, que atualmente, é a maior usina semi integrada ou mini-mill da América Latina.

Como destacamos anteriormente, desde a sua fundação a Gerdau S.A. realizou uma série de aquisições e expandiu sua presença nacional, possuindo hoje 12 usinas produtor

Por sua vez, o processo de internacionalização da Gerdau teve início em 1980 com a aquisição da Gerdau Laisa S.A., a única produtora de aços longos do Uruguai.

Em 1989, adquiriu a companhia canadense Gerdau Ameristeel Cambridge, uma produtora de aços longos laminados localizada em Cambridge, Ontário.

Anos depois, mais precisamente em 1992, a Gerdau assumiu o controle da Gerdau AZA S.A., uma produtora de aço bruto e de aços longos laminados no Chile.

Vale destacar, que no período entre 1993 a 2002, a Gerdau assumiu controles minoritários e majoritários em outras empresas do setor, em diversos países do mundo, dentre eles Argentina, Colômbia e Canadá.

No Canadá, a Gerdau uniu seus ativos de produção de aço da América do Norte aos da empresa canadense Co-Steel, uma produtora de aços longos, para criar a Gerdau Ameristeel, atualmente a segunda maior produtora de aços longos da América do Norte.

Em dezembro de 2003, a Gerdau Açominas S.A. assinou um acordo de compra com o Grupo Votorantim.

Em setembro de 2005, a Gerdau assinou um acordo para a aquisição de 36% das ações da Sipar Aceros S.A., uma laminadora de aços longos, localizada na Província de Santa Fé, Argentina.

Neste mesmo mês, a Gerdau concluiu a aquisição de uma participação de 57% na Diaco S.A., a maior produtora de vergalhões da Colômbia.

Em junho de 2006, a Gerdau S.A. venceu o leilão para aquisição de 50% mais uma ação do capital social da Empresa Siderúrgica del Perú S.A.A. (Siderperú), localizada na cidade de Chimbote, no Peru.

Em março de 2007, a Gerdau adquiriu a Siderúrgica Tultitlán, uma mini-mill, localizada na Cidade do México, que produz vergalhões e perfis.

Por sua vez, em maio de 2007, a Gerdau adquiriu uma participação de 30% na Multisteel Business Holdings Corp., uma Companhia localizada em Santo Domingo, na República Dominicana,produtora de aços laminados.

Em junho de 2007, a Gerdau adquiriu 100% do capital social da Siderúrgica Zuliana C.A., uma companhia venezuelana que opera uma usina siderúrgica na cidade de Ojeda, na Venezuela.

No mesmo ano, a Gerdau concluiu a aquisição da Chaparral Steel Company, aumentando a carteira de produtos da Companhia e incluindo uma linha de aços estruturais.

No mês de junho de 2008, a Metalúrgica Gerdau S.A. adquiriu do BNDESPAR, 29% do capital total da Aços Villares S.A.

Por fim, em novembro de 2019, a Companhia Gerdau firmou um acordopela aquisição de 96,35% das ações de emissão da Siderúrgica Latino-Americana SA, empresa localizada em Caucaia no Estado do Ceará.

GGBR4 e GGBR3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Gerdau ocorreu em 1980 e suas ações podem ser negociadas através das ações GGBR3, que são ações ordinárias, e ações GGBR4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações de Gerdau é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 2.45% das ações GGBR3 e 95.77% das ações GGBR4 de Gerdau estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de GGBR3, o tag along é de 100%, e de GGBR4, o tag along é também de 100%.

Dividendos Gerdau

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Gerdau na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações GGBR4, GGBR3 paga mais dividendos.

Diferença entre as ações GGBR3 e GGBR4

A principal diferença entre as ações de Gerdau é que as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais possuem preferência na distribuição dos resultados, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.

Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.