Ações Cury CURY3

Cury Construtora SA

A Cury faz parte do Grupo Cyrela e atua no mercado de construção civil, incorporação e mercado imobiliário. Ver mais

Conheça Cury ações CURY3

A Cury é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker CURY3 na B3.

A Cury é uma empresa brasileira de capital aberto do setor imobiliário fundada no ano de 1963 e com sede na cidade de São Paulo.

A companhia trabalha tanto com construção quanto com incorporação, fazendo parte do grupo Cyrela, do qual ela surgiu por meio de uma joint venture.

As principais regiões de atuação da Cury são os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com maior foco nas regiões metropolitanas de ambos os estados.

Todavia, a companhia possui planos para expandir os seus negócios para o interior dos estados, principalmente depois de ter aberto seu capital em bolsa.

Os projetos imobiliários da Cury seguem os princípios de qualidade e preço acessível, ainda mais pelo fato da empresa atender ao programa “Casa Verde e Amarela”.

Vale ressaltar que a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa já foi reconhecida por meio do recebimento de diversas prêmios, como:

  • Prêmio top imobiliário 2010 e 2018;
  • Prêmio Master Imobiliário 2011 e 2021;
  • 8º no ranking das 100 maiores construtoras do país no ranking ITC.

Por fim, desde a sua criação a Cury já entregou mais de 60 mil imóveis.

História

A história da Cury se iniciou no ano de 1963 com iniciativa do empresário Elias Cury que, nesse ano fundou a Curi Engenharia e Comércio, focada na linha de crédito do BNH.

Durante os anos 70, a companhia experimentou um grande crescimento, alavancado principalmente pelo período conhecido como “Milagre econômico”.

Já durante os anos 80, o foco da companhia mudou, deixando de atuar com a linha de crédito do BNH e passando a focar em edifícios residenciais tradicionais.

Os anos 90, por conseguinte, trouxeram uma nova mudança para a empresa, que foi então incorporada na Cury Empreendimentos.

A partir dos anos 2000 a companhia experimenta outro período de expansão, dessa vez aumentando e variando as suas linhas de crédito.

No entanto, não seria até o ano de 2007, após uma longa história de sucessos, que a Cury Construtora surgiria de uma joint venture com a Cyrela.

Dois anos depois, com um caixa renovado e buscando aumentar o seu alcance com a classe C, a empresa criou o programa habitacional “Minha Vida, Casa Minha”.

A partir de 2010 a construtora começaria a passar por um período de forte expansão, dessa vez por ter entrado na primeira faixa do programa “Minha Casa Minha Vida”.

Ao longo da década, a Cury Construtora viveu um período de estabilidade. Em 2014, por exemplo, ganhou o prêmio “Master Imobiliário”, com o projeto “Parque dos sonhos”.

Já em 2016, a companhia registrou um aumento de quase 15% no seu lucro líquido, se comparado ao ano anterior. Um resultado positivo para o mercado da época.

A partir de 2019 a companhia começou a emitir títulos para capitalização de crédito, como CRIs e debêntures, estes no ano de 2021. No ano de 2020 ela fez o seu IPO.

Pontos relevantes

  • Histórico sustentável de crescimento;
  • Setor altamente concorrido;
  • Focado em atender as classes mais baixas;
  • Produtos de grande qualidade;
  • Bons resultados operacionais.

Cury na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Cury ocorreu em 2020 e suas ações podem ser negociadas através das ações CURY3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Cury é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Cury que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 35,8% das ações CURY3 de Cury estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de CURY3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações CURY3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, Cury possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações CURY3?

Para declarar as ações da Cury no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "08.797.760/0001-83";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "CURY3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Cury pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Cury na aba "dividendos" aqui na página da empresa.