Ações Copasa CSMG3

Companhia de Saneamento de Minas Gerais SA

A Copasa (ações CSMG3) presta serviços de abastecimento de água e esgoto. Oferece serviços públicos, incluindo abastecimento de água e tratamento de esgoto; coleta, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos urbanos, domésticos e industriais; e drenagem e manejo da água da chuva em áreas urbanas das cidades do norte de Minas Gerais, além das bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Buranhém e Jucuruçu. Ver mais

Conheça Copasa ações CSMG3

Copasa é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker CSMG3 na B3.

SETOR / SEGMENTOSaneamento > Saneamento

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Em julho de 1963, surgiu a COMAG – Companhia Mineira de Água e Esgoto, pretendendo fornecer água e saneamento básico para os municípios mineiros. Com o Plano Nacional de Saneamento (PLANASA) entrando em vigor junto do Sistema Financeiro de Saneamento em 1971, foram formadas companhias estaduais de saneamento básico por todo o país.

Não demorou muito, a COMAG incorporou o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DEMAE), que era o encarregado pelos serviços de saneamento da cidade de Belo Horizonte. Por conta das incorporações de municípios e pelos serviços prestados, a companhia vislumbrava um crescimento acelerado, com isso, em 1974, a COMAG decide alterar seu nome social para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA (ações CSMG3).

Em 2000, com a alteração da lei de criação da companhia, a firma começou a contar com mais algumas capacitações, permitindo atuar também na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. Também foi permitido realizar parcerias com empresas nacionais e estrangeiras, além de poder pesquisar e efetivar possíveis convênios ou contratos com entes da União, Estados e Municípios ou entidades da administração indireta de qualquer dos níveis de governo.

Em 2003, a Copasa inicia o processo de abertura de capital, e em 2006, realiza o seu IPO - Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial, ingressando pela primeira vez no Novo Mercado da B3, exigindo ainda mais compromisso e transparência pela governança corporativa. Leva o ticker de CSMG3.

Em 2007 foram criadas três subsidiárias da Copasa:

  • COPANOR (Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais).
  • COPASA Águas Minerais de Minas.
  • COPASA Serviços de Irrigação.

Com a implantação das diretrizes nacionais para o saneamento básico e da política federal de saneamento básico por meio da Lei do Saneamento, ficou estabelecido novas regras e diretrizes para a regulação, fiscalização, planejamento e prestação de serviços.

A partir de 2009, se iniciaram algumas mudanças na Copasa em geral, como a criação da Agência Reguladora de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), com a finalidade de reger e fiscalizar as atividades de saneamento, além de determinar a estrutura tarifária.

Em 2015, a COPASA vivenciou uma reestruturação corporativa, com redução no número de diretorias, cargos comissionados e de empregados. No ano seguinte, as subsidiárias COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação, existentes desde 2007, tiveram suas atividades encerradas devido ao não alinhamento com as estratégias corporativas da companhia. Em 2016 é instaurada a Instituição da Política Anticorrupção na empresa.

Em 2017, a Agência Reguladora conclui a primeira revisão tarifária, no mesmo ano é assinada a primeira concessão para operar o aterro sanitário no município de Varginha, ficando por responsabilidade da Copasa o recebimento, tratamento e disposição final dos resíduos. No ano seguinte, é realizada a criação da Superintendência de Conformidade e Riscos, a implantação do Comitê de Auditoria Estatutário e revisão/instituição de Políticas de Governança. Além disso, pela primeira vez ocorre a divulgação do Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT) e da Carta de Anual de Governança e de Políticas Públicas.

Em 2019 se inicia outra profunda reformulação, com foco para se preparar para novo horizonte que se abria no setor de saneamento. Confira as principais mudanças da época:

  • Nova reestruturação da empresa.
  • Revisão do planejamento estratégico.
  • Redução no número de diretorias de 8 para 5 e de quase 20% das unidades organizacionais.
  • Criação da Diretoria de Relacionamento e Mercado para melhorar o relacionamento com clientes.
  • Melhorar o processo de prospecção e captação de oportunidade de negócios.

Vale lembrar também que no mesmo ano, durante o Governo Zema, era cogitado privatizar a Copasa, como forma de poder entrar no Plano de recuperação econômica da União.

Hoje, a Copasa (ações CSMG3) atua em mais de 600 municípios no Estado de Minas Gerais, cuidando do abastecimento de água, o saneamento básico, da limpeza urbana e do manejo de resíduos sólidos, tendo como acionista majoritário o Governo de Minas Gerais. Devido às mudanças que foram citadas há alguns parágrafos, hoje a Copasa é vista pelos analistas e a mídia especializada como um exemplo a ser seguido, por conta da boa gestão e a eficiência estratégica vista ao longo dos anos. E isso foi um fator crucial para ela ser reconhecida como tal atualmente, pois antes das drásticas mudanças a empresa apresentava uma depreciação continua nas margens, segundo dados apresentados nos balanços. A fase era agravada pela escassez hídrica, acontecimento que prejudica de maneira severa as companhias do mesmo setor.

Podemos dizer que a Copasa é uma empresa consolidada, contando com 11.500 empregados (2018), as reduções de gastos e um rigoroso controle de gastos com matérias, contratação de serviços e afins foi essencial para a boa situação atual, chegando a ser premiada como melhor empresa do setor em 2017, segundo o Jornal Valor Econômico, e em outubro do mesmo ano também levou o XIX Prêmio Minas de Desempenho Empresarial, Melhores e Maiores Empresas – Mercado Comum – 2016/2017, um dos maiores prêmios que uma empresa pode receber, gerando muito reconhecimento. No ano seguinte, a Copasa recebeu o mesmo prêmio pelo segundo ano consecutivo.

Segundo a própria Copasa, a companhia crê ter alcançado algumas vantagens competitivas quando em relação às outras do mesmo setor, com todos esses anos na história, como:

  • Base de clientes diversificada e pulverizada.
  • Excelência técnica e operacional.
  • Percentual relevante da receita proveniente de contratos de longo prazo.
  • Qualidade reconhecida na prestação de serviços.

CSMG3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de Copasa foi realizado em 2003 e suas ações podem ser negociadas através das ações CSMG3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de Copasa é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da empresa que está em livre circulação no mercado. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 49.56% das ações CSMG3 de Copasa estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de CSMG3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações CSMG3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Copasa possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos CSMG3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Copasa na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.