Ações Copasa CSMG3

Companhia de Saneamento de Minas Gerais SA

A Copasa (ações CSMG3) presta serviços de abastecimento de água e esgoto. Oferece serviços públicos, incluindo abastecimento de água e tratamento de esgoto; coleta, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos urbanos, domésticos e industriais; e drenagem e manejo da água da chuva em áreas urbanas das cidades do norte de Minas Gerais, além das bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus, Buranhém e Jucuruçu. Ver mais

Conheça Copasa ações CSMG3

SEGMENTO Saneamento

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Em julho de 1963, surgiu a COMAG – Companhia Mineira de Água e Esgoto, pretendendo fornecer água e saneamento básico para os municípios mineiros. Com o Plano Nacional de Saneamento (PLANASA) entrando em vigor junto do Sistema Financeiro de Saneamento em 1971, foram formadas companhias estaduais de saneamento básico por todo o país.

Não demorou muito, a COMAG incorporou o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DEMAE), que era o encarregado pelos serviços de saneamento da cidade de Belo Horizonte. Por conta das incorporações de municípios e pelos serviços prestados, a companhia vislumbrava um crescimento acelerado, com isso, em 1974, a COMAG decide alterar seu nome social para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA (ações CSMG3).

Em 2000, com a alteração da lei de criação da companhia, a firma começou a contar com mais algumas capacitações, permitindo atuar também na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial. Também foi permitido realizar parcerias com empresas nacionais e estrangeiras, além de poder pesquisar e efetivar possíveis convênios ou contratos com entes da União, Estados e Municípios ou entidades da administração indireta de qualquer dos níveis de governo.

Em 2003, a Copasa inicia o processo de abertura de capital, e em 2006, realiza o seu IPO - Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial, ingressando pela primeira vez no Novo Mercado da B3, exigindo ainda mais compromisso e transparência pela governança corporativa. Leva o ticker de CSMG3.

Em 2007 foram criadas três subsidiárias da Copasa:

  • COPANOR (Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais).
  • COPASA Águas Minerais de Minas.
  • COPASA Serviços de Irrigação.

Com a implantação das diretrizes nacionais para o saneamento básico e da política federal de saneamento básico por meio da Lei do Saneamento, ficou estabelecido novas regras e diretrizes para a regulação, fiscalização, planejamento e prestação de serviços.

A partir de 2009, se iniciaram algumas mudanças na Copasa em geral, como a criação da Agência Reguladora de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), com a finalidade de reger e fiscalizar as atividades de saneamento, além de determinar a estrutura tarifária.

Em 2015, a COPASA vivenciou uma reestruturação corporativa, com redução no número de diretorias, cargos comissionados e de empregados. No ano seguinte, as subsidiárias COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação, existentes desde 2007, tiveram suas atividades encerradas devido ao não alinhamento com as estratégias corporativas da companhia. Em 2016 é instaurada a Instituição da Política Anticorrupção na empresa.

Em 2017, a Agência Reguladora conclui a primeira revisão tarifária, no mesmo ano é assinada a primeira concessão para operar o aterro sanitário no município de Varginha, ficando por responsabilidade da Copasa o recebimento, tratamento e disposição final dos resíduos. No ano seguinte, é realizada a criação da Superintendência de Conformidade e Riscos, a implantação do Comitê de Auditoria Estatutário e revisão/instituição de Políticas de Governança. Além disso, pela primeira vez ocorre a divulgação do Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT) e da Carta de Anual de Governança e de Políticas Públicas.

Em 2019 se inicia outra profunda reformulação, com foco para se preparar para novo horizonte que se abria no setor de saneamento. Confira as principais mudanças da época:

  • Nova reestruturação da empresa.
  • Revisão do planejamento estratégico.
  • Redução no número de diretorias de 8 para 5 e de quase 20% das unidades organizacionais.
  • Criação da Diretoria de Relacionamento e Mercado para melhorar o relacionamento com clientes.
  • Melhorar o processo de prospecção e captação de oportunidade de negócios.

Vale lembrar também que no mesmo ano, durante o Governo Zema, era cogitado privatizar a Copasa, como forma de poder entrar no Plano de recuperação econômica da União.

Hoje, a Copasa (ações CSMG3) atua em mais de 600 municípios no Estado de Minas Gerais, cuidando do abastecimento de água, o saneamento básico, da limpeza urbana e do manejo de resíduos sólidos, tendo como acionista majoritário o Governo de Minas Gerais. Devido às mudanças que foram citadas há alguns parágrafos, hoje a Copasa é vista pelos analistas e a mídia especializada como um exemplo a ser seguido, por conta da boa gestão e a eficiência estratégica vista ao longo dos anos. E isso foi um fator crucial para ela ser reconhecida como tal atualmente, pois antes das drásticas mudanças a empresa apresentava uma depreciação continua nas margens, segundo dados apresentados nos balanços. A fase era agravada pela escassez hídrica, acontecimento que prejudica de maneira severa as companhias do mesmo setor.

Podemos dizer que a Copasa é uma empresa consolidada, contando com 11.500 empregados (2018), as reduções de gastos e um rigoroso controle de gastos com matérias, contratação de serviços e afins foi essencial para a boa situação atual, chegando a ser premiada como melhor empresa do setor em 2017, segundo o Jornal Valor Econômico, e em outubro do mesmo ano também levou o XIX Prêmio Minas de Desempenho Empresarial, Melhores e Maiores Empresas – Mercado Comum – 2016/2017, um dos maiores prêmios que uma empresa pode receber, gerando muito reconhecimento. No ano seguinte, a Copasa recebeu o mesmo prêmio pelo segundo ano consecutivo.

Segundo a própria Copasa, a companhia crê ter alcançado algumas vantagens competitivas quando em relação às outras do mesmo setor, com todos esses anos na história, como:

  • Base de clientes diversificada e pulverizada.
  • Excelência técnica e operacional.
  • Percentual relevante da receita proveniente de contratos de longo prazo.
  • Qualidade reconhecida na prestação de serviços.

Quando CSMG3 paga dividendos?

Para saber quanto e quando Copasa paga dividendos, você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.