Ações Cruzeiro do Sul Educacional CSED3

Cruzeiro do Sul Educacional SA

Um dos maiores grupos de educação do Brasil, com 14 instituições de ensino superior e cinco de educação básica e mais de 50 anos de atuação. Ver mais

Conheça Cruzeiro do Sul Educacional ações CSED3

O Cruzeiro do Sul Educacional é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker CSED3 na B3.

Indicadores CSED3

  • CotaçãoR$ 4,29

  • P/L23,36

  • LPA0,18

  • P/VPA1,12

  • VPA3,82

  • DY3,05%

Conforme seu portal de relações com investidores (site RI), o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, ações CSED3, se trata do quarto maior grupo do setor de educação brasileiro, em termos do número de alunos ativos nas instituições controladas pelo grupo educacional. Em linhas gerais, o grupo Cruzeiro do Sul possui presença em toda a cadeia do processo educacional, desde a educação infantil até cursos superiores e cursos de pós-graduação.

Em termos de sua atuação, a rede Cruzeiro do Sul (ticker CSED3) adota uma estratégia multimarcas. Através desse meio de atuação, o grupo educacional atua no fornecimento de serviços educacionais para diversos segmentos de faixa etária, classe social e modalidade de ensino, ou seja, presencial ou à distância. 

É interessante destacar que, durante sua trajetória, o grupo Cruzeiro do Sul protagonizou amplos ciclos de expansão de suas atividades no setor de educação. Assim sendo, a expansão ocorreu tanto por vias orgânicas quanto por via de aquisições consideradas estratégias, de colégios ou faculdades, ou seja, via inorgânicas. 

A partir disso, a rede possui, conforme destacado em seu portal de RI, amplo reconhecimento pela qualidade de suas atividades. De modo geral, um dos principais meios de reconhecimento ocorre pelos indicativos estabelecidos pelo Ministério da Educação. 

A trajetória do Grupo Cruzeiro do Sul

Durante o ano de 1965, foi fundado o Colégio Cruzeiro do Sul, por um grupo de jovens professores. Nesse primeiro momento, o colégio oferecia um curso preparatório para nível ginasial da escola pública. A fundação ocorreu na cidade de São Paulo (SP).

Durante as décadas de 1970 e de 1980, a empresa iniciou sua estratégia de crescimento e expansão dos negócios. Nesse período, foi implementada a Faculdade Cruzeiro do Sul, em prol de oferecer os primeiros cursos superiores da empresa. Inicialmente, foram oferecidos os cursos de administração e contabilidade. Adicionalmente, durante o ano de 1972, a Cruzeiro do Sul deu início à construção de seu primeiro prédio, para comportar seu crescimento.

Em seguida, no decorrer da década de 1990, a Faculdade Cruzeiro do Sul obteve, formalmente, seu título de universidade. Em complemento, no período dos anos de 1990, iniciou-se o oferecimento de bolsas para iniciação científica, assim como foram iniciadas as primeiras pesquisas sobre a implementação de um projeto de educação à distância.

No início da década de 2000, especificamente no ano de 2001, a Universidade Cruzeiro do Sul inaugurou seu novo campus, na região central da cidade de São Paulo. Além disso, ainda no ano em questão, deu-se início ao uso de ferramentas tecnológicas e foi implementado o modal de ambiente virtual de aprendizagem. Contudo, é crucial destacar que, nesse momento, a adoção tecnológica do ambiente virtual não representou o início da modalidade de EAD (Ensino à distância).

Poucos anos depois, no decorrer do ano de 2004, a Universidade Cruzeiro do Sul vislumbrou maiores marcos em sua trajetória academia. Dessa forma, foram aprovados, no ano em questão, os primeiros mestrados oferecidos pela Universidade Cruzeiro do Sul, relativos aos cursos de Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática.

Em sequência na trajetória do grupo educacional, a estratégia de expansão inorgânica das atividades, por meio de aquisições, de colégios e faculdades, consideradas estratégicas, foi intensificada no ano de 2007. Nesse momento, ocorreu a aquisição do Centro Universitário Módulo, a maior instituição educacional do litoral paulista.

Em prol de prosseguir com a estratégia de aquisições, a companhia adquiriu, no ano de 2008, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), a primeira instituição que ofereceu ensino superior em Brasília, fundada em 1967. Adicionalmente, no mesmo ano, a Cruzeiro do Sul (ações CSED3 na B3) celebrou a inauguração de seu campus em Pinheiros (São Paulo – SP), que mais adiante tornou-se o campus de medicina da UNICID, em 2015.

No ano de 2012, o ciclo de expansões do grupo Cruzeiro do Sul seguia em intenso progresso. Neste ano, foi adquirida a  Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), que possui uma forte tradição nos cursos relacionados à área de saúde. Além disso, ainda no ano de 2012, ocorreu o início das operações de ensino à distância (EAD). De modo complementar, em termos societários, o fundo de investimento britânico Actis se tornou um novo sócio da Cruzeiro do Sul.

Já no ano de 2013, ocorreu uma significativa expansão da rede Cruzeiro do Sul (código de negociação CSED3), dessa vez na cidade de Franca (interior de SP). Em Franca, foram adquiridos o Colégio Alto Padrão e a Universidade de Franca (UNIFRAN).

Em termos de aquisições, os anos de 2015 e de 2016 foram igualmente relevantes, tanto nas aquisições na região litorânea do estado de São Paulo quanto em aquisições no interior do estado de São Paulo.

Ao passo em que, no ano de 2017, ocorreu uma nova mudança no quadro acionário da Cruzeiro do Sul (ações CSED3). Nesse instante, o fundo britânico Actis deixou sua sociedade com a companhia e, em seu lugar, adentrou o Fundo Soberano de Cingapura (GIC) no quadro de sócios do grupo educacional.

Como marco relevante na história da companhia, tem-se o ano de 2018, no qual a expansão geográfica do grupo Cruzeiro do Sul ocorreu de forma mais significativa fora da região Sudeste do Brasil. Neste ano, foram iniciadas operações tanto na região Nordeste quanto na região Sul do Brasil, em complemento às operações vigentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Em sequência, o ano de 2020 preservou o ritmo de expansão via aquisições nas diversas regiões do Brasil. 

Enquanto que, no ano de 2021, ocorreu a oferta pública (IPO) das ações do grupo Cruzeiro do Sul na bolsa de valores brasileira, a B3. A partir desse momento, as ações do grupo educacional tornaram-se listadas por meio do código de negociação CSED3. 


O grupo Cruzeiro do Sul atualmente

Nos dias atuais, conforme já mencionado, o grupo Cruzeiro do Sul é o quarto maior grupo educacional do Brasil em termos de alunos ativos em suas diversas instituições, conforme destacado pelo portal de RI da empresa. A partir disso, o Cruzeiro do Sul controla instituições educacionais atuantes desde a educação infantil até o oferecimento de cursos de graduação e pós-graduação, ou seja, suas instituições são presentes em todo o processo educacional. 

Para a grande amplitude de atuação, o grupo educacional adota uma estratégia multimarcas, por meio da qual oferece serviços educacionais nas modalidades presencial e à distância para os diversos segmentos de faixa etária. Assim sendo, o grupo Cruzeiro do Sul objetiva fornecer uma boa combinação de infraestrutura e suporte ao aluno, em complemento ao conteúdo oferecido em seus cursos. 

Dessa forma, a atuação do grupo Cruzeiro do Sul utiliza uma ampla infraestrutura física e digital, que abrange: 

  • 5 colégios de educação básica e infantil;
  • 14 instituições de ensino superior;
  • Apenas uma marca consolidada para as atividades de ensino à distância;
  • Mais de 7500 colaboradores diretos;


Assim sendo, a rede de ensino presencial está presente nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, em alguns de seus estados. Ao passo no qual a rede de ensino à distância abrange todo o território nacional. 

Com base em uma ampla atuação, a rede de instituições controladas pelo grupo Cruzeiro do Sul (CSED3) possui mais de 340 mil alunos ativos. Assim como o grupo visa fornecer adaptabilidade às necessidades dos alunos e às mudanças regulatórias que podem ocorrer no setor de educação. 

Em complemento, é interessante destacar, principalmente aos que estudam adquirir ações da companhia, que o grupo Cruzeiro do Sul possui, conforme mostrado em sua história, uma clara estratégia de crescimento. Conforme o RI, o crescimento da empresa ocorre tanto por meios orgânicos (“naturais”) quanto por meios inorgânicos, por meio de aquisições estratégias de colégios e universidades ao redor do Brasil. Apesar disso, esse dado não se trata de uma recomendação de investimento.

Cruzeiro do Sul Educacional na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações do Cruzeiro do Sul Educacional foi realizado em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações CSED3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações do Cruzeiro do Sul Educacional é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações do Cruzeiro do Sul Educacional que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 20,36% das ações CSED3 de Cruzeiro do Sul Educacional estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de CSED3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações CSED3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Cruzeiro do Sul Educacional possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações CSED3?

Para declarar as suas ações do Cruzeiro do Sul Educacional no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "62.984.091/0001-02";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "CSED3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações do Cruzeiro do Sul Educacional pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos do Cruzeiro do Sul Educacional na aba "dividendos" aqui na página da empresa.