Ações CEMIG CMIG4, CMIG3

Companhia Energética de Minas Gerais SA

A CEMIG (ações CMIG3, CMIG4) é uma concessionária de serviços públicos de energia elétrica. É maior grupo de distribuição de energia do país, com destaque em MG e RJ com mais de 10 milhões de clientes. Ver mais

Conheça CEMIG ações CMIG4, CMIG3

CEMIG é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker CMIG4, CMIG3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais (acões CMIG3, CMIG4) é uma empresa inserida no segmento de energia elétrica, localizada no estado de Minhas Gerais, mais especificamente, em Belo Horizonte. As atividades da CEMIG começaram em 1952, pelo então governador do estado Juscelino Kubitschek.

Durante a industrialização de Minas Gerais, local de referência em mineração e metalúrgica no Brasil, a falta de energia para acompanhar o crescimento acelerado colocou-se como um empecilho.

Foi com isso em mente que o governador JK propôs que a energia produzida no estado deveria, no mínimo, dobrar. Surge assim, a CEMIG (acões CMIG3, CMIG4), sob o nome de Centrais Elétricas de Minas Gerais. Com a construção da Hidrelétrica das Três Marias, em 1962, a CEMIG tornou-se uma das principais geradoras de energia não só do Brasil, mas da América Latina.

Ainda na década de 60, a empresa mineira começou o seu processo de expansão através de inúmeras aquisições, como a concessionária de energia elétrica Companhias Regionais de Eletricidade de Montes Claros, localizada no norte de Minas, e a usina Pai Joaquim, no triângulo mineiro.

Durante o milagre econômico brasileiro, nos anos da década de 70, a CEMIG seguiu com as aquisições e começou a construir suas próprias geradoras de energia. Em 1978, inaugura-se a hidrelétrica de São Simão, a maior da empresa.

Na década de 80, a CEMIG se compromete a levar energia a todos os habitantes de Minas Gerais, sem exceção. Em 1981, em parceria com a Eletrobrás (ações ELET3, ELET5, ELET6), criou-se o programa Minas-Luz, cujo objetivo era fornecer energia às regiões remotas e periféricas do estado de Minas Gerais.

Em 1983, a CEMIG (acões CMIG3, CMIG4) inicia seus empreendimentos com outras formas de geração de energia, como a eólica e solar, além de iniciar estudos acerca de biomassa e gás natural, extremamente avançados à época. Tudo isso aconteceu mediante a Coordenação do Programa Ecológico e a Estação Ambiental de Peti.

Tal compromisso com a sustentabilidade levaram a CEMIG a aparecer no Índice Dow Jones de Sustentabilidade por 11 vezes, sendo que a primeira aparição aconteceu em 2000 e foi a única empresa da América Latina a receber tal título. Além disso, a empresa já foi homenageada na ONU pelo seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e preocupação com as mudanças climáticas.

Atualmente, a CEMIG (acões CMIG3, CMIG4) é uma empresa de capital aberto com forte presença estatal. O governo de Minas Gerais usufrui de 51% das ações da companhia. Estima-se que a CEMIG tenha mais de 140 mil acionistas distribuídos em 38 países, pois, além da empresa ser negociada na bolsa de valores brasileira, a B3 (ações B3SA3), a CEMIG marca presença na bolsa de valores de Nova York (NYSE) e de Madrid (Latibex). Muito se discute acerca da privatização da empresa, como forma de entrar no plano de recuperação econômica da União.

O que a CEMIG faz

A CEMIG (acões CMIG3, CMIG4) atua nas três maiores vertentes de empresas inseridas no segmento elétrico, sendo elas a geração, transmissão e distribuição de energia. A empresa está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. A CEMIG está em um território internacional, Chile, por meio de um consórcio com a Alusa Holding.

A respeito da geração, a CEMIG é a sexta maior geradora de energia do Brasil, com 89 usinas operantes (80 usinas hidrelétricas, 01 termoelétrica, 02 fotovoltaicas e 06 eólicas). Na transmissão, a empresa abrange uma área de aproximadamente 10.000 km.

Vale mencionar que a CEMIG (acões CMIG3, CMIG4) possui 43,36% do capital total da Taesa - Transmissora Aliança de Energia Elétrica (ações TAEE3, TAEE4, TAEE11) e ocupa a segunda maior participação na empresa que é considerada a maior em questão de distribuição de energia do país. Além disso, a CEMIG possui 26,06% da empresa Light Rio, que distribui energia em municípios cariocas. Já a distribuição cobre 96% do estado de Minas Gerais, em 774 municípios e atende 20 milhões de pessoas.

A segmentação da distribuição acontece da seguinte forma: 56% da distribuição é da CEMIG; 3,6% do governo mineiro; 40% da Petrobras (ações PETR3, PETR4); e 0,4% da prefeitura de Belo Horizonte.

Além de atuar no segmento elétrico, a CEMIG distribui gás natural para o estado de Minas Gerais, por meio da subsidiária Gasmig, e energia renovável, através de outra subsidiária, a Renova. Por meio da CEMIG Telecom, a empresa ainda consegue atuar no segmento de telecomunicações, de modo a aproveitar em máxima potência a infraestrutura de suas operações em energia.

A CEMIG (acões CMIG3, CMIG4) é uma empresa extremamente relevante no contexto brasileiro inserida no essencial setor de energia elétrica. O futuro da empresa é incerto ao considerar uma possível privatização de suas dependências. De qualquer forma, se a empresa continuar com a sua atenção ao meio ambiente e questões sustentáveis, a companhia terá um futuro promissor à frente, de forma a beneficiar os mineiros e também os brasileiros em geral, como já o faz em 69 anos de atuação no mercado.

Quando CMIG3 e CMIG4 pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações CMIG4, CMIG3 paga mais dividendos.

Qual a diferença entre CMIG3 e CMIG4?

A principal diferença entre elas é que as ações ordinárias (ON) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (PN) possuem preferência na distribuição dos resultados. Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.