Ações Bradespar BRAP3, BRAP4

Bradespar SA

A Bradespar (ações BRAP3, BRAP4) foi criada a partir de um desmembramento do Banco Bradesco. Basicamente administra as participações acionárias que o Banco Bradesco tinha em empresas não financeiras. Ou seja, Bradespar é uma Cia de Investimentos que detém participação relevante na Vale. Ver mais

Conheça Bradespar ações BRAP3, BRAP4

SEGMENTO Holdings

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Bradespar (ações BRAP3, BRAP4) é uma holding brasileira de capital aberto e portanto é uma sociedade anônima. Ela foi originada da cisão do Banco Bradesco (ações BBDC3, BBDC4), e, resumidamente, no momento dessa cisão, representava a maior parte dos investimentos não-financeiros do banco. Entre essas participações não-financeiras do Bradesco, a Bradespar tem seus investimentos majoritariamente no setor de materiais básicos, principalmente no subsetor de mineração, com a sua participação na Vale.

A Bradespar (ações BRAP3, BRAP4) tem sede em São Paulo, mais de 350 funcionários e a Bradespar foi criada a partir do desdobramento de diversas participações não-financeiras do Banco Bradesco, que foi aprovado em março do ano de 2020.

Alguns desses investimentos do Bradesco como a VCB, Scopus e a Globo Cabo já foram alienados, porém, ela ainda mantém uma participação relevante na Vale S/A. Vale ressaltar que no momento de sua cisão os acionistas do Banco Bradesco mantiveram sua posição acionária e receberam ações proporcionais às suas participações da emissão de ações da Bradespar.

História da Bradespar

A partir da aprovação da cisão da Bradespar na Assembleia Geral Extraordinária em março do ano 2000, da homologação no Banco Central em junho e de seu registro como empresa de capital aberto em agosto de 2000, as ações ordinárias (BRAP3) e preferenciais (BRAP4) iniciaram suas negociações na bolsa de valores no dia 10 de agosto de 2000.

Por mais que seu segmento de listagem ainda seja o Nível 1, a empresa foi uma das primeiras a aderir ao novo sistema de segmento de listagem e foi uma das 15 primeiras a compor o índice de empresas com governança corporativa diferenciada, em 2001.

No ano de 2002 houve mudanças significativas nos investimentos da companhia. A empresa vendeu sua participação de R$ 37 milhões na Scopus e constitui a CPFL Energia. A holding passaria a controlar os negócios de geração, transmissão e distribuição de energia do grupo CPFL.

Tiveram mais movimentações no portfólio da holding em 2003, com principalmente a venda da Valepar, hoje extinta, para a Mitsui.

Em 2004, a Bradespar implementou sua estratégia de gestão, abrindo o capital da CPFL Energia na bolsa, trazendo também mais liquidez para sua participação.

Quando se trata de direitos ao acionista minoritário e dividendos, a Bradespar deu um grande passo em 2005, estipulando em seu estatuto um percentual mínimo para a distribuição de dividendos a partir de seus lucros, que hoje gira em torno de 30%.

Em 2007 a empresa buscou reduzir custos e implementou uma reestruturação administrativa, em que reduziu o número de diretores estatutários para apenas dois e terceirizou a execução de serviços gerais e administrativos.

Sobre a geração de caixa e potencial receita da empresa, como ela possui uma fatia relevante da Vale, é importante mencionar em sua história que em 2014 houve a inauguração pela Vale do complexo S11D Eliezer Batista, maior projeto de mineração de sua e de toda história da indústria de mineração. As reservas do complexo foram estimadas em 4,2 bilhões de toneladas de minério de ferro com uma vida útil estimada de 30 anos.

Em 2017, a empresa deu mais um passo à frente na consolidação de sua estratégia de investimentos – a participação em empresas líderes de segmentos maduros da economia, que apresentem taxas de retorno consistentes e de longo prazo. A Bradespar (ações BRAP3, BRAP4) realizou a incorporação das controladas Antares e Brumado, renovou o Acordo de Acionistas da Vale extinguindo a Valepar, migrando a Vale para o Novo Mercado e vendeu todas as ações que detinha na CPFL.

De 2017 para cá, não tiveram eventos com alto impacto na história da empresa.

Quando BRAP3 e BRAP4 pagam dividendos?

Para saber quanto e quando Bradespar paga dividendos, você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações BRAP3, BRAP4 paga mais dividendos.

Qual a diferença entre BRAP3 e BRAP4?

A principal diferença entre elas é que as ações ordinárias (ON) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (PN) possuem preferência na distribuição dos resultados. Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.