Ações Minerva BEEF3

Minerva Foods SA

A Minerva (ações BEEF3) tem atuação na comercialização de carne in natura, couros, derivados e na exportação de gado vivo, além de atuar no processamento de carnes. Uma das maiores empresas de carne bovina do Brasil e do Uruguai, e atualmente, é a maior exportadora de carne bovina do Paraguai, Colômbia e Argentina, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Ver mais

Conheça Minerva ações BEEF3

Minerva é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do ticker BEEF3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Minerva Foods (ações BEEF3) é uma empresa que se destaca pela sua presença consolidada em produção e comercialização de carne in natura e derivados, exportação de gado vivo, processamento de carne e couros na América Latina. A companhia dispõe de 26 plantas de abate e desossa, 10 frigoríficos, 1 planta de processamento, 9 centros de distribuição e 15 escritórios internacionais.

Os segmentos da Minerva (ações BEEF3) são os seguintes:

  • Minerva Live Cattle Export (responsável pela exportação de gado vivo para outros países);
  • Minerva Leather (comercialização de couro para as indústrias automotivas, moveleiras, calçadistas, entre outras);
  • Minerva Biodiesel (produção de energia sustentável com sebo bovino, fortalecendo o compromisso da empresa com a sustentabilidade);
  • Minerva Casings (comercialização de envoltórios naturais para a produção de alimentos defumados, cozidos e curados);
  • Minerva Ingredients (produção de ração animal com valor nutricional);
  • Minerva Foods Asia (responsável pela importação e exportação de proteína animal, com escritórios no Brasil e Austrália); e, finalmente;
  • Minerva Energia (realiza a gestão da matriz energética para as matrizes da empresa no Brasil e no exterior, sendo uma fonte de energia limpa e sustentável).

A partir de todos esses segmentos, é possível observar que o campo de atuação da companhia é vasto e sua preocupação com a sustentabilidade e preservação ambiental é presente e muito bem vista pelo Mercado.

A Minerva Foods (ações BEEF3) pode ser encontrada nos mercados através dos produtos de seu portfólio, como a linha Estância 92, Minerva Angus, Minerva Seleção, Minerva Do Mestre e Azeite Alma Lusa. No exterior, a Minerva atua com as marcas Ana Paula Black Angus, Frigomerc, Cabaña Las Lilas, Aberdeen, Frigomerc Angus, Frigomerc Organic, Gran Prado, Pul e Pul Organic.

As perspectivas para a empresa são pautadas em seu crescimento sustentável, através da criação de novos produtos para o portefólio, conquistar novos clientes e expandir a sua atuação no Brasil e em mercados internacionais. Tudo isso deve ser feito com responsabilidade financeira e ambiental, bem como por meio da redução de custos operacionais, a exemplo da Minerva Energia que consegue reduzir custos no segmento de energia elétrica para a empresa.

História da Minerva Foods

A jornada do empreendimento começa em 1957, ano no qual a Família Vilela de Queiroz começou a criar gado e prestar serviços de logística para transportar animais de fazendas para abatedouros.

Depois de anos de atuação nesse mercado, em 1992, a Família Vilela de Queiroz adquire o Frigorífico Minerva do Brasil S.A., uma unidade para abate e desossa, na cidade de Barretos, em São Paulo.

Em 2003, a empresa começou a exportar gado vivo em uma de suas filiais, a qual localizava-se no Pará. Depois disso, a Minerva passou a adquirir unidades em diversos estados do país para marcar a sua presença no território nacional, como a aquisição de uma unidade industrial em Palmeiras de Goiás (Goiás), em 2004, e uma unidade de abate, em Batayporã (Mato Grosso do Sul), em 2006 e outra em Araguaína (Tocantins), em 2007.

Em 2007, a empresa abre o seu capital na agora conhecida como B3, a Bolsa de Valores nacional, ações BEEF3. No ano seguinte, 2008, a Minerva abre sua primeira unidade no exterior, na cidade de Assunção (Paraguai).

Outras aquisições foram feitas em outros estados brasileiros, fazendo com que a Minerva chegasse em Santa Catarina, Roraima, Espírito Santo, Distrito Federal e Mato Grosso. Em 2011, a companhia abre outra unidade no exterior, no Uruguai, a qual se chamava Frigorífico Pul. No ano seguinte, 2012, a empresa adota o atual nome, Minerva Foods S.A., e inaugura uma unidade no Paraguai, chamada Frigomerc.

No ano de 2015, a empresa chega na Colômbia, com a aquisição do Frigorífico Red Cárnica, na cidade de Montería. Em 2016, inauguram-se mais dois centros de distribuição da empresa em solo internacional: em Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). Ainda nesse ano, ocorreu a aquisição da empresa IMTP, na Austrália, cujo nome foi mudado para Minerva Foods Asia. Além disso, constrói-se a Minerva Energia, segmento da companhia que atua na comercialização de energia elétrica.

Em 2017, a empresa cria a ramificação Minerva Foods Europe, na Inglaterra, e abre um escritório executivo em Singapura. Em 2018, foi criada uma subsidiária da companhia, chamada Athena Foods, responsável por controlar as operações da Minerva na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

BEEF3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Minerva foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações BEEF3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de Minerva é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 44.16% das ações BEEF3 de Minerva estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BEEF3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações BEEF3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Minerva possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e da proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando melhores práticas empresariais.

Dividendos BEEF3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Minerva na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.