Ações ANIM3

Anima

Anima Holding SA

A Anima é um grupo empresarial educacional paulista conta com aproximadamente 100 mil alunos e está presente em cinco estados com quatro instituições: Una, Universidade São Judas, UniBH e UniSociesc. Também são parte do grupo a Escola Brasileira de Direito, a HSM Educação Executiva e a filial brasileira da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo. Ver mais

Conheça a Anima ações ANIM3

A Anima é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código ANIM3 na B3.

Indicadores ANIM3

  • CotaçãoR$ 5,60

  • P/L-7,2

  • LPA-0,78

  • P/VPA0,84

  • VPA6,66

  • DY0%

A Ânima Educação (ações ANIM3) é um dos maiores grupos educacionais do país, com mais de 140 mil estudantes matriculados em suas unidades de ensino distribuídas entre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe.

Apesar de contar com unidades na região nordeste e centro oeste do país, a Ânima (ações ANIM3) concentra a sua operação nas regiões sul e sudeste.

Após colocar em prática uma forte política de expansão por meio da aquisição de outras instituições de ensino superior, a Ânima Educação é atualmente responsável pelas seguintes marcas:

  • UNA.
  • UNISOCIESC.
  • Universidade São Judas.
  • UNIBH.
  • AGES.
  • UNICURITIBA.
  • UNISUL.
  • FASEH.
  • UNIFG.
  • Inspirali.
  • HSM.
  • Ebradi.

Atualmente a Ânima Educação é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país, com cursos de graduação presencial e à distância EAD.

História da Ânima

A trajetória da Ânima Educação (ações ANIM3) iniciou-se em maio de 2003, por meio da aquisição da Minas Gerais Educação Ltda, mantenedora do Centro Universitário Una, com sede em Belo Horizonte é reconhecida como uma das mais conceituadas instituições de ensino da capital mineira.

Fundada pelos empresários Daniel Faccini Castanho, Maurício Nogueira Escobar e Marcelo Battistella Bueno, a Ânima Educação (ações ANIM3) dedicou os seus primeiros anos de existência na recuperação e reestruturação administrativa, acadêmica e financeira do centro universitário UNA.

Três anos após a sua chegada ao mercado, a Ânima expandiu as suas fronteiras, investindo na aquisição da Associação Educacional do Litoral Santista – AELIS, mantenedora do Centro Universitário Monte Serrat, também conhecido como Unimonte.

Assim como a aquisição anterior na capital mineira, a primeira unidade paulista da Ânima Educação também precisou passar por um período de reorganização e reestruturação financeira, acadêmica e administrativa.

Após seis anos no mercado, desta vez em 2009, a Ânima Educação (ações ANIM3) decidiu ampliar a sua atuação mais uma vez na capital mineira, incorporando o Centro Universitário de Belo Horizonte, o UniBH, ao seu rol de unidades de ensino.

Após as três primeiras aquisições, o Grupo Ânima (ações ANIM3) manteve-se no mercado sem realizar nenhuma operação de expansão e aquisição durante quatro anos, até que em 2013, a Ânima adquiriu 100% de participação da HSM.

Na época a HSM com mais de 30 anos de história, era considerada como um dos maiores ecossistemas de educação executiva do país, sendo referência em toda a América Latina.

Vale destacar, que além de oferecer serviços educacionais, a HSM atuava no planejamento e promoção de grandes eventos de negócios e gestão empresarial.

No mesmo ano da aquisição da HSM, ou seja, em 2013, a Ânima Educação (ações ANIM3) decidiu listar as suas ações na Bolsa de Valores, estreando no segmento de Novo Mercado, onde estão listadas as empresas com maior grau de governança corporativa.

Naquela oportunidade, o Grupo Ânima (ações ANIM3) arrecadou pouco mais de R$ 468 milhões de reais, com o objetivo de fortalecer e preparar o caixa para novas aquisições.

Pouco tempo após o IPO na bolsa de valores, B3 (B3AS3), na qual suas ações ANIM3 são negociadas, a Ânima Educação anunciou a compra da Universidade São Judas, uma das instituições de ensino superior mais respeitadas do estado de São Paulo, em razão do seu rigor acadêmico e qualidade do corpo docente.

Após consolidar a sua presença na capital mineira e também no estado de São Paulo, a Ânima Educação (ações ANIM3) decidiu expandir suas fronteiras regionais em direção à região sul do país, adquirindo em 2016, a Sociedade Educacional de Santa Catarina, localizada na cidade de Joinville.

No mesmo ano, o grupo Ânima reforçou a sua presença em terras mineiras, adquirindo a Alis Educacional e a Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Ainda em 2016, o grupo educacional firmou parceria para trazer a São Paulo a rede internacional de culinária francesa Le Cordon Bleu e inaugurou três novas unidades da Universidade São Judas.

Para fechar um ano marcado por fortes aquisições, a Ânima Educação (ações ANIM3) adquiriu a Faculdade Divinópolis, em Minas Gerais, o Cesuc, na cidade de Catalão, Goiás, e a Faculdade Jangada, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Dando continuidade ao seu plano de expansão, a Ânima Educação adquiriu em 2019, a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL e da Administradora Educacional Novo Ateneu Ltda., mantenedora do Centro Universitário – UNICURITIBA, dentre outras instituições de ensino.

Anima na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Anima foi realizado em 2013 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações ANIM3, que são suas ações ordinárias.

Pontos importantes de analisar para as ações da Anima é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Anima que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 71,67% das ações ANIM3 de Anima estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de ANIM3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações ANIM3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Anima possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações ANIM3?

Para declarar as ações da Anima no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "09.288.252/0001-32";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "ANIM3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Anima pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Anima na aba "dividendos" aqui na página da empresa.