Ações Ambipar AMBP3

Ambipar Participações E Empreendimentos SA

O Grupo Ambipar possui atuação no Brasil e exterior, e um amplo portfólio de serviços ambientais, destacando-se principalmente pela valorização de resíduos e respostas a emergências ambientais, baseadas no princípio da sustentabilidade. Ver mais

Conheça Ambipar ações AMBP3

A Ambipar é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker AMBP3 na B3.

Indicadores AMBP3

  • CotaçãoR$ 29,94

  • P/L21,25

  • LPA1,41

  • P/VPA3,27

  • VPA9,15

  • DY1,01%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Ambipar é uma empresa brasileira de capital aberto do segmento de serviços ambientais, fundada no ano de 1995 e que tem a sua sede na cidade de São Paulo.

Sendo uma multinacional, ela atua em outros países, sendo líder no segmento de gestão ambiental e resposta de emergência a acidentes empresariais e ambientais.

Os produtos e serviços da companhia compreendem toda a cadeia de valor, mas o seu foco é ajudar outras empresas a melhorarem os seus indicadores ESG.

Para fazer isso, a Ambipar atua na gestão total de resíduos, fazendo o tratamento, reuso, reparo e reciclagem de materiais diversos e com potencial de causarem problemas.

Quanto à resposta de emergência, a empresa é capaz de controlar acidentes químicos ou causados por poluentes, incêndios e emergências em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, indústrias e desastres naturais.

Para ser capaz de atender a ambas as áreas de atuação, a empresa possui um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e divide sua operação em duas subsidiárias.

  • Ambipar Environment, para gestão e valorização de resíduos, coprocessamento, logística, manufatura e proteção de marca, coleta e transporte de resíduos.
  • Ambipar Response, que cuida da prevenção de acidentes, treinamentos, resposta a emergências, desinfecção de ambientes e serviços industriais.

Vale ressaltar que a companhia também vende equipamentos de combate a incêndios, softwares de gestão e outros produtos ambientais.

História da Ambipar

A história da Ambipar se iniciou no ano de 1995 com a criação da Environment Services pelo empresário Tércio Borlenghi Júnior, atual presidente do Conselho de Administração.

Nos próximos anos a empresa se focaria na consolidação dos seus serviços, tanto pela criação da Hazmat Logistics em 1995 até a criação enfim da Ambipar Response.

Em 2010, para simplificar as operações da companhia, foi criada a holding Ambipar, agregando todas as participações envolvendo o grupo Ambipar.

Já no ano de 2011 a companhia iniciou as suas atividades de logística reversa, adquirindo 51% da Descarte Certo. Neste ano também ocorreu a aquisição de 100% da SOS Cotec.

Já no ano seguinte, com o objetivo de continuar a expansão do segmento de atendimento à emergência, ocorreu a aquisição de 51% de participação da Emergência Participações.

Neste mesmo ano também aconteceu a criação do Centro de Serviços Compartilhados, para melhorar a gestão de processos internos da companhia.

Três anos depois, em 2015, aconteceu uma parceria com a Pró-Química, para a ajudar a central de atendimento da Abiquim (Associação Brasileira das Indústrias Químicas).

O ano de 2016, por sua vez, foi marcado pela aquisição da Ecosorb, que tinha o objetivo de expandir o atendimento à emergência no modal marítimo.

Um ano depois a empresa celebrou a aquisição da Braemar Response, a primeira empresa de atendimento emergencial do mundo, e também da brasileira WGRA.

Um ano depois aconteceu a aquisição do restante da Descarte Certo e em 2019 houve a aquisição da Atmo Hazmat para trabalhar no modal rodoviário.

Por fim, no ano de 2020 Ambipar comemorou mais dois grandes feitos, a abertura na bolsa de valores brasileira e o início das operações nos Estados Unidos com a aquisição de 4 empresas.

Outras informações

A companhia atua em 18 países e possui mais de 300 bases. A maioria dessas bases está na América do Sul, mas existem 7 nos Estados Unidos, 8 na Europa e 3 na África.

Ambipar na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Ambipar foi realizado em 2020 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações AMBP3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da Ambipar é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da Ambipar que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 38,83% das ações AMBP3 de Ambipar estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de AMBP3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações AMBP3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, Ambipar possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações AMBP3?

Para declarar as ações da Ambipar no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "12.648.266/0001-24";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "AMBP3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Ambipar pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Ambipar na aba "dividendos" aqui na página da empresa.