Ações Alupar ALUP3, ALUP4, ALUP11
Alupar Investimento SA
☆☆☆☆☆A Alupar (ações ALUP3, ALUP4) é uma holding de controle nacional privado que atua nos setores de transmissão e geração de energia elétrica, seu foco tem como objetivo o investimento e desenvolvimento em projetos de geração e transmissão de energia, participações no Brasil, Colômbia e no Peru. Ver mais
Conheça Alupar ações ALUP3, ALUP4, ALUP11
SETOREnergia Elétrica
SEGMENTO Energia Elétrica
CNPJ
PÁGINA NA B3Ver site
FUNDADO
IPO
VALOR MERCADO
PÁGINA DE RIVer site
SITE OFICIALVer site
A Alupar (ações ALUP3, ALUP4, ALUP11) é uma holding privada, que atua no setor elétrico e que opera na transmissão e geração de energia.
Um dos queridinhos pelos investidores, o setor elétrico é um dos setores da bolsa de valores no qual apresenta como suas principais características a perenidade (apresentam uma demanda constante), uma geração de caixa previsível e forte, e também, ótimas empresas pagadoras de dividendos aos acionistas. Tal setor, abrange por volta de 7% do índice Ibovespa.
Essa categoria da bolsa de valores, apresentam subsetores:
- Produção/Geração de energia.
- Distribuição de energia.
- Transmissão de energia.
A Alupar investimento S.A. (ações ALUP3, ALUP4), no meio do ano de 2007, realizou uma reorganização societária, através de investimentos, e com isso conseguiu ter participação acionária das seguintes empresas de transmissão do setor: ECTE, ERTE, ENTE, ETEP, EATE, ETES, STC, STN, Lumitrans, dentre outras, e também do setor de geração, como a Foz do Rio Claro, Queluz, Lavrinhas e Ijuí. Participação acionária esta, que pertencia ao Grupo Controlador.
Logo após, entre 2008 e 2011, leilões feitos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a empresa passou a deter concessões de outras empresas e também a autorização para implantar na Colômbia a PCH Morro Azul.
No ano de 2014 a 2016, a companhia saiu vitoriosa os 3 anos seguidos com lotes do leilão realizado pela ANEEL: Lote C (ELTE) do leilão 001/2014, Lote I (ETAP) e T (ETC) do leilão 13/2015, e mais 3 lotes que vinham a ser conquistador no ano seguindo.
Além disso, ainda em 2016, a Alupar conseguiu ganhar o processo de licitação UPME 07-2016, através da sua controlada Alupar Colômbia.
2017, foi um ano importante para a associação, ano no qual ela conquistou o Lote 19 (TSM) novamente do leilão da ANEEL, lote esse que concedia a Alupar instalações de transmissão, e também nesse ano e não menos importante, a empresa adquiriu a participação como sociedade na Transmissora ETB e EDTE.
E a Alupar continuou se expandindo e conquistando leilões. Esta solidificação que aconteceu na empresa, fez com que ela tenha 7.929 km de linhas transmissoras de energia separadas em 30 empresas e, além disso, detém 9 usinas hidrelétricas com uma capacidade total de 588,3 MW e cinco parques geradores de um complexo eólico com capacidade de 98,7 MW.
Fatos e curiosidades sobre Alupar
A Alupar é uma holding privada (empresa que detém a posse majoritária de ações de outras empresas). Teve seu IPO (oferta pública inicial) em 2013, ano em que entrou na bolsa de valores brasileira. A companhia está presente em 3 países da América do Sul: Brasil, Colômbia e Peru.
A Alupar é favorável à sustentabilidade, apresentando a energia renovável como suas principais fontes de geração de energia para abastecer a eletricidade do país. Apesar de eventuais impactos que possa vir acontecer com a instalação de hidrelétricas e outros projetos, a empresa se pronuncia dizendo que seus empreendimentos são de benefício a todos, e que só tem a acrescentar na região, pois é um fator importante para: a geração de novos empregos, crescimento econômico e são fontes de energia renováveis. E também, a companhia realiza programas importantes de questão ambiental em tais regiões, como reposição florestal, monitoramento da fauna e da flora e plano de compensação ambiental.
Em relação a sua perenidade, a Alupar apresenta contratos de concessão com duração de 30 anos, com isso é possível prever receitas estáveis no qual proporciona a empresa uma quantia previsível para sustentar seus investimentos futuros.
A administração de tal sociedade tem cerca de 25 anos de experiência no setor de infraestrutura brasileiro, em especial nos desenvolvimentos de projetos de transmissão e geração de energia. Em seus projetos e suas instalações novas, são umas das mais “Top” do mercado, por serem modernas e com maior eficiência nas operações.
A Alupar também cita em seu site suas estratégias pautadas, que consistem:
- Prospectar e elaborar minuciosamente projetos de investimentos para assegurar o maior retorno com menor risco possível.
- Incentivar novos investimentos em geração com foco em PCH (Pequena Central Hidrelétrica), parques eólicos e centrais fotovoltaicas.
- Participar ativamente dos próximos leilões de concessão de transmissão e geração no Brasil.
- Desenvolver parcerias estratégicas com outras empresas do setor.
- Financiamento individualizado dos projetos de suas Subsidiárias.
Com isso fica claro as intenções da Alupar e suas visões para seu futuro.
Quando ALUP3, ALUP4 e ALUP11 pagam dividendos?
Para saber quanto e quando Alupar paga dividendos, você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações ALUP3, ALUP4, ALUP11 paga mais dividendos.
Qual a diferença entre ALUP3, ALUP4 e ALUP11?
A principal diferença entre elas é que as ações ordinárias (ON) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (PN) possuem preferência na distribuição dos resultados. As Units são formadas pelos dois tipos. Criamos um artigo bem completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, para acessar o artigo basta clicar aqui.
Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.
Para participar da comunidade você precisa estar logado na sua conta.