Tenda (TEND3) propõe redução de capital para absorção de prejuízos

Escrito por:

Beatriz Stanis

O Conselho de Administração da construtora Tenda (TEND3) tomou a decisão de submeter à Assembleia Geral Extraordinária uma proposta de redução do capital social da empresa, com o objetivo de absorver os prejuízos acumulados. Importante destacar que essa redução não implicará o cancelamento de ações nem a restituição de qualquer valor aos atuais acionistas da companhia. A informação foi oficialmente divulgada em um comunicado enviado ao mercado na noite de quarta-feira, 4 de outubro.

A assembleia extraordinária está programada para ocorrer no dia 16 de novembro de 2023.

A proposta de redução de capital envolve o montante de R$ 419.475.577,11, correspondente aos prejuízos acumulados reconhecidos nas Informações Financeiras Trimestrais da empresa, referentes ao período encerrado em 30 de junho de 2023. Este processo será executado por meio de um lançamento contábil, onde o valor será debitado da conta "capital social" e creditado na conta "prejuízos acumulados".

A administração da Tenda justificou a medida, afirmando que a redução de capital pode trazer benefícios adicionais aos acionistas. Entre esses benefícios estão a possibilidade de futuras distribuições de dividendos, condicionadas à apuração de lucros nos exercícios seguintes, bem como o restabelecimento do equilíbrio entre o nível de capital e o patrimônio da empresa.

No caso de aprovação da redução de capital pelos acionistas durante a assembleia, o capital social da Tenda será ajustado para R$ 910.728.801,38, dividido em 123.094.246 ações ordinárias, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal. Esta decisão reflete os esforços da empresa para fortalecer sua situação financeira e reequilibrar sua estrutura de capital.

Mais lidas da semana