A Siemens Energy anunciou nesta quarta-feira (4) que fechou contratos de mais de R$ 300 milhões para revitalizar os ativos de transmissão da Eletrobras (ELET3).
Os projetos, que serão finalizados até 2027, vão melhorar a segurança e resiliência do sistema energético, além de aumentar a capacidade de escoamento de energia.
Um dos contratos envolve a modernização da subestação Grajaú, responsável por quase 40% da energia fornecida ao Rio de Janeiro.
A previsão é de que a obra seja concluída no segundo semestre de 2027, com a troca de equipamentos antigos por tecnologias mais eficientes, que também reduzem custos e emissões de carbono.
No Nordeste, a Siemens Energy vai fornecer novos equipamentos para a linha de transmissão da Eletrobras em Imperatriz (MA).
A entrega está prevista para o final de 2025, com a expectativa de trazer mais estabilidade ao sistema elétrico e aumentar a capacidade de transmissão.
Além disso, a empresa vai instalar 46 novos interruptores, beneficiando as regiões do Maranhão, Pará, Mato Grosso e Rondônia, melhorando a resiliência nessas áreas.
Outro projeto da Siemens Energy é a implementação de um sistema de monitoramento de gases dissolvidos em óleo isolante para os transformadores nas subestações de Porto Velho (RO) e Araraquara (SP), melhorando o controle e a operação dos sistemas de alta tensão (HVDC).
Mural de discussão
Clique e deixe seu comentário sobre o que você achou desta matéria.