Você já leu ou pelo menos ouviu falar no livro “Quem pensa, enriquece”, escrito pelo autor americano Napoleon Hill e que foi lançado no ano de 1937?

Este é um dos livros mais influentes no meio dos investimentos e para quem quer aprender a ter uma mentalidade de riqueza. Um best-seller com mais de 30 milhões de vendas.

Portanto, quem quer começar a investir, precisa adquirir conhecimento. Pensando nisso, decidimos fazer um breve resumo desta obra que é uma leitura recomendadíssima.

Quem é Napoleon Hill?

O autor de “Quem pensa, enriquece” e também de outro livro muito influente no meio financeiro, “Mais esperto que o Diabo”, Napoleon Hill nasceu em 1883 e morreu em 1970.

A sua obra é classificada como primariamente de autoajuda, e é calcada nas suas experiências fracassadas de empreendedorismo, e como ele nunca desistiu.

Em sua biografia também constam alegações de que ele teria sido assessor do ex-presidente americano Franklin D. Roosevelt, na época da primeira guerra.

Um marco na biografia de Napoleon Hill foi sua designação para entrevistar o industrialista e filantropista Andrew Carnegie em 1908, um dos homens mais poderosos de sua época.

Andrew teria então desafiado ao jovem Napoleon a entrevista outras pessoas ricas para que ele pudesse então descobrir qual era a fórmula do sucesso delas.

Napoleon teria então, supostamente, entrevistado mais de 16 mil pessoas, incluindo 500 das pessoas mais ricas do seu tempo, para poder entender o segredo da riqueza.

Resumo de “Quem pensa, enriquece”

Este livro funciona como um discurso de autoajuda que busca colocar na mente do leitor que ele é capaz de alcançar a riqueza se ele tiver ela como um objetivo.

Ele cita o exemplo de várias pessoas muito ricas e explica o porquê de elas terem alcançado tanta riqueza. E que tudo estava relacionado a sua atitude com a vida.

Ao todo o livro é dividido em 13 capítulos que são chamados de “passos”. Cada capítulo é um passo em direção a tão sonhada riqueza que o leitor almeja.

Esses capítulos são:

  • Passo nº 1 em Direção à Riqueza: Desejo;
  • Passo nº 2 em Direção à Riqueza: Fé e Confiança;
  • Passo nº 3 em Direção à Riqueza: Autossugestão;
  • Passo nº 4 em Direção à Riqueza: Conhecimento Especializado;
  • Passo nº 5 em Direção à Riqueza: Imaginação;
  • Passo nº 6 em Direção à Riqueza: Planejamento Organizado;
  • Passo nº 7 em Direção à Riqueza: Decisão;
  • Passo nº 8 em Direção à Riqueza: Persistência;
  • Passo nº 9 em Direção à Riqueza: Poder da “Mente Superior”;
  • Passo nº 10 em Direção à Riqueza: Mistério da Transmutação Sexual;
  • Passo nº 11 em Direção à Riqueza: O Subconsciente;
  • Passo nº 12 em Direção à Riqueza: O Cérebro;
  • Passo nº 13 em Direção à Riqueza: O Sexto Sentido.

Cada um destes capítulos é estruturado de forma bastante metódica. Além de terem o conteúdo principal dividido em subtítulos, eles sempre concluem com um resumo.

Este resumo são os “pontos a fixar”. Em outras palavras, são as lições mais importantes que o leitor deve se atentar a respeito da leitura para compreender os seus ensinamentos.

Isso demonstra a preocupação de Napoleon com a didática.

Vale destacar que o livro também conta com uma introdução explicando a força do pensamento “Pensamentos são coisas”.

O que ensina “Quem pensa, enriquece”?

Essa obra de Napoleon Hill é um enorme conjunto de pensamentos a respeito do porquê algumas pessoas enriquecem e outras têm tanta dificuldade de fazê-lo.

O texto é recheado de listas que enumeram pontos importantes que uma pessoa deve prestar atenção na sua vida para não se deixar limitar quanto ao pensamento.

Alguns exemplos são:

  • Qualquer um Pode Aprender Persistência, visto no capítulo 8. São 8 pontos chave para se tornar uma pessoa persistente;
  • Onze Segredos da Liderança, encontrado no capítulo 6. São os 11 pontos de acordo com o autor que devem ser almejados por quem deseja ser um líder;
  • Onde Encontrar Conhecimentos, encontra no capítulo 4. Napoleon cita 5 lugares onde se pode buscar conhecimento, tal como a biblioteca;
  • Seis Passos Que Transformaram os Desejos em Ouro, encontrado no capítulo 1. A primeira lista que explica o mindset básico para obter riqueza.

Em resumo, o livro possui um cunho muito forte de autoajuda, explicando a importância de ter a mente no lugar, ser organizado e nunca desistir de ir atrás dos seus sonhos.

Napoleon também procura mostrar o como os nossos medos são reações ilógicas e como eles podem ser conquistados com uma boa autorreflexão sobre as suas origens.

No capítulo final ele enumera uma série de “álibis” que as pessoas usam para desistirem de tentar ou não se esforçarem. O objetivo é mostrar que tudo depende da iniciativa individual.

Por outro lado, Napoleon não se aprofunda em conhecimentos relacionados a investimentos em geral. Ele deixa subentendido que o sucesso nessas áreas começa pela atitude certa.

Pontos a fixar

Agora veja alguns pontos que são importantes que você fixe na sua mente quando estiver lendo “Quem pensa, enriquece”, ou caso esteja considerando a leitura.

  1. É um livro pequeno que pode ser lido rapidamente;
  2. Busca entender as motivações que levam alguns ao sucesso ou fracasso financeiro;
  3. Não existe aprofundamento em relação a conteúdo específico de investimento;
  4. Tem uma escrita bastante didática e uma edição que incentiva a releitura.

Vale a pena ler “Quem pensa, enriquece”?

Caso você esteja pensando em começar a investir, mas ainda não tenha experiência. Ou mesmo caso não se conheça muito bem como investidor: leia.

Este livro é altamente recomendado para quem precisa se organizar melhor quanto às suas ideias e objetivos para enfim começar a ganhar dinheiro.

O seu conteúdo é abrangente e serve tanto para quem quer começar como um empreendedor ou investidor, como também para quem já possui experiência no ramo.

Também é possível utilizar as lições ensinadas pela obra para lidar com outros aspectos da vida e se tornar uma pessoa mais eficiente naquilo que faz.

Por fim, como este é o livro mais famoso do autor, pode servir de porta de entrada para suas outras obras que também seguem a mesma linha.



Ver livro na Amazon