Todo investidor deveria ler o livro “O jeito Peter Lynch de Investir”. Seja este um investidor novato que esteja comprando suas primeiras ações, ou investidor experiente.

Isso porque conhecer a trajetória e os métodos de grandes investidores, como o Peter Lynch, serve para compreender melhor qual é o caminho do sucesso pessoal.

Este livro, em particular, é também uma obra contemporânea muito famosa e importante. Então, se você quer saber mais sobre ela, leia este super resumo que fizemos.

Peter Lynch e John Rothchild, autores de “O jeito Peter Lynch de Investir”

Peter Lynch é um dos maiores investidores de todos os tempos. Ele é americano e nasceu em 1944 na cidade de Newtown, em Massachusetts.

Quando era pequeno conseguiu multiplicar o valor investido em uma ação, a “Flying Tiger  Airways", em mais de 10 vezes. Ele havia investido suas economias nela.

Por outro lado, apesar de ter tanta experiência com investimento, sua formação é em história, filosofia e psicologia, sendo um mestre em Administração.

O feito pelo qual é mundialmente conhecido foi o fato de ter conseguido uma média de mais de 28% de rendimento anual do fundo de investimentos que ele geriu entre 1977 e 1990.

John Rothchild, por sua vez, era um escritor americano nascido em 1945 e falecido em 2019 que se especializou em escrever sobre assuntos relacionados a finanças.

Junto de Peter, John chegou a escrever mais dois livros ao longo dos anos.

Resumo de “O Jeito Peter Lynch de Investir”

“O jeito Peter Lynch de Investir” é um livro que compreende todas as filosofias de investimento que Peter defendeu a sua vida inteira.

Neste livro, que tem um conteúdo bastante robusto, Peter resume tudo que ele sabe sobre investimentos, abordando os assuntos mais diversos de uma forma bem completa.

O seu conteúdo, por outro lado, é dividido em 3 partes, são elas:

  • PARTE I - Preparando-se para investir: O autor elabora tudo que é necessário para começar a investir em, desde considerações até mindsets;
  • PARTE II - Selecionando os vencedores: Neste capítulo ele explica os princípios para escolher uma ação e os pontos que devem ser analisados;
  • PARTE III - A visão de longo prazo: Neste último capítulo ele desmente falsas verdades, fala sobre diversificação e tendências.

Vale destacar que cada uma destas partes é dividida em dezenas de capítulos e subcapítulos que abordam temas diferentes e muito importantes para qualquer investidor.

3 investimentos a se evitar, diz “O jeito Peter Lynch de Investir”

Um conhecimento muito útil e interessante que pode ser encontrado neste livro, é sobre os tipos de investimentos que devem ser evitados, ou no mínimo, vistos com muita cautela.

O livro fala de alguns, mas vamos falar sobre três deles, os principais. Veja:

  • Ações destacadas: Aquelas que todos os grandes players do mercado e instituições estão recomendando a compra;
  • Empresas que são a próxima alguma coisa: Promessas de crescimento absurdo comparando uma empresa pequena com outra grande e bem consolidada;
  • IPOs: Diferente do que muitos dizem, IPOs são um mal momento para investir em uma ação, pois ainda faltam informações suficientes sobre o negócio.

Em relação às ações destacadas, geralmente elas tratam-se de uma armadilha especulativa. Não há motivo para grandes analistas indicarem boas ações.

Eventualmente, uma vez que todos tenham comprado, logo o valor da ação destacada cai assim que as pessoas percebem que a empresa não tem o valor prometido.

O mesmo vale para aquelas empresas que prometem ser a próxima “Microsoft”, “Apple”, “Amazon”, ou qualquer outra empresa grande. Não há garantias disso sem dados.

No caso dos IPOs, é o mesmo conceito das empresas que são promessas. Na realidade, a maioria dos IPOs perdem muito do seu valor nas semanas posteriores à abertura.

6 tipos de ações em “O jeito Peter Lynch de Investir”

Outro conhecimento muito proveitoso encontrado neste livro é a explicação que o Peter Lynch dá sobre as ações. Ele as classifica em seus tipos. Vamos ver a seguir.

1. Ações de crescimento lento

São ações de grandes empresas que já atingiram o seu pico de crescimento no setor e não possuem mais possibilidade de multiplicar o seu valor muito em pouco tempo.

Geralmente esse tipo de ação é muito interessante para aqueles investidores que querem receber o pagamento de dividendos constantes.

2. Ações confiáveis

Ações confiáveis também são ações de empresas muito grandes, geralmente de multinacionais bilionárias. O valor delas pode multiplicar, mas não de um dia para o outro.

A razão disso é porque, apesar de elas representarem empresas muito grandes, estas empresas ainda têm o potencial de alcançar o resto do planeta.

3. Ações de crescimento rápido

São ações de empresas de pequeno e médio porte, que podem ter taxas de crescimento muito alto, em média de 20% a 30% por ano.

O grande problema por trás destas ações é que elas se tratam de negócios arriscados e que podem não oferecer tanta segurança nos seus resultados. As preferidas de Peter.

4. Ações cíclicas

Crescem e se contraem de forma previsível todos anos por conta das volatilidades do mercado no qual elas estão inseridas.

A grande sacada é comprar essas ações no momento certo do ciclo, caso contrário o investidor pode acabar acumulando prejuízos indesejáveis.

5. Ações em recuperação

São um dos tipos mais difíceis de ações para se investir, pois elas são representadas por empresas que estão com dificuldades financeiras e em processo de recuperação judicial.

O grande problema é que empresas em recuperação judicial podem, não só se recuperarem e multiplicarem o valor do investimento, como também falirem.

6. Ação com ativos ocultos

Essas ações não são comuns, pois elas representam empresas que tenham algum ativo que apenas você conheça, e que é um ativo muito valioso.

Por conta disso, a avaliação que o mercado em geral faz dessa ação pode acabar sendo completamente errada.

Vale a pena ler o “Jeito Peter Lynch de investir”?

Uma das principais razões para se ler o “Jeito Peter Lynch de investir” é o fato de que o seu conteúdo é bastante abrangente e direto ao ponto.

Com esta leitura será possível aprender na prática o que se passa na cabeça de um dos maiores investidores de todos os tempos, com conteúdo iniciante e até mesmo avançado.

Ver livro na Amazon