Você já leu o livro “Investindo para vencer”? Você sabe do que fala esse livro ou o que esperar dele? Para quem quer investir, pode ser uma boa dica de leitura.

A verdade é que cada vez mais os brasileiros estão se interessando pela bolsa de valores, e isso significa que há muitos investidores novatos e sem conhecimento.

Conhecimento, por sua vez, é o ativo mais importante que todo e qualquer investidor deve possuir. E uma das melhores formas de obter conhecimento, é lendo livros, como esse.

Millie, autor de “Investindo para vencer”

Millie, tal como é conhecido João Bosco Oliveira Júnior, trata-se de um consultor de renda variável e autor de livros brasileiro. Sua obra é dedicada exclusivamente a investimentos.

Millie também ministra cursos de análise fundamentalista para investidores pessoa física por todo o país. Além de “Investindo para vencer”, ele também escreveu:

  • Invista e viva tranquilo;
  • Investir na bolsa? Tô fora: invista nas empresas.

Millie também é um dos principais colaboradores do site Bastter.com, que analisa desde investimentos em renda variada, como ações, até investimentos de renda fixa.

Atualmente ele é considerado uma das pessoas que mais entende de análise de empresas no Brasil. 

Resumo de “Investindo para vencer”

O livro “Investindo para vencer” trata-se de uma leitura rápida e bastante objetiva. Um livro escrito para iniciantes no mercado de ações.

O seu conteúdo, por conseguinte, é dividido em apenas 4 capítulos bem curtos, são eles:

  • Capítulo 1 - Diretrizes: Neste capítulo o autor fala sobre renda variável, diversificação, o que procurar em empresas a longo prazo e outros;
  • Capítulo 2 - Análise Fundamentalista: Uma breve explicação sobre esse método de avaliar uma ação, focando nos indicadores P/L, ROE e P/VPA;
  • Capítulo 3 - Uma noção de Contabilidade: Noções básicas de contabilidade para que o investidor possa analisar os papéis de uma empresa;
  • Capítulo 4 - Os 4 segredos para escolher uma empresa de Longo Prazo: No último capítulo o autor fala o que para ela é o principal na escolha de uma ação.

Vale destacar que o livro também possui uma rápida introdução, onde são expostos o objetivo da leitura, e também uma rápida conclusão, resumindo tudo que foi passado.

Indicadores podem não indicar a realidade

O principal ponto no qual o autor toca em relação a análise fundamentalista, é sobre o como as pessoas acabam utilizando diversos indicadores de forma errada.

Na realidade, o autor deixa bem claro que a maioria dos indicadores não servem para indicar se uma determinada empresa realmente vale aquele preço pela sua ação.

Avaliar o valor de uma ação por meio de fórmulas frias, como P/L e ROE, dependendo da empresa, pode acabar resultando em um investimento bastante ruim.

Por outro lado, o autor explica que existe uma forma correta de usar esses indicadores, mas eles nunca devem ser utilizados para se ter uma opinião definitiva.

Indicadores, afinal de contas, são apenas isso, eles apenas indicam uma tendência, mas geralmente são calculados com coleta de dados superficiais.

Um exemplo o qual o autor recorreu no seu livro, é em relação ao patrimônio imobilizado da empresa e também quanto a outros ativos intangíveis, como as marcas.

No caso de ativos como imóveis e maquinário, estes sempre se depreciam com o tempo contabilmente, e isso torna enviesado as análises feitas com indicadores.

Quanto às marcas, o seu valor nem é contabilizado. E isso é um problema, pois se uma empresa é dona de marcas famosas, o seu valor pode ser maior do que o mercado avalia.

Por fim, no capítulo sobre análise fundamentalista, o autor também oferece algumas dicas pessoais que ele utiliza para fazer os seus investimentos. Duas delas são:

  • Um simples acompanhamento te dará tranquilidade para continuar sócio de uma empresa, mesmo quando ela fizer um grande investimento;
  • No curto prazo, às vezes a cotação está inflada pela perspectiva de mercado pelo crescimento do lucro da empresa. Tome cuidado.

Geração de caixa é melhor do que lucro líquido

Este livro também aborda um pouco de leitura de contabilidade, apesar de não se aprofundar tanto. No caso, o autor se preocupa em explicar sobre a leitura do lucro líquido.

Um dos grandes problemas de quem faz análise de uma empresa sem o devido conhecimento, é acreditar que lucro líquido se trata de um bom indicador.

Na realidade, o lucro líquido não mostra se de fato o dinheiro entrou no caixa da empresa, ou mesmo qual foi o seu destino, tratando-se apenas de um dado contábil frio.

Muitos investidores se auto enganam investindo em empresas com um bom histórico de lucro líquido trimestral, sem de fato analisar de onde vem e para onde vai o dinheiro.

Para o autor, o mais importante é a geração de caixa. Ou seja, o dinheiro que de fato entra no caixa da empresa e que poderá ser usado para pagar dívidas ou dividendos.

Isso porque o lucro líquido de uma companhia pode ser em razão de vários fatores, inclusive fatores que não estão relacionados à atividade da companhia, como uma amortização.

Por outro lado, o dinheiro contabilizado em caixa é algo palpável, representa recursos financeiros que a companhia pode utilizar de fato. É o mais próximo da sua realidade.

Vale a pena ler “Investindo para vencer”?

Apesar de ser um livro bem pequeno, o seu conteúdo pressupõe um conhecimento prévio mínimo que o investidor precisa ter antes de decidir começar a sua leitura.

Quem ainda está começando no mundo dos investimentos, pode achar “Investindo para vencer”, uma leitura um pouco confusa às vezes, devido ao uso de várias siglas.

Entretanto, para aqueles que já tem alguma experiência investindo na bolsa, esse livro pode servir de guia e até mesmo elucidar muitas questões sobre a análise fundamentalista.

Na realidade, talvez até mesmo investidores experientes se impressionem com as informações contidas neste livro, e passadas de forma tão clara e objetiva.

Em resumo, esta obra mostra que entre a teoria e a prática sempre haverá alguma diferença. É apenas investindo e analisando profundamente que será possível entender o mercado de ações.

Ver livro na Amazon