Entenda o que é Tag Along e descubra porque ele é relevante em uma Análise Fundamentalista

Entenda o que é Tag Along e descubra porque ele é relevante em uma Análise Fundamentalista

Tag Along é uma proteção oferecida ao pequeno investidor em caso de venda do controle da empresa. Por meio dessa proteção, o sócio minoritário pode vender suas ações para o novo controlador por um valor próximo ou igual ao valor pago ao antigo controlador.

Não adianta contratar um seguro depois que o carro já colidiu. Do mesmo modo, considerar o risco da troca de gestão e se prevenir de antemão é algo que deve ser feito antes de tomar uma decisão de investimento.

Você sabe o que muitos investidores que tomam suas decisões visando o longo prazo tem em comum? Todos eles reconhecem a importância do Tag Along.

Este artigo tem como intuito auxiliar você, pequeno investidor, que deseja investir no seu futuro e sabe que esse caminho deve ser trilhado através do aprendizado.

Para te ajudar a entender o conceito de Tag Along e como ele pode ser importante em sua estratégia de investimentos, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Neste artigo você vai aprender:

  • O que significa Tag Along
  • Tag Along e sua importância
  • Free Float e Tag Along
  • Draft Along x Tag Along
  • Governança corporativa e Tag Along
  • Exemplos práticos

O QUE SIGNIFICA TAG ALONG?

Trata-se de um mecanismo previsto na Lei das S.A. no qual o novo controlador deve oferecer ao sócio minoritário com ações ordinárias (ON) no mínimo 80% do valor pago para o antigo controlador.

Esta condição está explícita no Art.254-A da referida lei, no seguinte trecho:

"A alienação, direta ou indireta, do controle de companhia aberta somente poderá ser contratada sob a condição, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente se obrigue a fazer oferta pública de aquisição das ações com direito a voto de propriedade dos demais acionistas da companhia, de modo a lhes assegurar o preço no mínimo igual a 80% (oitenta por cento) do valor pago por ação com direito a voto, integrante do bloco de controle."

Desse modo, os pequenos investidores podem ter os mesmos direitos que os grandes acionistas.

TAG ALONG E SUA IMPORTÂNCIA

Supondo que o site "Análise de Ações" seja uma empresa listada na bolsa de valores e que cada ação ON esteja valendo R$ 100,00.

Neste exemplo, consideremos que você tem 1 ação. No caso, se essas ações forem vendidas, quanto você vai receber?

Depende da porcentagem oferecida de Tag Along. Se for de 80% você terá o direito de receber R$ 80,00. "É como o colete à prova de balas do policial", afirma o pequeno e experiente investidor Rodinei Rempalski.

É interessante que ter em mente que estes "80%" são o mínimo necessário para que que esteja de acordo com a Lei das S.A. anteriormente citada.

E por que oferecer mais do que o mínimo exigido?

O fato de algumas empresas oferecerem mais do que o mínimo necessário pode ser um bom sinal de governança.

Dito isso, fica simples entender a importância deste benefício para o investidores que focam no longo prazo ou que acreditam na possibilidade de troca acionária. Por isso, esse conceito pode ser também relevante em sua análise fundamentalista.

FREE FLOAT E TAG ALONG

Muitos investidores que visam o longo prazo preferem ações ordinários por algumas das qualidades que já listamos neste artigo, como a Lei das S/A.

No entanto, é fundamental considerar também a liquidez dos papéis através do Free Float antes de decidir optar por uma ON. Você pode verificar isso facilmente acessando em nosso site a parte de análises.

Free Float e Tag Along

Caso precise aprender mais sobre Free Float para tomar decisões mais assertivas de investimentos, clique aqui e confira nosso artigo completo.

DRAFT ALONG X TAG ALONG

Neste ponto do artigo você já compreendeu o conceito de Tag Along e suas implicações. Enquanto Tag Along é a proteção para o pequeno investidor, Draft Along é praticamente o oposto.

O termo Draft Along, em uma tradução livre "arrastar junto" é um instrumento de proteção dos acionistas majoritários no momento de venda da controladoria ou, tecnicamente falando, "alienação das ações".

Trata-se de uma cláusula onde é determinado que os acionistas minoritários serão forçados a encerrar sua participação e vender suas ações quando o acionista majoritários decidirem.

Além de serem "arrastados juntos", deverão vender sua participação nos mesmos preços e condições. Você não quer ser obrigado a isso, né?

GOVERNANÇA CORPORATIVA E TAG ALONG

As ações PN não tem o direito a Tag Along assegurado por lei. Entretanto, dependendo do segmento de listagem da companhia na bolsa as ações preferenciais podem também ter este benefício.

Governança Corporativa e Tag Along

Quer saber mais sobre segmentos de listagem e governança corporativa? Aprenda neste artigo, clique aqui.

EXEMPLOS PRÁTICOS

Para finalizar este artigo, iremos listar alguns casos reais de mudança na controladoria e seu impacto para os investidores

  • AMBEV: Exemplo clássico onde os acionistas detentores de Tag Along foram beneficiados em 2004. A mudança no controle acionário à época foi responsável por uma valorização de mais de 40% nas ações ordinárias. Em contrapartida, as ações PN chegaram a acumular uma queda de 17%.
  • SADIA e ARACRUZ: Estas empresas estavam com sérios problemas pós crise de 2008, por conta de perdas relacionadas com o mercado de derivativos. Por isso, acabaram sendo adquiridas por outras empresas gerando hoje as conhecidas BR Foods (BRFS3) e Fibria (FIBR3). Antes das aquisições, o Tag Along fez o preço das ações ON disparar. E os acionistas detentores de PN, na época, receberam um valor bem menor.
  • USIMINAS: Há alguns anos a Siderúrgica Nacional começou a comprar ações da Usiminas. Resultado? Ações ON decolaram e PN foram na direção contrária.

CONCLUSÃO

Esperamos que com o conteúdo aqui carinhosamente selecionado possa ajudar você a tomar suas próprias decisões de modo cada vez mais assertivo e racional.

Caso este artigo tenha sido útil a você pedimos somente que compartilhe com pessoas queridas e que continue acompanhando o Análise de Ações. Em caso de dúvidas, basta deixar nos comentários.

Ir para o topo da página