10 mentiras que todo investidor já ouviu

Muitas mentiras são espalhadas por aí sobre investimentos. Com certeza você já ouviu algumas e nem percebeu que era mentira. Conheça as 10 mentiras que muitos investidores acreditam ou já acreditaram serem verdades, mas que não tem nada a ver.

A primeira mentira é que investir na bolsa vai te deixar rico. Apesar da bolsa não te deixar rico, ela é uma das formas mais poderosas para multiplicar seu dinheiro. O que vai te deixar rico mesmo, na verdade, é o seu trabalho. Através da bolsa você vai poder não ter a necessidade de trabalhar para sempre e poder ganhar tempo para viver como quiser, fazendo só o que você gosta.

A segunda mentira é que a bolsa é muito arriscada. Na verdade, arriscado mesmo é não investir na bolsa, as pessoas que perdem dinheiro na bolsa é porque na maioria das vezes investem da forma errada. Na verdade, especulam, o que é totalmente diferente de investir. Vejo muita gente comprando ações só porque viu notícias ou alguém falando em um grupo que elas vão se valorizar. Entretanto, nem sempre isso acontece e algum tempo depois de comprar, essas ações começam a cair e vem o medo, o que faz que essas pessoas vendam por um preço menor do que o de compra. Quando você investe em uma empresa por que é boa, uma queda momentânea do preço não significa nada, pois o seu foco está no longo prazo. Ter essa mentalidade de investidor vai reduzir muito o risco de investir na bolsa.

A terceira mentira é que só por que tem pouco dinheiro, tem que fazer investimentos mais arriscados. Via de regra quanto maior o risco maior a possibilidade de retorno, mas fazer investimentos mais arriscados sem conhecimento só vai te deixar com menos dinheiro ainda, isso nunca funcionou para ninguém.

A quarta mentira é que para investir na bolsa precisa estar ligado em todas as notícias do mercado o tempo todo. O que move a cotação das ações no curto prazo são as notícias, previsões de mercado e o movimento de grandes players. É complexo, caótico e não funciona investir diante dessas variáveis imprevisíveis, isso seria especulação. Se seus investimentos se pautarem nessas variáveis você certamente perderá dinheiro, cedo ou tarde. Não estou dizendo para você deixar de acompanhar as empresas, tenha sua estratégia, execute e monitore, mas não diariamente. Se você quer segurança ao investir precisa desenvolver uma mentalidade de investidor.

A quinta mentira é quando te falam para investir em tal empresa que o retorno é garantido. Não existe retorno garantido, cuidado! Nunca invista sem fazer a sua própria análise.

A sexta mentira é que é muito complicado e complexo investir na bolsa. Isso talvez explique por que temos poucos brasileiros investindo na bolsa de valores, muitos tem medo. Não há grandes mistérios ao investir na bolsa, o que pode levar a essa falsa percepção de complexidade é tentar encontrar padrões onde não existe, buscando as oportunidades do momento, a próxima Magazine Luiza. Esqueça as notícias, as manchetes de jornais e foque na empresa que você está investido.

A sétima mentira é que existe a melhor ou a pior hora para investir na bolsa. Talvez essa seja uma das maiores confusões que fazem por aí. A melhor hora de entrar na bolsa é o agora! Quanto antes você começar melhor, o poder do tempo é enorme! Mas é preciso paciência para permitir que os juros compostos atuem de maneira eficiente.

A oitava mentira é que você é velho demais para começar a investir na bolsa. Nunca é tarde demais para começar a poupar e investir, a expectativa de vida do brasileiro vem crescendo ano após ano, então tenha um bom planejamento para não ficar dependendo exclusivamente do governo.

A nona mentira é que para investir na bolsa precisa ter muito dinheiro. Na verdade, a bolsa de valores é o meio de investimentos mais democrático que existe, você consegue investir em empresas de pequeno e grande porte, de diversos setores diferentes e com pouco dinheiro, além de tudo isso ainda tem direito de receber dividendos.