Ações VAMOS VAMO3

Vamos Locacao de Camhs Mqns e Eqpmnts SA

A Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos (ações VAMO3) é uma empresa brasileira que atua majoritariamente, como o próprio nome indica, com a locação de longo prazo (5 anos em média) de caminhões, máquinas e equipamentos. Ver mais

Conheça VAMOS ações VAMO3

A VAMOS é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas sob o código VAMO3 na B3.

Indicadores VAMO3

  • CotaçãoR$ 15,44

  • P/L30,57

  • LPA0,51

  • P/VPA5,24

  • VPA2,95

  • DY1,27%

Originada com base na atuação da JSL Logística (ações JSLG3 na B3), o Grupo Vamos se trata de uma empresa líder na locação de caminhões, equipamentos e máquinas. Atualmente, a Vamos (código de negociação VAMO3) é uma empresa controlada pela holding Simpar (ações SIMH3 na B3), que controla outras 5 empresas independentes, atuantes no setor de transporte em linhas gerais, por meio de diferentes portes e modalidades.

Em linhas gerais, a Simpar consolidou as participações societárias detidas pela JSL Logística, sendo o Grupo Vamos uma dessas companhias.

O Grupo Vamos, propriamente dito, possui ampla presença nacional e segmenta sua atuação em 3 principais divisões:

  • Vamos Locação;
  • Vamos Concessionárias;
  • Vamos Seminovos; 

A partir disso, a Vamos (ações VAMO3) atende a diversos setores da economia nacional, a serem abordados a seguir. Em complemento, vale destacar a presença de uma ampla frota de ativos, atualmente, alugados para fins diversos. 

Adicionalmente, vale destacar a aderência da companhia aos padrões e normas ESG (Enviromental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança em português). Conhecidos como padrões de governança e atuação sustentável, as normas ESG possuem destaque crescente no mercado de capitais, dado que caracterizam as empresas que aderem aos mesmos como mais sustentáveis e transparentes em sua atuação e gestão. Assim sendo, a Vamos (ações VAMO3) adota múltiplas iniciativas ESG em sua atuação, a serem abordadas adiante. 

A trajetória do Grupo Vamos

Durante o ano de 1950, ocorreu o início da trajetória que resultou no surgimento tanto do Grupo Vamos quanto na criação das demais companhias controladas pela holding Simpar (ações SIMH3). No ano em questão, foi fundada a atual JSL Logística (JSLG3) e, no mesmo ano, a empresa adquiriu seu primeiro caminhão para iniciar sua atuação no setor logístico. 

Como consequência, a expansão da JSL resultou em novas linhas de negócios no setor logístico que mais adiante, consequentemente, resultaram na criação e consolidação de novas companhias, para otimizar a parte gerencial dos negócios. Dentre as companhias criadas, surgiu a Vamos (ações VAMO3). 

No ano de 1990, a atividade núcleo da Vamos foi iniciada, porém, ainda sem a existência da atual Vamos propriamente dita. Apesar disso, durante o ano em questão, foi firmado o primeiro contrato de aluguel tanto de caminhões quanto de maquinário. Adicionalmente a isso, ainda no mesmo ano, a empresa celebrou o primeiro contrato de compra de um ativo do cliente, para alugá-lo em sequência. 

Similarmente às demais companhias que, atualmente, são controladas pela Simpar, o grupo Vamos desempenhou amplas expansões em seus negócios, assim como se expandiu para novas linhas de atuação, em alinhamento com as frentes de negócios já existentes. Dessa forma, durante o ano de 2007, a companhia iniciou a aquisição das marcas de caminhões Transrio, Volkswagen e MAN em toda a região sudeste. Esse marco representou o início da atuação no segmento de concessionárias, assim como o início da atuação com o aluguel de caminhões e ônibus da Volkswagen / MAN. 

Ainda em referência ao segmento de caminhões e ônibus, a atuação nesse segmento foi novamente marcada por uma ampla expansão durante o ano de 2010. Nesse ano, a Vamos (código de negociação VAMO3), até então sobre outra nomenclatura, expandiu sua atuação com os veículos da VW / MAN tanto para a região Sul quanto para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Em sequência na trajetória da companhia, o ano de 2015 se trata do momento em que o atual Grupo Vamos foi, oficialmente, criado e consolidado. A partir disso, o objetivo da gestão se tratava de centralizar e viabilizar o crescimento das atividades de locações de veículos, assim como as atividades no segmento de concessionárias e lojas de veículos seminovos. 

É crucial destacar que, de forma generalizada, ao abordar o termo “veículos”, faz-se referência a veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, principalmente, assim como aos veículos e equipamentos agrícolas. 

Em seguida, o Grupo Vamos intensificou sua atuação junto ao setor agrícola durante o ano de 2017. No ano em questão, o Grupo Vamos adquiriu uma empresa locadora de maquinário e equipamentos voltados ao agronegócio. A partir disso, neste ano, a companhia inicia sua atuação com o aluguel de equipamentos agrícolas. 

Em complemento, os anos de 2019 e de 2020, foram marcados por novos momentos de expansão do Grupo Vamos (ações VAMO3). Primeiramente, a partir desse período a companhia obteve maior acesso ao mercado de capitais, através do qual realizou significativas emissões de títulos de renda fixa, para capitalizar a companhia e alavancar seu crescimento. 

Além disso, ainda neste momento, o Grupo Vamos adotou novas medidas para otimizar e expandir suas atividades. Dentre as principais medidas, está a adoção e implementação de ferramentas digitais aos negócios, de forma mais intensa. 

Adicionalmente, em 2021, o Grupo Vamos concretizou a oferta pública de suas ações (IPO) na bolsa de valores brasileira. Sendo assim, as ações da empresa tornaram-se listadas na B3 por meio do código de negociação VAMO3. Em complemento, o ano de 2021 foi marcado por uma adoção mais intensa de medidas de sustentabilidade, assim como pelo início da atuação internacional da companhia, no México. 

O Grupo Vamos hoje

Conforme já mencionado, o Grupo Vamos, nos diais atuais, é uma empresa líder em locação de caminhões, máquinas e equipamentos em gerais. Adicionalmente, sua atuação pode envolver a compra ou venda dos ativos, tanto dos caminhões quanto de maquinário, por diversos propósitos.

De modo geral, na atuação do Grupo Vamos (VAMO3) há 3 grandes divisões das frentes de negócio, são elas:

  • Vamos Locação: braço de negócios pelo qual a Vamos oferece a locação de veículos e equipamentos em prol de otimizar os negócios de seus clientes por meio do aperfeiçoamento de sua estrutura de capital e de maior praticidade para atuar;
  • Vamos Concessionárias: frente de negócios pela qual a Vamos gerencia redes de concessionárias de caminhões e ônibus da VW/MAN, assim como as concessionárias da marca Valtra, voltada para o agronegócio;
  • Vamos Seminovos: rede de lojas através das quais a Vamos comercializa equipamentos, caminhões, máquinas e ônibus seminovos.

A partir disso, de forma consolidada, o Grupo Vamos possui mais de 40 estabelecimentos, por meio dos quais atua nas atividades anteriormente citadas. Além disso, a companhia possui sua matriz em São Paulo (SP) e sua sede administrativa em Mogi das Cruzes (SP), cidade de fundação da JSL (JSLG3), a companhia inicial.

Dessa forma, presente em um total de 11 estados brasileiros até o momento dessa redação, o Grupo Vamos atende, principalmente, aos seguintes setores da economia nacional:;

  • Setor agrícola;
  • Setor de energia;
  • Setor de logística;
  • Setor alimentício;
  • Entre outros;

VAMOS na Bolsa de Valores

O IPO das ações da VAMOS ocorreu em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações VAMO3, que são suas ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações da VAMOS é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da VAMOS que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 27,26% das ações VAMO3 de VAMOS estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de VAMO3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações VAMO3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Como resultado, VAMOS possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações VAMO3?

Para declarar as ações da VAMOS no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "23.373.000/0001-32";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "VAMO3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da VAMOS pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da VAMOS na aba "dividendos" aqui na página da empresa.