Ações VAMOS VAMO3

Vamos Locacao de Camhs Mqns e Eqpmnts SA

A Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos (ações VAMO3) é uma empresa brasileira que atua majoritariamente, como o próprio nome indica, com a locação de longo prazo (5 anos em média) de caminhões, máquinas e equipamentos. Ver mais

Conheça VAMOS ações VAMO3

VAMOS é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código VAMO3 na B3.

SETOR / SEGMENTOLocadoras > Veículos

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Originada com base na atuação da JSL Logística (ações JSLG3 na B3), o Grupo Vamos se trata de uma empresa líder na locação de caminhões, equipamentos e máquinas. Atualmente, a Vamos (código de negociação VAMO3) é uma empresa controlada pela holding Simpar (ações SIMH3 na B3), que controla outras 5 empresas independentes, atuantes no setor de transporte em linhas gerais, por meio de diferentes portes e modalidades.

Em linhas gerais, a Simpar consolidou as participações societárias detidas pela JSL Logística, sendo o Grupo Vamos uma dessas companhias.

O Grupo Vamos, propriamente dito, possui ampla presença nacional e segmenta sua atuação em 3 principais divisões:

  • Vamos Locação;
  • Vamos Concessionárias;
  • Vamos Seminovos; 

A partir disso, a Vamos (ações VAMO3) atende a diversos setores da economia nacional, a serem abordados a seguir. Em complemento, vale destacar a presença de uma ampla frota de ativos, atualmente, alugados para fins diversos. 

Adicionalmente, vale destacar a aderência da companhia aos padrões e normas ESG (Enviromental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança em português). Conhecidos como padrões de governança e atuação sustentável, as normas ESG possuem destaque crescente no mercado de capitais, dado que caracterizam as empresas que aderem aos mesmos como mais sustentáveis e transparentes em sua atuação e gestão. Assim sendo, a Vamos (ações VAMO3) adota múltiplas iniciativas ESG em sua atuação, a serem abordadas adiante. 

A trajetória do Grupo Vamos

Durante o ano de 1950, ocorreu o início da trajetória que resultou no surgimento tanto do Grupo Vamos quanto na criação das demais companhias controladas pela holding Simpar (ações SIMH3). No ano em questão, foi fundada a atual JSL Logística (JSLG3) e, no mesmo ano, a empresa adquiriu seu primeiro caminhão para iniciar sua atuação no setor logístico. 

Como consequência, a expansão da JSL resultou em novas linhas de negócios no setor logístico que mais adiante, consequentemente, resultaram na criação e consolidação de novas companhias, para otimizar a parte gerencial dos negócios. Dentre as companhias criadas, surgiu a Vamos (ações VAMO3). 

No ano de 1990, a atividade núcleo da Vamos foi iniciada, porém, ainda sem a existência da atual Vamos propriamente dita. Apesar disso, durante o ano em questão, foi firmado o primeiro contrato de aluguel tanto de caminhões quanto de maquinário. Adicionalmente a isso, ainda no mesmo ano, a empresa celebrou o primeiro contrato de compra de um ativo do cliente, para alugá-lo em sequência. 

Similarmente às demais companhias que, atualmente, são controladas pela Simpar, o grupo Vamos desempenhou amplas expansões em seus negócios, assim como se expandiu para novas linhas de atuação, em alinhamento com as frentes de negócios já existentes. Dessa forma, durante o ano de 2007, a companhia iniciou a aquisição das marcas de caminhões Transrio, Volkswagen e MAN em toda a região sudeste. Esse marco representou o início da atuação no segmento de concessionárias, assim como o início da atuação com o aluguel de caminhões e ônibus da Volkswagen / MAN. 

Ainda em referência ao segmento de caminhões e ônibus, a atuação nesse segmento foi novamente marcada por uma ampla expansão durante o ano de 2010. Nesse ano, a Vamos (código de negociação VAMO3), até então sobre outra nomenclatura, expandiu sua atuação com os veículos da VW / MAN tanto para a região Sul quanto para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Em sequência na trajetória da companhia, o ano de 2015 se trata do momento em que o atual Grupo Vamos foi, oficialmente, criado e consolidado. A partir disso, o objetivo da gestão se tratava de centralizar e viabilizar o crescimento das atividades de locações de veículos, assim como as atividades no segmento de concessionárias e lojas de veículos seminovos. 

É crucial destacar que, de forma generalizada, ao abordar o termo “veículos”, faz-se referência a veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, principalmente, assim como aos veículos e equipamentos agrícolas. 

Em seguida, o Grupo Vamos intensificou sua atuação junto ao setor agrícola durante o ano de 2017. No ano em questão, o Grupo Vamos adquiriu uma empresa locadora de maquinário e equipamentos voltados ao agronegócio. A partir disso, neste ano, a companhia inicia sua atuação com o aluguel de equipamentos agrícolas. 

Em complemento, os anos de 2019 e de 2020, foram marcados por novos momentos de expansão do Grupo Vamos (ações VAMO3). Primeiramente, a partir desse período a companhia obteve maior acesso ao mercado de capitais, através do qual realizou significativas emissões de títulos de renda fixa, para capitalizar a companhia e alavancar seu crescimento. 

Além disso, ainda neste momento, o Grupo Vamos adotou novas medidas para otimizar e expandir suas atividades. Dentre as principais medidas, está a adoção e implementação de ferramentas digitais aos negócios, de forma mais intensa. 

Adicionalmente, em 2021, o Grupo Vamos concretizou a oferta pública de suas ações (IPO) na bolsa de valores brasileira. Sendo assim, as ações da empresa tornaram-se listadas na B3 por meio do código de negociação VAMO3. Em complemento, o ano de 2021 foi marcado por uma adoção mais intensa de medidas de sustentabilidade, assim como pelo início da atuação internacional da companhia, no México. 

O Grupo Vamos hoje

Conforme já mencionado, o Grupo Vamos, nos diais atuais, é uma empresa líder em locação de caminhões, máquinas e equipamentos em gerais. Adicionalmente, sua atuação pode envolver a compra ou venda dos ativos, tanto dos caminhões quanto de maquinário, por diversos propósitos.

De modo geral, na atuação do Grupo Vamos (VAMO3) há 3 grandes divisões das frentes de negócio, são elas:

  • Vamos Locação: braço de negócios pelo qual a Vamos oferece a locação de veículos e equipamentos em prol de otimizar os negócios de seus clientes por meio do aperfeiçoamento de sua estrutura de capital e de maior praticidade para atuar;
  • Vamos Concessionárias: frente de negócios pela qual a Vamos gerencia redes de concessionárias de caminhões e ônibus da VW/MAN, assim como as concessionárias da marca Valtra, voltada para o agronegócio;
  • Vamos Seminovos: rede de lojas através das quais a Vamos comercializa equipamentos, caminhões, máquinas e ônibus seminovos.

A partir disso, de forma consolidada, o Grupo Vamos possui mais de 40 estabelecimentos, por meio dos quais atua nas atividades anteriormente citadas. Além disso, a companhia possui sua matriz em São Paulo (SP) e sua sede administrativa em Mogi das Cruzes (SP), cidade de fundação da JSL (JSLG3), a companhia inicial.

Dessa forma, presente em um total de 11 estados brasileiros até o momento dessa redação, o Grupo Vamos atende, principalmente, aos seguintes setores da economia nacional:;

  • Setor agrícola;
  • Setor de energia;
  • Setor de logística;
  • Setor alimentício;
  • Entre outros;

VAMO3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de VAMOS ocorreu em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações VAMO3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações de VAMOS é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da empresa que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 27.26% das ações VAMO3 de VAMOS estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de VAMO3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações VAMO3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, VAMOS possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Dividendos VAMO3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de VAMOS na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.