A Usiminas é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código USIM6, USIM5, USIM3 na B3.
Ações Usiminas USIM6, USIM5, USIM3
Usinas Siderurgicas de Minas Gerais SA
☆☆☆☆☆A Usiminas (ações USIM5, USIM6, USIM3) é uma empresa do setor siderúrgico, líder na produção e comercialização de aços planos. Ver mais
Conheça Usiminas ações USIM6, USIM5, USIM3
Setor / SegmentoMetalúrgica
CNPJ60.894.730/0001-05
Fundado1956 (há 66 anos)
IPO1994 (há 28 anos)
Página de RIVer site ⇨
Site OficialVer site ⇨
Indicadores USIM3
P/L1,15
LPA7,45
P/VPA0,47
VPA18,3
DY20,37%
Indicadores USIM5
P/L1,21
LPA7,45
P/VPA0,49
VPA18,3
DY21,36%
Indicadores USIM6
P/L1,95
LPA7,45
P/VPA0,79
VPA18,3
DY13,23%
Notícias sobre a Usiminas:
A Usiminas (ações USIM6, USIM5, USIM3) é sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, e é hoje uma das gigantes produtoras de aços de característica plana no mercado nacional, levando suas operações a atender diversos segmentos da cadeia de valor e atendendo aos mais variados setores, como automotivo, energia, construção civil, distribuição, linha branca, naval, máquinas e equipamentos, entre outros.
A Usiminas (ações USIM3, USIM5, USIM6) possui como principal foco a exploração da indústria siderúrgica e atividades relacionadas, incluindo a extração de minério de ferro, transformação do aço, fabricação de bens de capital e logística. Nos dias atuais, é detentora de duas usinas siderúrgicas com capacidade de produção avaliada em 9,5 milhões de toneladas anuais de produtos laminados, localizadas nas cidades de Ipatinga, Estado de Minas Gerais e Cubatão, Estado de São Paulo, mas também detém reservas de minério de ferro, portos marítimos e centros de distribuição e serviços.
O também conhecido como Sistema Usiminas, se destaca como o maior complexo de siderurgia de aços planos na América Latina e figura como um dos 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder desse Sistema ou conglomerado formado por empresas atuantes em siderurgia e em outros diversos negócios em que o produto aço tem importância considerada estratégica.
Em termos de linhas de negócio, a companhia se divide em quatro frentes principais:
- Mineração: Através de uma joint venture formada em 2010 através de parceria com a Sumitomo Corporation, foi lançada a Mineração Usiminas, que é responsável pelas operações de mineração, além de transporte ferroviário e portuário. Nessa frente, a companhia possui 3 jazidas adquiridas na região de Serra Azul, além de também possuir plantas de processamento de pellets e sinter feed. Recentemente concluiu investimentos que expandiram a capacidade atual para 12 milhões de toneladas por ano;
- Siderurgia: Com operações nas cidades de Ipatinga e Cubatão, é uma das maiores produtoras de aços planos do Brasil, com capacidade produtiva de 9,5 milhões de toneladas ao ano. Adicionalmente, também detém a Unigal Usiminas, que se trata de uma joint venture com a Nippon Steel, sendo a responsável pela galvanização de aço, aprimorando o conteúdo tecnológico do aço produzido pela Usiminas;
- Transformação do Aço: Criada em 2009, a Soluções Usiminas possui amplo portfólio de produtos e serviços de transformação e distribuição de aços planos através das suas 7 unidades industriais. O portfólio da Soluções Usiminas é composto por bobinas de aço, chapas grossas, rolos, conjuntos soldados, estruturas metálicas, discos e tubos de metal, entre outros itens;
- Bens de Capital: Através da Usiminas Mecânica, fornece produtos de alto valor agregado, sendo a principal fornecedora de soluções criativas para o aço, mineração, automotivo, energia, petroquímica, entre outras indústrias. Através de suas plantas industriais em Ipatinga, produz equipamentos industriais, estruturas de aço pesadas, pontes e viadutos de aço, peças de aço fundido, vagões ferroviários, blanks e produtos estampados.
História da Usiminas
Em meados da década de 50, alguns idealizadores com consciência de que a indústria siderúrgica seria essencial para o Brasil e para o mundo, articularam um movimento importante com o fim de viabilizar a implantação da primeira grande usina de siderurgia de Minas Gerais. Foi fundada em 25 de abril de 1956 a Usiminas, em um cenário brasileiro de euforia e otimismo gerados pelo Plano de Desenvolvimento do governo Juscelino Kubitschek, no Horto de Nossa Senhora, atual Ipatinga. Inicialmente criada com a natureza de uma empresa estatal e apoio do capital e da tecnologia nipônica foi inaugurada no ano de 1962 no então distrito de Ipatinga, que na época pertencia ao município de Coronel Fabriciano.
Em 1958, a Usiminas tornou-se uma joint venture, com a participação de capital estatal em parceria com acionistas japoneses, permitindo um novo estilo de gestão compartilhada - nos moldes da iniciativa privada. A partir do aporte de capitais provenientes do Governo mineiro, federal e japonês, significou, à época, a realização do ideal mineiro e foi ao encontro do desejo e da necessidade japonesa de demonstrar a presença e a marca de sua tecnologia no mundo do ocidente, simultaneamente.
Na data de 26 de outubro de 1962,o então presidente João Goulart inaugurou a Usina Intendente Câmara. Com uma tocha proveniente de Ouro Preto e que simbolizava os inconfidentes mineiros, acendeu o primeiro alto-forno da usina. Poucas horas depois, iniciava-se a primeira corrida de gusa, isto é, a primeira produção industrial da Usiminas. Com isso, iniciou-se o funcionamento de uma série de novas etapas e novas inaugurações
Nos anos 70, anos memoráveis para o país, era época do conhecido milagre brasileiro em que a economia se mostrava recuperada e em crescimento arrojado, reflexo das novas medidas adotadas pelo governo federal, a Companhia desempenhou um papel fundamental neste processo, sendo responsável pelo fornecimento de um insumo básico para a reativação da indústria pesada – naval, automobilística e de construção civil.
Chegando em 1971, a capacidade de produção alcançou a marca de 1 milhão de toneladas de aço ao ano, garantindo a passagem para três fases novas de expansão que capacitou a companhia, ao final da década, a produzir cerca de 3,5 milhões de toneladas ao ano. A equipe de empreendedores da usina trabalhava com foco voltado para a continuidade da expansão da produção de aço. A passos largos, avaliavam oportunidades e ameaças e fizeram da Usiminas a mola propulsora fundamental para o crescimento do país.
Em contraponto aos anos 70, no início dos anos 80 o Brasil se recolhia. Passando por uma profunda recessão, o país enfrentou dívidas, inflação, desemprego e queda do PIB, criando um novo desafio à Usiminas: ajustar-se a esse quadro conturbado da conjuntura. E quando tal período chegou ao fim, apresentando novas perspectivas para a indústria siderúrgica, a Companhia, com sua economia já normalizada, desenvolveu uma ágil e planejada postura, criando oportunidades para intensificar sua busca por tecnologias avançadas e um grau de automação maior de suas unidades produtivas que o atual.
A Usiminas (ações USIM3, USIM5, USIM6) foi a primeira estatal privatizada, em operação realizada no dia 24 de outubro de 1991 pelo presidente em exercício Fernando Collor de Mello. Apesar dos protestos ocorridos na época e da série de demissões após a privatização, o rompimento dos vínculos estatais representou para a empresa uma maior competitividade e produtividade, o que levou ao fato de que já no ano de 1994 fosse considerada a melhor empresa do país pela revista Exame.
No ano de 2008 a Usiminas iniciou um processo de reestruturação de seus processos produtivos e administrativos, a partir da alteração da sua organização e das formas de operar, incluindo também mudanças em suas estratégias. Já em 2009 a companhia demitiu 700 trabalhadores tendo como motivo a queda nas atividades, passando a operar com cerca de 50% da capacidade. Também em 2009 lançaram uma nova logomarca, onde empresas como Cosipa e Zamprogna passaram a funcionar também sob nome Usiminas.
Usiminas na Bolsa de Valores
A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações da Usiminas foi realizado em 1994 e suas ações podem ser negociadas através das ações USIM3, que são ações ordinárias, e ações USIM6/USIM5, que são suas ações preferenciais.
Item importante a ser analisado para as ações da Usiminas é o free float.
O free float é a quantidade de ações da Usiminas que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 22,83% das ações USIM3 e 93,96% das ações USIM6/USIM5 de Usiminas estão em livre circulação no mercado.
Diferença entre as ações USIM5 e USIM3
A principal diferença entre as ações da Usiminas é que as ações ordinárias (USIM3) dão direito a voto nas assembleias da empresa e as ações preferenciais (USIM5) possuem preferência na distribuição dos dividendos, apesar das ações ordinárias também receberem dividendos.
Criamos um artigo completo que explica em detalhes a diferença entre as acões ON, PN e UNITs, clique aqui para acessar o artigo.
Como declarar ações USIM5 e USIM3?
Para declarar as ações da Usiminas no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
- Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
- Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
- No campo do CNPJ, digite "60.894.730/0001-05";
- Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "USIM3 - QUANTIDADE: 1000";
- No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".
As ações da Usiminas pagam dividendos?
Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Usiminas na aba "dividendos" aqui na página da empresa. Você também vai conseguir ver qual das ações USIM3, USIM5, USIM6 paga mais dividendos.