Ações TIM TIMS3

TIM Participações SA

A TIM (ações TIMS3) é subsidiária da Telecom Italia e opera nas redes GSM, EDGE, WCDMA, HSDPA, 3G e 4G. Foi pioneira no lançamento da tecnologia EDGE no país, nos serviços multimídia (MMS) e primeira empresa a disponibilizar a internet 3G na modalidade pré-paga. Ver mais

Conheça TIM ações TIMS3

TIM é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker TIMS3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A TIM S.A. (ações TIMS3) é uma empresa atuante na área de telecomunicações brasileira, sendo, desde 2015, líder em cobertura 4G no país e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. Ainda, ela é a única empresa desse setor listada no segmento de Novo Mercado da B3 (segmento de mais alto nível de governança corporativa), com 33,4% de suas ações ON em free float – ações em livre negociação no mercado.

A TIM possui um vasto portfólio de serviços oferecidos, como a telefonia móvel e fixa; o acesso à internet via modem, tablet e celular; e a ultra banda larga fixa. Nesse sentido, ela foi a pioneira em novos formatos de ofertas, como a tarifação por dia de uso para voz e internet móvel ou a cobrança mensal dos planos via cartão de crédito.

Além disso, a TIM também possui soluções para empresas de pequeno, médio e grande porte. Tal fato se deve à área de Soluções Corporativas, que oferece serviços fixos de voz e dados avançados para o segmento empresarial.

Já em 2020, a TIM possuía a maior cobertura 4G do país, presente em mais de 3500 cidades, além de contar com uma rede de fibra óptica com mais de 100 mil quilômetros, que passa por mais de 3 milhões de domicílios.

A história da Tim

A história da TIM começa em 1998, quando a estatal e até então monopolizadora do segmento de telecomunicações Telebrás foi privatizada e desmembrada em outras 12 empresas. Nesse sentido, o consórcio formado pela UGB Participações Ltda. e pela Bitel Participações S.A. adquiriu duas dessas novas empresas, a Tele Celular Sul e a Tele Nordeste Celular. Entretanto, no fim desse mesmo ano, a UGB vendeu sua participação acionária para a Bitel. Dessa forma, a companhia passou a ser controlada pela Telecom Italia Mobile, empresa do Grupo Telecom Italia.

O nome TIM foi aparecer pela primeira vez só em 2003, através de vários movimentos de M&A's (merges and aquisitions, do português fusões e aquisições) com outras empresas, tendo a Telepar Celular S.A. sua denominação social alterada para TIM Sul S.A. Nesse mesmo ano, a Bitel incorporou a TIM Brasil S.A. e passou a ser denominada Tim Brasil Serviços e Participações S.A.

No ano seguinte, a Telpe Celular S.A. teve sua denominação social redefinida para TIM Nordeste Telecomunicações S.A. Meses depois, a Tele Celular Sul incorporou a Tele Nordeste Celular, passando sua denominação social para TIM Participações S.A.

Como resultado de diversas aquisições e fusões, a TIM trocou de nome e código em bolsa (tanto brasileira quanto americana) diversas vezes, sendo que só em 2011 as ações ordinárias “TIMP3” começaram a ser negociadas no Novo Mercado da B3, além das ADRs “TSU” na NYSE – bolsa de valores de Nova Iorque). Entretanto, como resultado de uma reestruturação societária realizada em 2020 (incorporação da TIM Participações S.A. pela TIM S.A.), as ações na B3 passaram a ser “TIMS3”, enquanto na NYSE elas mudaram para “TIMB”.

Fatos relevantes sobre a Tim

A TIM S.A. (ações TIMS3) compõe o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) há mais de 13 anos, além de estar presente no Índice S&P/B3 Brasil ESG, ambos referências internacionais para quem busca empresas ESG (enviromental, social and corporate governance, ou seja, empresas com governanças sustentáveis). Ainda, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU.

Além disso, a TIM tem sido pioneira em diversos âmbitos do segmento. A começar por 2002, quando a mesma lançou a tecnologia GSM, permitindo operação em todo o território nacional dos serviços de telefonia móvel e fixa, além dos serviços de transmissão de dados.

Outros fatos relevantes podem ser citados a seguir:

  • Lançamento do primeiro notebook 100% conectado, em parceria com a HP, em 2008.
  • A primeira a lançar o iPhone 4, em 2010.
  • Em 2016, a companhia lançou a primeira internet 4G em Fernando de Noronha.
  • O primeiro esforço conjunto entre um grupo de telecomunicações e um banco digital (com o C6 Bank) para desenvolver conjuntamente soluções para clientes – em 2020.

Por fim, quanto ao Market Share (grau de participação da empresa no mercado em que atua) da TIM, devemos ressaltar os seguintes pontos (todos os dados do terceiro trimestre de 2020):

  • Segunda colocada (25,7% de market share) no segmento de telefonia pré-paga.
  • Terceira colocada (18,82% de market share) no segmento de telefonia pós-paga.
  • Terceira colocada (24,30% de market share) em acessos do 4G.
  • Terceira colocada (16,30% de market share) em acessos do 3G.
  • Terceira colocada (23,00% de market share) no segmento de Banda Larga Móvel.

TIMS3 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de TIM ocorreu em 1998 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações TIMS3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações de TIM é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 33.39% das ações TIMS3 de TIM estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de TIMS3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações TIMS3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, TIM possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos TIMS3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de TIM na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.