Ações RaiaDrogasil RADL3

Raia Drogasil SA

A RaiaDrogasil (ações RADL3) atua no comércio varejista de medicamentos, perfumaria, produtos de higiene pessoal e beleza, cosméticos, dermocosméticos e medicamentos especializados no Brasil. Possui uma rede com mais de duas mil farmácias sob as marcas Raia, Drogasil e Onofre em 20 estados do Brasil. Ver mais

Conheça RaiaDrogasil ações RADL3

RaiaDrogasil é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código RADL3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Raia Drogasil S.A (ações RADL3) é uma rede de farmácias que surgiu da fusão de duas grandes redes do varejo do segmento farmacêutico, a Droga Raia e a Drogasil. Com domínio e experiência em farmácias e drogarias, a RaiaDrogasil se tornou a principal empresa no setor em que atua. Confira a trajetória da empresa.

Como dito, a Raia Drogasil surgiu a partir da fusão de duas outras drogarias, no ano de 2011. Mas até chegar a esse ponto, houve um longo caminho a percorrer. Em 1905, é fundada a Farmácia Raia. A empresa foi criada pelo farmacêutico João Batista, com sua primeira unidade na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, mas logo começou a se expandir para outras cidades. O processo de desenvolvimento e modernização acelerado contribuíram de maneira sublime para o crescimento da rede.

30 anos depois, em 1935, a Drogasil surge a partir de duas pequenas redes de farmácia em São Paulo, a Drogaria Bráulio e a Drogaria Brasil. Quem comandava a empresa era o farmacêutico José Pires de Oliveira Dias.

Em síntese, com a fusão das redes Farmácia Raia e Drogasil, surge a RD – Gente, Saúde e Bem-Estar. A fusão que gerou a companhia ocorreu em 2011, inicialmente, como a formação de uma sociedade anônima.

Além da rede de farmácias com foco no mercado varejista, com a comercialização de medicamentos, produtos de higiene, perfumaria e cosméticos, a empresa também atua com serviços e marcas exclusivas.

No segmento farmacêutico, a RaiaDrograsil (ações RADL3) conta com as marcas Drogasil, Droga Raia e Onofre, todas líderes no setor atuante, oferecendo para os clientes produtos relacionados à saúde e bem-estar.

A Drogaria Onofre, fundada em 1934, no Rio de Janeiro, inovou ao ser uma das pioneiras no serviço de drive-thru na venda de medicamentos. Logo depois, no início dos anos 2000, inaugurou seu serviço de venda de produtos na internet – E-commerce. A rede foi adquirida pela RaiaDrogasil (ações RADL3) em 2019, os valores da transação não foram divulgados. Um dos pontos que vieram a chamar a atenção da Companhia foi a experiência e a vivência que a empresa tinha com o ambiente digital. Dessa forma, a Drogaria Onofre faz parte, de maneira exclusiva, nas lojas online da Raia Drogasil.

O modelo de negócio da RaiaDrogasil é dividido em três partes no setor de serviços:

  • Univers: Focado em oferecer atendimento integral paras as lojas DrogaRaia e Drogasil.
  • 4Bio: Comercialização de medicamentos especiais e de alto custo
  • Stix: Plataforma com objetivo de oferecer ao cliente a oportunidade de acumular pontos e resgatá-los em forma de produtos e serviços em determinadas lojas e redes.

Além das farmácias já citadas, a RaiaDrogasil também conta com as seguintes marcas exclusivas:

  • Needs – Marca de saúde e beleza.
  • Vegan – Produtos de higiene e beleza.
  • Triss – Maquiagens.
  • CareTech – Aparelhos de medição.
  • Nutrigood – Linha de alimentos funcionais.

Ao entrar na bolsa de valores, a B3 (ações B3SA3), a Drogasil foi a primeira empresa do setor a fazer parte, em 1977. Já a Raia, ingressou na B3 somente no ano de 2010. No ano seguinte, com a integração das empresas, a Raia Drogasil (RD – Gente, Saúde e Bem-Estar), tornou- se a maior rede de farmácias do Brasil, tanto na quantidade de lojas em funcionamento quanto em receita gerada. Em 2012, uma nova identidade corporativa é criada, com isso, as ações – antes negociadas individualmente pelas empresas, começam a ser vendidas em “conjunto”, pelo ticker RADL3.

Após a aquisição da segunda maior varejista de medicamentos especiais e de alto custo, a 4Bio, a Raia Drogasil (ações RADL3) passa a atuar no setor de especialidades. Atualmente, a rede conta com mais de 2.100 unidades distribuídas por 23 estados brasileiros, contando com, aproximadamente, 36 mil funcionários. A sede da empresa se localiza na cidade de São Paulo.

O modelo de negócio da Raia Drogasil é formado por um portfólio de ativos associados a produtos de saúde e bem-estar do cliente por meio da RD Farmácias (Drogasil, Droga Raia e Onofre), RD Serviços (4Bio, Univers, Stix) e RD Marcas (Needs, Nutrigood, B-Well, CareTech, Triss e Vegan).

Neste momento, a Raia Drogasil (ações RADL3) é a maior varejista do segmento de farmácias no Brasil. A afirmação é comprovada tanto pelo número de lojas, quanto pela receita produzida. A solidez da Companhia pode ser vista através de seus números apresentados. Estando presente em toda a região sudeste, nos estados do Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins, Amazonas e outros, é evidente que a empresa está bem consolidada e posicionada no mercado. Para atender as mais de 2.100 lojas e cerca de 750 farmácias credenciadas, a RD conta com onze centros de distribuição, espalhados por oito estados. Somados, todos os centros totalizam mais de 165 mil m2 de capacidade de armazenamento, garantindo agilidade no abastecimento das lojas citadas.

Contando com uma estrutura de vendas multicanal, a empresa permite que os clientes realizem suas compras da maneira que achar mais conveniente. As compras podem ser realizadas por meio das lojas físicas, por telefone ou pelos sites e aplicativos de cada drogaria. Tal possibilidade vem sendo cada vez mais importante para empresas de qualquer segmento, já que a tendência é que a modernização e as vendas online representam grande parte do faturamento de diversas empresas futuramente, algo que já ocorre com algumas. E como é observado, a Raia Drogasil vem se preparando para esse futuro. Diante disso, é esperado investimentos em tecnologia e inovação de serviços e produtos, se adequando ao mercado a fim de promover maior cobertura, aumento no número de vendas e a disponibilização de novos produtos.

RADL3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de RaiaDrogasil ocorreu em 1977 e suas ações podem ser negociadas através das ações RADL3, que são ações ordinárias.

Itens importantes de analisar para as ações de RaiaDrogasil é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 64.84% das ações RADL3 de RaiaDrogasil estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de RADL3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações RADL3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Por isso, RaiaDrogasil possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Dividendos RADL3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de RaiaDrogasil na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.