Ações IMC MEAL3

International Meal Company SA

O Grupo IMC, International Meal Company (ações MEAL3) é uma das maiores empresas de restaurantes de todo o mundo, estando presentes em vários países. Ver mais

Conheça IMC ações MEAL3

A IMC é uma companhia de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira, suas ações são negociadas através do código MEAL3 na B3.

  • Setor / SegmentoRestaurantes

  • CNPJ17.314.329/0001-20

  • Fundado1965 (há 57 anos)

  • IPO2015 (há 7 anos)

  • Página de RIVer site ⇨

Indicadores MEAL3

  • CotaçãoR$ 2,05

  • P/L-8,93

  • LPA-0,23

  • P/VPA0,57

  • VPA3,57

  • DY0%

O Grupo IMC, International Meal Company, ações MEAL3, é uma das maiores empresas de restaurantes de todo o mundo, estando presentes em vários países. Confira a história da empresa, suas grandes marcas e como se tornou essa grande Companhia do setor de alimentação.

A história da Companhia IMC (ações MEAL3), se deu início em 2006, quando foi fundada pelo fundo de investimentos privados Advent International, uma empresa de nível mundial existente desde 1965. O foco da Advent International é a aquisição de empresas na Europa Ocidental e Central, América do Norte, América do Sul, América Central e Ásia, concentrando suas aquisições em empresas internacionais, de crescimento e reestruturação em cinco principais setores, sendo eles:

  • Saúde;
  • Indústria - incluindo a infraestrutura;
  • Varejo;
  • Consumo e lazer;
  • Tecnologia.

O Grupo de Private Equity também informa que realiza investimentos no ramo da educação.

Veja alguns dos outros grandes investimentos que o fundo realiza em marcas conhecidas:

  • Grupo CRM – Chocolates Premium
  • Grupo BIG (Walmart)
  • Easynvest
  • Yduqs
  • Grupo Fleury
  • Entre muitas outras

Retornando ao International Meal Company, após ser fundado a partir dos investimentos de Private Equity, ocorreu a aquisição do grupo La Mansión, no México. Com isso, ainda em 2006, a IMC iniciou suas atividades no serviço de alimentação nos aeroportos da República Dominicana. Logo no ano seguinte, em 2007, a Companhia que ainda iniciava no mercado, mas de maneira consistente, fez a sua primeira aquisição no Brasil. Neste ano, a IMC compra a R A Catering, na época uma das líderes na área de concessão e prestação de serviços de bordo – Catering Aéreo (preparo das refeições para os tripulantes e passageiros a bordo)

Em 2008, ocorreram as duas maiores aquisições até hoje do Grupo IMC. Neste ano, a rede Viena, um dos maiores grupos de restaurantes no Brasil e com unidades no exterior, foi adquirida. Além disso, também é realizada a compra da super rede Frango Assado, uma das principais redes de praças de serviço rodoviário no Estado de São Paulo. Com certeza ao realizar alguma viagem você já passou por alguma unidade do Frango Assado, e sem saber que pertencia ao IMC (ações MEAL3).

Com o crescimento acelerado e as aquisições realizadas, em 2011, a Companhia inicia o processo de abertura de capital na Bolsa de Valores. As ações da IMC são negociadas no Novo Mercado da B3, segmento com o mais alto nível de governança corporativa e exigências transparentes do mercado de capitais brasileiro. A ação pode ser adquirida pelo ticker (código) MEAL3.

Em 2013, foi assinado um contrato com a Darden Restaurants (D1RI34 – BDR). Com o acordo, a IMC passa a operar de maneira exclusiva as marcas Red Lobster e Olive Gardens, sendo esse o maior operador de culinária italiana com serviço completo.

Já 2014 foi marcado pelo início das operações da empresa no solo norte americano. As atividades nos Estados Unidos começaram após ser realizada a compra dos ativos dos restaurantes da marca MargaritaVille. Em compensação, as operações no México foram encerradas no ano seguinte, acarretando a venda dos ativos e operações totais no local.

2016 também foi o ano da IMC deixar outro local, dessa vez a República Dominicana e Porto Rico, o primeiro local no qual foi estabelecido relações de trabalho. Os ativos foram liquidados.

Recentemente, em 2019, a IMC (ações MEAL3) assinou contrato com a Multi QRS, detentora dos direitos de master franquia das redes Pizza Hut e KFC no Brasil, renomadas nos Estados Unidos e com a fusão das companhias, tem capacidade de ampliar ainda mais o mercado no Brasil.

Conheça um pouco da história de algumas das renomadas marcas da International Meal Company – IMC

KFC

O Kentucky Fried Chicken (KFC) é uma super rede de restaurantes do tipo fast food estadunidense, fazendo uso da antiga receita de frango frito criada pelo próprio fundador do KFC, Coronel Harland Sanders, em 1939, na cidade de Corbin - Kentucky, nos Estados Unidos. A rede apresenta cerca de 20 mil unidades em funcionamento por todo o mundo.

Viena

O Viena foi o pioneiro no conceito de fornecer buffet, apresentando cafés da manhã e da tarde, almoços, lanches e snacks. Atualmente, a empresa está presente em mais de 70 locais no Brasil, além de outros 6 estabelecimentos nos Estados Unidos.

Pizza Hut

A maior rede de pizzarias do mundo também compõe o portfólio de marcas da IMC. A rede da Pizza Hut é especializada em pizzas e massas, com mais de 15 mil unidades em todo o mundo distribuídas entre 130 países.

Rede Frango Assado

Com a primeira unidade sendo uma banca de frutas, a rede de frango hoje é um dos maiores e mais presentes estabelecimentos na beira das estradas brasileiras (há uma unidade na Cidade do Panamá). O restaurante desde o início sempre inovou, desde o conceito de cozinha no centro e à vista dos clientes, até a reforma dos banheiros, o que chamava o pessoal das estradas. Ainda há espaço para crescer e inovar cada vez mais.

Sendo master franqueada de grandes empresas, como Pizza Hut e KFC, contando com mais de 10 mil colaboradores e focando nos principais segmentos com tráfego (Shoppings, rodovias e aeroportos), a International Meal Company (MEAL3) é uma grande empresa do setor de alimentação, apresentando grande potencial de crescimento, com a abertura de novas unidades das marcas que já possui, além de adquirir outras marcas e restaurantes renomados.

Sua presença com lanchonetes e restaurantes em aeroportos faz com que seus resultados sejam potencializados em épocas de grande movimentação nesses locais.

IMC na Bolsa de Valores

O IPO das ações da IMC ocorreu em 2015 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações MEAL3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da IMC é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da IMC que está em livre circulação na bolsa de valores, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 92,54% das ações MEAL3 de IMC estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de MEAL3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações MEAL3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, IMC possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações MEAL3?

Para declarar as ações da IMC no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "17.314.329/0001-20";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "MEAL3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da IMC pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da IMC na aba "dividendos" aqui na página da empresa.