Ações Hypera Pharma HYPE3

Hypera SA

A Hypera Pharma (ações HYPE3) é a maior empresa farmacêutica brasileira em termos de receita líquida e capitalização de mercado, a companhia está organizada em três unidades de negócio, que refletem seus três principais segmentos de atuação: consumer health, produtos de prescrição e similares & genéricos. Ver mais

Conheça Hypera Pharma ações HYPE3

SETORSaúde

SEGMENTO Medicamentos e Outros

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Hypera (ações HYPE3) foi fundada em dezembro de 2001 e intitulada como Hypermarcas, a empresa, inicialmente, focada no mercado nacional, fornecia itens de higiene pessoal, limpeza e alimentos. O propósito da empresa era esse até meados de 2006, ano em que ela inicia seu caminho rumo ao setor farmacêutico, de maneira sólida.

Após alterar seus objetivos, focando agora no mercado farmacêutico, a então Hypermarcas, logo em 2007, realiza a compra da DM Indústria Farmacêutica, a empresa era vice-líder na venda de medicamentos que não necessitavam de receita médica. Pouco tempo depois, em 2008, ela realiza a aquisição da Farmasa, um relevante grupo do setor farmacêutico fundado em 1950. Após as aquisições, a companhia alcançou a liderança na venda de Medicamentos Isentos de Prescrição – MIPs.

Ainda em 2008, a Hypera Pharma (ações HYPE3) inicia o processo de abertura de capital na B3 (ações B3SA3), obtendo cerca de R$ 700 milhões no IPO. Seguindo as estratégias de expansão, a empresa realizou uma série de aquisições entre 2009 e 2011, encaminhando para o êxito no segmento de atuação que a empresa buscava.

Empresas e laboratórios adquiridos pela Hypera no período 2009-2011:

  • Neo Química.
  • Luper Indústria Farmacêutica.
  • Mantercorp.

Com a compra do laboratório da Neo Química, a Hypera Pharma (ações HYPE3) marca seu início no nicho de medicamentos genéricos, a Luper complementou seu portfólio de semelhantes, genéricos e MIPs, e a Mantercorp consolidou a empresa entre as líderes do segmento. Pouco tempo depois, a Hyperamarcas liquida sua participação nos setores de alimentos e limpeza, com isso, a empresa poderia focar e se especializar mais no ramo farmacêutico.

Junto da Aché Laboratórios farmacêuticos, é criada a EMS Participações e a Joint Venture Bionovis - Companhia Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica, focando em pesquisas e no desenvolvimento de produtos biotecnológicos.

Em 2015, se inicia um processo de desinvestimento no setor de higiene pessoal, deixando a atuação exclusivamente para o setor farmacêutico brasileiro. Sua operação de cosméticos é vendida para a Coty, e a de preservativos para a Reckitt Benckiser Brasil, em 2016. O negócio de descartáveis foi vendido para a Ontex, em 2017.

Após isso, ocorre a divisão do seu modelo de negócio em três categorias:

  • Consumer Health – Benegrip, Engov, Epocler, Biotônico Fontoura, entre outros.
  • Produtos de prescrição – Maxsulid, Mioflex-A, Celestamine entre outros.
  • Similares e genéricos – Doralgina, Neosoro, Flavonid, entre outros.

Também há a categoria de “Produção e Distribuição”, onde a Hypera Pharma (ações HYPE3) possui a capacidade de produzir, por ano, mais de 17 bilhões de unidades de produtos sólidos, cerca de 40 milhões produtos injetáveis e 330 milhões de unidades de líquidos, cremes corporais e faciais, óleos, loções e géis. A produção em maior escala ocorre na cidade de Anápolis, em Goiás, com 120 mil m2 de área construída, contando com mais de 3.700 funcionários.

Para atender o território nacional, a Hypera (ações HYPE3) conta com cerca de 230 distribuidores no país, alcançando 100% dos pontos de vendas, tanto por meios diretos (varejistas farmacêuticos), ou meios indiretos (distribuidores). Há também o modelo Transfer Order, na qual ela recebe o pedido do distribuidor e entrega o produto diretamente para o cliente final.

  • Meio direto – 36%.
  • Meio Indireto – 34%.
  • Transfer Order – 30%.

Logo depois da divisão, é iniciada a construção de um centro de inovações para desenvolver novos produtos, denominado de Hynova. Com tantas transformações, a empresa opta por se reformular por completo, com vista a se consolidar de vez em seu mercado de atuação. Dessa forma, ela altera sua denominação, passando de Hyperamarcas S.A. para a atual Hypera S.A., assumindo a marca Hypera Pharma.

Em 2020, a Hypera (ações HYPE3) realizou duas aquisições vistas como transformadoras no modelo de negócio. O grupo adquiriu o portfólio de produtos da empresa japonesa Takeda e a famosa linha de produtos Buscopan.

A Hypera Pharma é considerada a maior empresa farmacêutica em solo nacional quando em relação à receita líquida gerada. Além disso, ela é a única empresa do segmento a estar presente em todos os setores relevantes do varejo farmacêutico, liderando em diversas categorias na qual está presente. A empresa segue investindo em produtos de alta qualidade, buscando a inovação e evoluindo de maneira sustentável, algo que vem sendo cada vez mais importante, vide a relevância que investimentos ESG vêm apresentando.

O Brasil apresenta um rápido crescimento no mercado farmacêutico nos últimos anos, podendo a Hypera (ações HYPE3) crescer de maneira orgânica, com o aumento da capacidade de produção, redução de custos, ganho de escala e apresentando novos produtos próprios, ou de maneira inorgânica, adquirindo outras marcas de produtos que já estão consolidadas no mercado, assim como ela já fez ao longo de sua história

Com a compra dos produtos da Takeda, a marca além de adicionar novos produtos com vendas que ultrapassam os R$100 milhões (cada) para o próprio portfólio, também visa iniciar as operações em outros países, como o México, com grande potencial de crescimento e êxito. E com a aquisição da conhecida marca Buscopan, a Hypera tem potencial para se tornar a maior empresa farmacêutica no país, podendo se tornar líder absoluta e disparada no mercado de medicamentos sem prescrição médica.

A Hypera Pharma (ações HYPE3) também vem desenvolvendo inovações tecnológicas pensando na empresa ao longo prazo. Podemos citar a criação do Hypera Hub, um programa de conexão entre startups, e o Hypera Ventures, formando uma estratégia de Corporate Venture Capital. Também é intenção dos diretores da empresa incrementar a robotização das fábricas, visando aumentar a quantidade de produtos e a velocidade de produção dos mesmos, além de ampliar canais de venda online, e a criar novas plataformas para impulsionar todas as operações já existentes, podendo utilizar inteligência artificial.

Quando HYPE3 paga dividendos?

Para saber quanto e quando Hypera Pharma paga dividendos, você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.