Ações HBR Realty HBRE3

HBR Realty Empreendimentos Imobiliarios SA

Atua no setor imobiliário, tem mais de 1000 lojas espalhadas por todo o país e pelo menos 50 empreendimentos diferentes sob a sua tutela. Ver mais

Conheça HBR Realty ações HBRE3

A HBR Realty é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker HBRE3 na B3.

Indicadores HBRE3

  • CotaçãoR$ 4,93

  • P/L3,18

  • LPA1,55

  • P/VPA0,27

  • VPA18,3

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A HBRE HBR Realty é uma empresa brasileira de capital aberto do setor imobiliário, fundada em 2011 e com sede na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo.

Em relação a números, a HBR Realty tem mais de 1000 lojas espalhadas por todo o país e pelo menos 50 empreendimentos diferentes sob a sua tutela.

Os serviços imobiliários que a companhia presta são destinados a diversos segmentos. Tais como prédios corporativos, shopping centers, hotéis, estacionamentos e outros.

Vale ressaltar que a empresa possui uma prestação de serviços que vai desde a compra, passando pela incorporação, construção, comercialização e até administração dos imóveis.

No segmento de hotelaria, é realizada a prospecção e então é feito o desenvolvimento dos imóveis em parceria com as maiores redes hoteleiras do mundo.

A empresa também administra garagens nos centros urbanos de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e também Minas Gerais. Além disso, também oferece o serviço de self storage.

Outros dois serviços oferecidos pela HBR são o Built to Suit, que consiste em criar empreendimentos para necessidades específicas e o Lease Back, para quem quer vender um imóvel e continuar nele como locador.

Um ponto importante que deve ser observado é que a operação da empresa é dividida e organizada em quatro subsidiárias, são elas:

  • HBR 3A: Para desenvolver e administrar edifícios corporativos “AAA” nos principais pontos da cidade de São Paulo;
  • HBR Malls: Adquire, desenvolve e administra shopping centers em cidades com algum potencial econômico;
  • HBR Opportunities: Focada em investimentos imobiliários menos tradicionais e que possam ser vistos como uma oportunidade;
  • ComVem: Para o desenvolvimento e administração de centros de convivência de cidades grandes.

História da HBR Realty

Oficialmente a HBRE HBR Realty foi criada no ano de 2011 com a família Borenstein. No entanto, sua história data de desde a década 60.

Para ser mais exato, no ano de 1961 houve a criação da Holding Hélio Borenstein S.A. - Administração, Participações e Comércio, na cidade de Mogi das Cruzes.

Após dois anos da criação da HBRE HBR Realty, a companhia vem trabalhando no aperfeiçoamento do conceito do ComVem (Centro de Conveniência da HBR).

Já no ano de 2014, por exemplo, foram inaugurados 4 novos empreendimentos:

  • ComVem Tietê;
  • ComVem Jardim Europa;
  • ComVem Washington Luiz;
  • ComVem JK.

A partir do ano de 2015 acontece a aquisição do Shopping Mogi que, além de representar uma grande importância econômica, também ajudou a empresa entrar no segmento.

Já entre os anos de 2016 e 2018 a HBR lançou 11 empreendimentos, entre eles alguns ComVem, sendo que o maior destaque ficou com o Shopping Olinda.

Em 2019, no entanto, a HBRE HBR Realty entregou o empreendimento corporativo HBR 3A Faria Lima e concluiu a aquisição do Shopping Suzano.

A entrada da empresa na bolsa ocorreu no ano de 2021 movimentando mais de 730 milhões de reais com sua oferta.

Outras informações

A HBR Realty faz parte de um grupo de empresas especializada no setor imobiliário, do qual o Helbor também é associado. Ela também administra um fundo imobiliário, o HBRH11.

HBR Realty na Bolsa de Valores

O IPO das ações da HBR Realty ocorreu em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações HBRE3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da HBR Realty é o free float e o tag along.

O free float é o percentual de ações da HBR Realty que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 25% das ações HBRE3 de HBR Realty estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de HBRE3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações HBRE3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, HBR Realty possui uma série de práticas que devem ser seguidas para o aumento de transparência e coerência de informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações HBRE3?

Para declarar as ações da HBR Realty no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "14.785.152/0001-51";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "HBRE3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da HBR Realty pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da HBR Realty na aba "dividendos" aqui na página da empresa.