Ações Gol GOLL4

Gol Linhas Aereas Inteligentes SA

A Gol (ações GOLL4) é a maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros, tendo 36% de participação do mercado doméstico, operando em 60 aeroportos no território brasileiro e em 23 destinos internacionais, além de ser a terceira maior em frota de aeronaves. Em 2014, a Gol fechou o ano com uma participação de mercado de 33% do total de assentos oferecidos em voos domésticos e é a companhia com mais participação no mercado doméstico. Ver mais

Conheça Gol ações GOLL4

Gol é uma empresa de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o ticker GOLL4 na B3.

SETOR / SEGMENTOTransportes > Aéreo

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Com sua liderança nacional no setor de aviação, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A (ações GOLL4) possui uma frota operacional de mais de 200 aeronaves da fabricante Boeing. Sua estratégia de crescimento e atuação envolve tanto os voos comerciais quanto sua atuação em logística, parcerias e aquisições de empresas durante sua trajetória.

Desde sua fundação, durante o desenvolvimento de suas atividades a Gol (ações GOLL4) tornou-se a primeira companhia aérea a possuir voos para todas as capitais do território brasileiro. Adicionalmente, seu desenvolvimento foi marcado pela ampliação de suas atividades para o mercado internacional, assim como pela implementação de soluções para facilitar procedimentos aos clientes e pela atuação da Gol (GOLL4) no setor logístico.

História da Gol

O início das operações da Gol ocorreu no ano de 2001, no qual foi realizado o primeiro voo feito pela companhia. No mesmo ano, foi lançado o Gollog, serviço através do qual a Gol passou a atuar com o transporte de cargas, adicionalmente ao negócio de transporte de passageiros. Ainda em 2001, a Gol implementou o bilhete eletrônico, algo considerado inédito no Brasil, dada a época em que esse serviço foi disponibilizado.

Alinhada desde cedo com o desenvolvimento tecnológico, a Gol novamente atuou de forma inovadora ao disponibilizar o serviço de web check-in no ano de 2003, ano no qual a empresa já havia transportado um somatório de 8 milhões de passageiros, além de sua atuação no mercado de cargas.

Em sequência, os anos de 2004 e 2005 também foram caracterizados por marcos relevantes na trajetória da linha aérea. Inicialmente, em 2004 a empresa iniciou suas operações de voos internacionais com seu primeiro destino oferecido sendo Buenos Aires (Argentina). Além disso, ainda em 2004 a Gol realizou sua oferta pública de ações (ações GOLL4), de forma que o capital adquirido possibilitou à empresa seguir em expansão de seus negócios nos anos subsequentes. Ao passo que no ano de 2005 a Gol Linhas Aéreas Inteligentes tornou-se a primeira empresa de seu setor a oferecer voos para todas as capitais brasileiras, enquanto que, simultaneamente, a empresa expandiu sua atuação no mercado internacional.

Como previamente mencionado, o crescimento da linha aérea deu-se, em partes, por meio de aquisições relevantes. Desse modo, em 2007 a Gol adquiriu a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig) e, junto a ela, o Programa Smiles de fidelidade que obteve suas ações também listadas no ambiente de bolsa de valores posteriormente.

Novamente em alinhamento com a digitalização crescente dos serviços em geral, em 2008 a Gol passou a oferecer a possibilidade de realizar check-in totalmente pelo celular e, em sequência, foram instalados terminais de autoatendimento em aeroportos, pelos quais os clientes também poderiam realizar seus respectivos check-ins. O avanço tecnológico da linha aérea foi marcado, nos anos de 2010 e 2012, pelo lançamento de aplicativos para Iphone e Android, respectivamente.

Entretanto, ainda concentrada em realizar parcerias, decisões e aquisições estratégicas, os primeiros anos da década de 2010 foram decisivos para a expansão da Gol para seu atual porte e abrangência. Apenas no ano de 2011, a Gol realizou a aquisição da Webjet Linhas Aéreas e, ainda no mesmo ano, celebrou junto à linha aérea Delta um acordo de aliança estratégica. Com base nisso, a Gol adotou um plano de reestruturação em 2012. Seguidamente das decisões anteriores, em 2013 foi realizada a oferta pública das ações da Smiles (SMLS3), gestora do Programa Smiles de fidelidade. Além disso, em 2014 foi feito um novo acordo de aliança estratégica com a Air France KLM e, por fim, em 2015 ocorreu uma reestruturação societária em virtude das decisões anteriormente citadas.

Os anos que se seguiram após os eventos mencionados foram marcados, basicamente, por decisões relativas à adaptação e manutenção das atividades da Gol (GOLL4). Em geral, em tais anos ocorreram reduções de endividamento, decisões quanto à participação na Smiles (ações SMLS3) e adequações de frota para melhor adaptar-se às demandas atuais.

A Gol hoje

Atualmente, a Gol lidera o mercado de voos nacionais no Brasil tanto em presença quanto no crescimento no número de passageiros atendidos, assim como possui voos internacionais. Para tanto, oferece voos para todas as capitais do território nacional e, no caso dos voos internacionais, realizou alianças estratégicas com linhas aéreas estrangeiras para aumentar a sua presença no mercado internacional. Vale lembrar que, além dos voos comerciais, a companhia atua com transporte de cargas, através do serviço Gollog.

É relevante destacar o uso de estratégias de crescimento e a adoção de tecnologias para facilitar os procedimentos de embarque como, por exemplo, o check-in eletrônico.

Como parte essencial para sua captação de clientes, o Programa Smiles é crucial para a expansão da base de clientes, dado que a Smiles (SMLS3) possui a Gol como sua acionista majoritária. Logo, a Gol utiliza-se do programa de acúmulo de milhas aéreas para firmar parcerias com entes financeiros e comerciais em prol de facilitar o acúmulo de milhas pelos clientes e, consequentemente, fomentá-los a viajar através da Gol ou de suas parceiras internacionais.

A Gol da bolsa de valores

No mercado de capitais, a Gol é listada sob o ticker GOLL4, além de ser detentora de 52,6% das ações da Smiles (SMLS3). Entretanto, 100% de suas ações ordinárias são propriedade do fundo de investimentos Volluto, de forma que o fundo torna-se o detentor do controle da empresa e os acionistas de ações preferenciais não possuem direito a votar nas assembleias da Gol.

Em termos de governança corporativa, as ações da Gol estão inseridas no Nível 2 de listagem da B3 (B3SA3), o que evidencia certas práticas favoráveis no zelo pelo interesse do acionista. Apesar de não haver circulação de suas ações ordinárias, as ações preferenciais (GOLL4) da companhia também possuem 100% de tag along.

GOLL4 na Bolsa de Valores

O IPO das ações de Gol foi realizado em 2004 e suas ações podem ser negociadas através das ações GOLL4, que são suas ações preferenciais.

Itens importantes a serem analisados para as ações de Gol é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da companhia que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 53.15% das ações GOLL4 de Gol estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de GOLL4, o tag along é de 100%.

Dividendos GOLL4

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de Gol na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.