Ações Unifique FIQE3

Unifique Telecomunicações SA

A Unifique é empresa de telecomunicações com atuação na região Sul do Brasil. Oferece serviços de telefonia, internet, TV por assinatura, entre outros. Ver mais

Conheça Unifique ações FIQE3

A Unifique é uma companhia de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código FIQE3 na B3.

A Unifique se trata de uma empresa atuante no setor de telecomunicações, a partir de sua atuação a companhia concentra o foco de suas atividades na região Sul do Brasil. Dessa forma, a companhia é presente em todos os estados da região em questão, sendo eles: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR).

Em linhas gerais, a Unifique (FIQE3) oferece seus serviços tanto para clientes pessoa física quanto para empresas e, inclusive, governos, conforme destacado por seu portal de relações com investidores (RI).

De maneira mais aprofundada, em relação aos serviços fornecidos pela Unifique, referentes ao setor de telecom, têm-se os seguintes serviços como suas principais linhas de negócios:

  • Internet via fibra óptica;
  • TV por assinatura;
  • Telefonia tanto fixa quanto móvel;
  • Serviços de Data Center (armazenagem de dados em servidores).

É crucial, em complemento, destacar que a Unifique se trata de uma companhia presente em um setor de amplo potencial de crescimento e alinhado com tendências futuras: o setor de telecomunicações.

Assim sendo, mediante a uma boa gestão, a companhia possui, igualmente, amplo potencial para crescer. Apesar disso, destaca-se, explicitamente, que a menção ao potencial da companhia não representa uma recomendação de investimento de qualquer natureza.

Em complemento, a Unifique, estrategicamente, adota medidas de sustentabilidade em suas atuações. Tais medidas contribuem tanto para a otimização de seus negócios, conforme será discorrido a seguir, quanto para a geração de um impacto positivo para a sociedade como um todo.

A trajetória da Unifique (FIQE3)

A atual Unifique (ações FIQE3) foi fundada no decorrer do ano de 1997, na cidade de Timbó (Santa Catarina – SC). Nesse primeiro momento, a Unifique, até então, operava com uma nomenclatura diferente, a marca inicial era denominada TPA - Timbó Provedor de Acesso. No momento inicial da companhia, a TPA atuava no fornecimento de conexão com internet por meio da rede discada, ou seja, por meio da mesma infraestrutura utilizada para o fornecimento de telefonia fixa.

No decorrer dos anos seguintes, conforme a modalidade de internet discada entrava em desuso e tornava-se defasada, a TPA iniciou a exploração de novos modais de fornecimento do serviço de conexão com a internet. A partir disso, durante o ano 2000, a companhia iniciou suas operações com internet via rádio. Tal operação recebeu um relevante destaque aos negócios da, até então, TPA, afinal ela viabilizou o acesso à internet em áreas de difícil acesso e em áreas sem infraestrutura de cabeamento telefônico.

Em alinhamento com a adaptação às novas tecnologias, a TPA prosseguiu na inovação nas formas de fornecimento de conectividade com a internet. Já no decorrer do ano de 2006, a companhia iniciou a constituição de sua própria infraestrutura de rede de fibra óptica, em uma época na qual a fibra óptica possuía pouco destaque, especialmente nos serviços destinados aos clientes pessoa física.

Inicialmente, a rede de fibra óptica foi constituída na cidade de fundação da empresa, Timbó (SC), e foi expandida para outros municípios em seguida, nos anos que se seguiram.

Em sequência, no decorrer do ano de 2010, a Unifique (código de negociação FIQE3), ainda sobre a nomenclatura TPA, iniciou a exploração de uma nova frente de negócios: a telefonia fixa. No decorrer do ano em questão, a firma iniciou suas operações com o fornecimento de telefonia fixa, tanto para clientes residenciais quanto para empresas diversas.

Em prol de manter-se em expansão na frente de negócios de conectividade com a internet, a TPA seguiu em enriquecer sua infraestrutura nos anos seguintes. No decorrer do ano de 2013, a companhia manteve em expansão sua rede de fibra óptica, de modo em que a expandiu para atingir a ponta final dos serviços, ou seja, o cliente, e não apenas a base da infraestrutura.

Logo no ano seguinte, no decorrer de 2014, a TPA passou por uma reformulação de sua marca. Nesse instante, com base em estudos realizados pela empresa, emergiu a marca Unifique, que substituiu a marca TPA a partir desse momento.

Em prol de oferecer um maior leque de serviços e, como consequência, intermediar uma porção maior da relação de seus clientes com o setor de telecomunicações, a Unifique iniciou o fornecimento do serviço de TV por assinatura, durante o ano de 2016. Assim sendo, passaram a ser fornecidos mais de 100 canais de TV por assinatura, incluindo a qualidade HD.

Em sequência, no decorrer do ano de 2018, a companhia novamente explorou novas fronteiras em seu setor de atuação. No ano em questão, a Unifique (FIQE3) iniciou a construção de seu Data Center, que iniciou suas operações no ano seguinte, em 2019.

Ainda no ano de 2018, a Unifique foi considerada leita a Melhor Banda Larga Fixa de Santa Catarina, conforme pesquisas conduzidas pela Anatel. Nos anos seguintes, a companhia recebeu reconhecimentos similares da agência reguladora, tanto em relação aos seus serviços de internet quanto em relação à telefonia fixa fornecida aos clientes.

Em complemento, o ano de 2021 resume-se em um ano de intensa expansão das atividades da Unifique, assim como caracteriza o início de um novo ciclo para a atuação da empresa. No ano em questão, a Unifique expandiu suas operações para os demais estados da região Sul do Brasil, o que a tornou atuante em todos os estados da região em questão (SC, PR e RS).

Além disso, ainda no decorrer de 2021, a Unifique estreitou suas relações com o mercado de capitais nacional. A partir disso, a companhia se tornou listada para negociação na bolsa de valores brasileira, a B3, por meio do código de negociação FIQE3.

A Unifique atualmente

Nos dias atuais, conforme já abordado, a Unifique atua no setor de telecomunicações e é, predominantemente, presente na região Sul do Brasil. De modo geral, a Unifique (ações FIQE3) é presente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, ou seja, é presente em todos os estados da região Sul.

Conforme destacado ao início do texto, especificamente, a companhia atua em múltiplas frentes de negócios, inseridas no setor de Telecom. A partir disso, no atual momento, a Unifique fornece seus serviços a uma base de mais de 300 mil clientes, que incluem clientes pessoas físicas, empresas e governos.

Com foco na excelência nos serviços prestados, a companhia oferece suporte 24 horas em todos os dias da semana e, como consequência, já recebeu diversos reconhecimentos pela qualidade de seus serviços.

Adicionalmente, a Unifique fornece, aos clientes, planos personalizados, em determinadas modalidades dos serviços que fornece. Em geral, a personalização ocorre por meio da velocidade contratada, das formas de pagamento, dos diferentes pacotes, entre outros fatores.

Em prol de fundamentar sua ampla atuação, atualmente na região Sul do país, a Unifique possui uma ampla infraestrutura presente, que conta com:

  • Mais de 15.000 km de sua própria rede de fibra óptica;
  • Mais de 1000 colaboradores diretos e 300 indiretos;
  • Data Center próprio, com sua própria subestação de energia, climatização adequada do ambiente e em torno de 3 dias de autonomia de eletricidade, caso ocorram falhas na rede tradicional;

Em complemento, a Unifique (FIQE3) adota medidas sustentáveis, que otimizam seus negócios, assim como permitem um crescimento sem impacto negativo à sociedade. Inicialmente, a companhia possui sua própria usina fotovoltaica (usina de energia solar), assim gerando energia limpa para alimentar parte de seus negócios.

Adicionalmente a isso, a empresa atua em realizar o descarte adequado de restos de fibra óptica, assim como dos resíduos gerados nos estabelecimentos administrativos. Tais normas, atualmente, possuem interesse crescente por parte dos investidores no mercado de capitais.

Unifique na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Unifique ocorreu em 2021 e suas ações podem ser negociadas através das ações FIQE3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Unifique é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da Unifique que está em livre circulação, então quanto maior esse número for, melhor, pois quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 27,92% das ações FIQE3 de Unifique estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de FIQE3, o tag along é de 100%.

Em termos de governança corporativa, as ações FIQE3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Unifique possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações FIQE3?

Para declarar as suas ações da Unifique no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "02.255.187/0001-08";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "FIQE3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Unifique pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da Unifique na aba "dividendos" aqui na página da empresa.