Ações CSN CSNA3

Companhia Siderurgica Nacional SA

A CSN - Companhia Siderúrgica Nacional (ações CSNA3) atua como produtora integrada de aço no Brasil. Opera em cinco segmentos: Aço, Mineração, Logística, Cimento e Energia. Produz uma linha de produtos siderúrgicos, explora reservas de minério de ferro, produz e vende cimento; presta serviços de logística ferroviária e portuária; e gera energia elétrica através de usinas hidrelétricas. Ver mais

Conheça CSN ações CSNA3

CSN é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas sob o código CSNA3 na B3.

CNPJ

PÁGINA NA B3Ver site ⇨

FUNDADO

IPO

VALOR MERCADO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A CSN (ações CSNA3) atua em toda a cadeia produtiva do aço, desde a extração do minério de ferro até a produção e comercialização concentrada no mercado nacional de uma diversificada linha de produtos siderúrgicos de alto valor agregado, incluindo aços planos revestidos galvanizados e folhas metálicas.

Dentre os principais segmentos da indústria atendidos pela CSN (ações CSNA3), podemos citar:

  • Automotivo;
  • Construção Civil;
  • Embalagens;
  • Linha Branca.

Atualmente a empresa conta com cerca de 26 mil funcionários e tem as suas ações negociadas na B3 através do ticket CSNA3 e também na NYSE através de ADRs.

História da CSN

A CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, ações CSNA3, atualmente maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina foi criada em 9 de abril de 1941 por Decreto do então Presidente Getúlio Vargas.

No entanto, foi somente em 1946 que o Alto-Forno I foi aceso, portanto, inaugurada oficialmente a usina, que a partir de 1961 passaria a ser conhecida como Usina Presidente Vargas.

A usina da CSN (ações CSNA3) está localizada na cidade de Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro, já as suas minas de minério de ferro e outros minerais estão localizadas nas cidades de Congonhas e Arcos, no interior do Estado de Minas Gerais e em Siderópolis no Estado de Santa Catarina.

Alguns anos após o início das suas operações, mais precisamente em 1954, a CNS já produzia anualmente 1 milhão de toneladas de aço e outros produtos siderúrgicos.

Após esse marco histórico em sua capacidade produtiva, a CSN continuou investindo na expansão da sua produção, que em razão disso cresceu significativamente nos anos subsequentes.

Em 1974, a CSN produziu 1,7 milhão de toneladas de aço e outros produtos siderúrgicos, número que subiu em 1977 para 2,5 milhões e posteriormente, em 1989, para 4,6 milhões de toneladas anuais.

Em 1990, o Governo Federal decidiu privatizar diversas empresas, entre elas a CSN, iniciando um processo de saneamento e reestruturação dos seus negócios.

Em 1993 a CSN é vendida em sucessivos leilões na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Durante essas operações, o Governo se desfez de 91% das ações da empresa. Logo, em seguida deu-se início a um período de grandes investimentos com o objetivo de aprimorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade da CSN.

Vale destacar também, que foi em 1993 que a CSN passou a figurar na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) após emitir suas primeiras ADRs (American Depositary Receipts).

Em 1997, com pouco mais de 50 anos após a sua fundação, a produção de aço da CSN atingiu a marca histórica de 100 milhões de toneladas.

Em 1998, a CSN adquire a INAL e a Intermesa, importantes distribuidoras de aço com sede no Rio de Janeiro. Com a unificação das duas operações, surge a nova INAL, empresa do grupo CSN, hoje incorporada pela Prada Embalagens.

Por sua vez, em 1999, a CSN inaugurou a central de cogeração termelétrica na Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda (RJ), capaz de suprir 60% das suas necessidades energéticas.

No ano 2000, a CSN inaugura a hidrelétrica de Itá, em Santa Catarina, que a torna autossuficiente em energia. Inaugura, também, o Tecon, Terminal de Contêineres, em conjunto com a Companhia Vale do Rio Doce, no Porto de Sepetiba.

Em 2002, a CSN adquire a Metallic, fábrica de latas de aço de duas peças, única empresa da América Latina a fabricar este produto de alta tecnologia. A fábrica está localizada no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (CE).

Destaca-se ainda, que período entre 2002 e 2006, a CSN realizou importantes aquisições, dentre elas:

  • Metallic - (fábrica de latas de aço);
  • GalvaSud - Produtora de aço galvanizado;
  • Ersa - empresa composta por uma mina e uma fundição de estanho;
  • Prada - fabricante de embalagens de aço.

Em 2007, a Mina Casa de Pedra embarca para exportação o primeiro navio com 64 mil toneladas de minério de ferro e a CSN passa a figurar entre as maiores mineradoras do mundo.

Aproveitando as escórias dos seus fornos, a CSN iniciou em 2009 a sua produção de cimento, com capacidade para 2,4 milhões de toneladas por ano.

No ano de 2012, a CSN comprou uma siderúrgica de aços SWT longos do grupo Grupo Alfonso Gallardo, S.L.U. ("Grupo Gallardo") situada na Alemanha.

Em 2015, uma nova planta de cimento é inaugurada, expandindo a capacidade de produção cimenteira da CSN para 4,4 milhões de toneladas por ano.

CSNA3 na Bolsa de Valores

A Oferta Pública Inicial (IPO) das ações de CSN foi realizado em 1943 e suas ações podem ser negociadas através das ações CSNA3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações de CSN é o free float e o tag along.

O free float é o número de ações da companhia que está em livre circulação na bolsa de valores. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 46.30% das ações CSNA3 de CSN estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along representa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto; no caso de tag along de 100%, podem ser recebidos os mesmos valores do acionista majoritário. No caso de CSNA3, o tag along é de 80%.

Dividendos CSNA3

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos de CSN na aba "dividendos" aqui da página da empresa.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.