Ações BRProperties BRPR3

BR Properties SA

Atua no setor imobiliário, é uma das principais empresas de investimentos em imóveis comerciais de renda do país. Ver mais

Conheça BRProperties ações BRPR3

A BRProperties é uma empresa de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do ticker BRPR3 na B3.

Indicadores BRPR3

  • CotaçãoR$ 8,64

  • P/L-337,96

  • LPA-0,03

  • P/VPA0,58

  • VPA14,92

  • DY1,22%

Escrito por:

Marcilio Lima

A BRPR BRProperties é uma empresa brasileira de capital aberto do setor imobiliário, fundada no ano de 2004 e com sede na cidade de São Paulo.

Atualmente, a companhia é uma das principais empresas de investimentos em imóveis comerciais de renda do país, em especial imóveis qualificados.

Suas atividades podem ser resumidas em aquisição, locação, administração e incorporação e venda de imóveis comerciais. Entre estes, escritórios, galpões industriais e logísticos.

A principal área de atuação da companhia são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Nestas cidades ela tenta adquirir imóveis estrategicamente localizados.

O objetivo é encontrar oportunidades imobiliárias com alto potencial de rentabilidade e valorização, que possam gerar receita de locação com uma boa administração.

Vale destacar que a BR Properties possui participação integral ou então controle total da maioria dos imóveis que fazem parte do seu portfólio.

Nos projetos de incorporação ela busca sempre ter uma participação igual à dos outros participantes ou superior.

História da BRProperties

A história da BRPR BRProperties teve início no ano de 2004, sob o nome de Itarema Participações S.A. A empresa surgiu de uma cisão parcial da Cabinda Participações.

Dois anos depois, foi aprovada uma nova cisão, dessa vez da Itarema Participações S.A, que se dividiu em quatro novas empresas com o mesmo objetivo social.

O objetivo dessa reestruturação societária foi proporcionar mais eficiência operacional com a segmentação dos investimentos aos quais a empresa fazia.

Ainda em dezembro daquele mesmo ano o nome da companhia foi então alterado para BR Properties S.A, ainda com o objetivo de participar de outras sociedades.

Nessa época novos acionistas estrangeiros passaram a fazer parte do quadro societário da companhia. Alguns deles foram a Tudor Proprietary Trading LLC, a PEPA, Laugar e etc.

Em 2009 mais alguns acionistas entraram na sociedade da empresa, o que elevou os seus recursos financeiros em mais de 220,9 milhões de reais.

Alguns dos novos ingressantes eram a Dynamo Brasil Fundo de Investimento em Participações, B.V, Peter Malkin, João Roberto Marinho, Orsay Investments LLC e outros.

Entre 2010 e 2011 a empresa passou por várias reestruturações societárias, agrupando suas ações, emitindo novas, emitindo bônus e outras manobras financeiras.

Já no final de 2011 e começo de 2012 houve a aquisição de dois ativos, a BTG/WTORRE Properties e a One Properties, fazendo o valor de mercado atingir a 11 bilhões de reais.

Os anos de 2012 e 2013 seguiram marcados por aquisições de outras empresas e as primeiras emissões de debêntures. Logo a expansão da empresa ganharia força.

Nos anos seguintes diversos novos contratos foram celebrados, fossem de aquisições de outras empresas, parcerias, venda de imóveis, locação e outras finalidades.

Por fim, o ano de 2021 foi marcado por uma série de aquisições, entre elas estavam as Torres Paineira e Jatobá do Complexo Parque da Cidade.

Outras informações

No ano de 2022 a companhia vendeu mais de 80% do seu portfólio para um fundo canadense por um valor de quase 6 bilhões de reais.

BRProperties na Bolsa de Valores

O IPO das ações da BRProperties ocorreu em 2006 e suas ações podem ser negociadas por meio das ações BRPR3, que são ações ordinárias.

Pontos importantes a serem analisados para as ações da BRProperties é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da BRProperties que está em livre circulação. Quanto maior esse número, melhor, por que quanto mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da empresa, e atualmente, 39,56% das ações BRPR3 de BRProperties estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações junto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BRPR3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações BRPR3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa grau máximo de governança corporativa. Por isso, BRProperties possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, sinalizando assim.

Como declarar ações BRPR3?

Para declarar as ações da BRProperties no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "06.977.751/0001-49";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BRPR3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da BRProperties pagam dividendos?

Você pode consultar a agenda dos próximos pagamentos de dividendos e o histórico de dividendos da BRProperties na aba "dividendos" aqui na página da empresa.