Ações Brasil Brokers BBRK3

Brasil Brokers Participacoes SA

A Brasil Brokers (ações BBRK3) é um dos maiores e mais completos grupos de vendas, intermediações e consultoria imobiliária. Formado por mais de 20 Imobiliárias, líderes em 10 estados, o grupo conta com mais de 9 mil corretores credenciados altamente qualificados que atuam em mais de 700 pontos de venda. Ver mais

Conheça Brasil Brokers ações BBRK3

A Brasil Brokers é uma companhia de capital aberto que negocia suas ações na bolsa de valores brasileira, elas são negociadas através do código BBRK3 na B3.

Indicadores BBRK3

  • CotaçãoR$ 0,80

  • P/L-1,06

  • LPA-0,52

  • P/VPA1,6

  • VPA0,34

  • DY0%

Escrito por:

Marcilio Lima

A Brasil Brokers, conhecida popularmente no mercado como BR Brokers, se trata de uma holding que atua em diversos segmentos no setor imobiliário. Atualmente diversificada em múltiplas regiões do Brasil, a companhia atua, por meio de diversas marcas, majoritariamente em vendas primárias, compra e venda de imóveis prontos, locação de imóveis e financiamento imobiliário.

Inicialmente, a empresa atuava somente com vendas primárias, ou seja, a primeira venda de um imóvel ao cliente. Apesar disso, por meio de uma trajetória amplamente marcada por aquisições e criações de novas empresas e marcas, a Brasil Brokers (BBRK3) se expandiu para os demais segmentos do mercado imobiliário. Além disso, a companhia se faz presente em diversas regiões do Brasil, por meio de suas diferentes marcas.

O propósito da companhia gira em torno de tornarem-se o maior e melhor grupo de intermediação imobiliária do Brasil. Com base nisso, a empresa atua, nos dias atuais, em fornecer a melhor experiência ao cliente. Por meio de uma assessoria e curadoria imobiliária, as diversas marcas da BR Brokers atuam em sinergia para atender, da melhor forma possível, às necessidades de seus clientes.

A BR Brokers atua por meio de uma combinação entre o universo digital e físico. Assim sendo, a empresa é capaz tanto de otimizar seus negócios quanto de melhorar o relacionamento com os clientes em questão.

História da Brasil Brokers

A trajetória da Brasil Brokers (BBRK3) teve seu início no decorrer do ano de 2007. Desde então, sua trajetória de atuação no mercado imobiliário foi fortemente marcada por diversas aquisições e criações de novas empresas, em prol de expandir a empresa tanto em termos geográficos, em diversas regiões do Brasil, quanto em termos de segmento de atuação da companhia no mercado imobiliário.

Em um primeiro momento, a Brasil Brokers atuava somente por meio da intermediação em prol da venda primária dos imóveis em questão. Dessa forma, a companhia direcionava seu foco à venda imóveis pela primeira vez aos clientes, no período de pós-construção de empreendimentos imobiliários.

Ao longo dos anos, a Brasil Brokers expandiu-se, criando e adquirindo marcas diversas. Porém, até o ano de 2017, o foco da companhia era, majoritariamente, direcionado à intermediação da venda primária de imóveis. A partir disso, ao longo da década compreendida entre 2007 e 2017, a companhia focou-se em estreitar seu relacionamento com parceiros e clientes, ainda no universo de venda primária de imóveis.

Um novo ciclo de expansão de suas atividades teve início no decorrer do ano de 2017. Assim sendo, foram criadas novas empresas, controladas pela BR Brokers (BBRK3), para atuar em demais segmentos do mercado imobiliário. A BR Brokers se tornou uma grande holding de atuação imobiliária, sobre a qual a atuação será detalhada a seguir.

A Brasil Brokers hoje

Conforme já mencionado, a BR Brokers, inicialmente atuante como empresa dedicada à venda primária de imóveis, no momento atual se trata de uma holding de empresas atuantes no setor imobiliário, em múltiplos segmentos do mesmo e por meio da realização de negócios imobiliários de diversas naturezas.

A Brasil Brokers (BBRK3) atua por meio de diversas marcas e empresas, diversificadas em diversas regiões do território brasileiro. Assim sendo, a atuação da empresa não se limita à marca BR Brokers, atualmente a companhia por meio de 18 marcas e conta com uma equipe composta por mais de 8000 corretores, que atuam nas diversas frentes de negócios imobiliários da BR Brokers e de suas empresas controladas.

A companhia possui um amplo portifólio de empresas especializadas em atuar em cada segmento do setor imobiliário. Como consequência, a empresa, por meio de suas diversas marcas, atua majoritariamente nos segmentos a seguir:

  • Venda primária de imóveis - primeira venda do imóvel;
  • Financiamento imobiliário;
  • Compra e venda de imóveis prontos;
  • Locação de imóveis;
  • Entre outros.

Nos segmentos mencionados, o principal foco da BR Brokers, conforme seu portal de relações com investidores (RI), recai sobre a experiência do cliente. A partir disso, a empresa se dedica a fornecer soluções coerentes com a fase de vida e com as necessidades de seus clientes.

Em prol de realizar um atendimento completo, a empresa adota uma assessoria e curadoria imobiliária, alinhada com uma experiência personalizada e sobre medida. Uma das principais iniciativas, nessa frente, se trata da combinação entre o ambiente físico e o ambiente digital, o que permite à BR Brokers tanto otimizar seus negócios quando oferecer soluções mais personalizadas aos clientes e compradores.

Por fim, é interessante mencionar a aderência da empresa às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança – em português), dado que tais medidas possuem atenção crescente dos investidores no mercado de capitais em geral. Em linhas gerais, a BR Brokers atua com uma destinação adequada de seus resíduos, assim como atua em projetos sociais e educacionais, em prol de gerar um impacto positivo à sociedade, assim como de desenvolver seus negócios de forma sustentável.

Brasil Brokers na Bolsa de Valores

O IPO das ações da Brasil Brokers foi realizado em 2007 e suas ações podem ser negociadas através das ações BBRK3, que são ações ordinárias.

Itens importantes a serem analisados para as ações da Brasil Brokers é o free float e o tag along.

O free float é a quantidade de ações da Brasil Brokers que está em livre circulação no mercado, então quanto maior esse número for, melhor, já que com mais ações disponíveis para negociação, aumenta o interesse de mais investidores, impactando a liquidez da companhia, e atualmente, 99,25% das ações BBRK3 de Brasil Brokers estão em livre circulação no mercado.

Já o tag along significa o direito, em caso de venda das ações do sócio controlador, de vender suas ações em conjunto, podendo receber os mesmos valores que o acionista majoritário em caso de tag along de 100%. No caso de BBRK3, o tag along é de 100%.

No ponto da governança corporativa, as ações BBRK3 estão listadas no segmento Novo Mercado da B3, que representa o mais alto nível de governança corporativa. Como resultado, Brasil Brokers possui uma série de práticas que devem ser seguidas para aumentar a transparência e consistência das informações e a proteção de seus acionistas, incluindo minoritários, assim caracterizando.

Como declarar ações BBRK3?

Para declarar as suas ações da Brasil Brokers no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "105 - Brasil";
  • No campo do CNPJ, digite "08.613.550/0001-98";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação e a quantidade de ações, por exemplo "BBRK3 - QUANTIDADE: 1000";
  • No final, coloque o valor total investido no campo "Situação em 31/12".

As ações da Brasil Brokers pagam dividendos?

Desde o ano de 2014, as ações BBRK3 não distribuem dividendos aos seus acionistas. Assim sendo, no momento, a empresa não possui uma recorrência na distribuição de proventos.