Stocks Walmart WMT

Conheça Walmart ações WMT

IRS

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

FUNDADO

IPO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

Nos dias de hoje, a Walmart (ações WMT) conta com 11.443 lojas em 27 países, com operações sob 56 nomes diferentes. É considerada a maior empresa do mundo em faturamento, maior vendedora de brinquedos e a maior empregadora da rede privada nos Estados Unidos, onde fica a maioria das suas lojas, com 4.562 unidades.

Porém, o foco da empresa tem sido cada vez mais a abertura de lojas em territórios internacionais, sobretudo no Canadá (394 lojas), México (2.290 lojas), Inglaterra (580 unidades com o nome ASDA) e China (400 lojas).

Além de presença física relevante, a Walmart (ações WMT) possui comércio eletrônico em 11 países e a maioria dos itens do catálogo da empresa é comercializada pela internet. Entre os itens comercializados pela Walmart, física e eletronicamente estão:

  • Eletrônicos; itens para escritório;
  • Roupas, sapatos e acessórios; itens para uso doméstico;
  • Móveis;
  • Eletroeletrônicos;
  • Brinquedos, jogos e videogames;
  • Filmes, músicas e livros;
  • Produtos para bebê;
  • Produtos de jardinagem;
  • Artigos alimentícios;
  • Produtos de beleza;
  • Farmácia e cuidados pessoais;
  • Artigos esportivos;
  • Itens para automóveis;
  • Artigos industriais;
  • Produtos relacionados com fotografia;
  • Artigos para festa;
  • Artigos para costura.

A Walmart pode contar com 158 centros de distribuição, exclusivamente nos Estados Unidos. O centro de Bentoville é o mais movimentado de todos, local onde, anualmente, são movimentados, aproximadamente, 5 bilhões de caixas de mercadorias. A Walmart atua com armazenamento reduzido de produtos para baratear os custos ao consumidor final e reduzir custos operacionais.

As lojas chamadas de WALMART SUPERCENTER (hipermercado), disponibilizam mais de 35 departamentos aos consumidores, possibilitando que esse faça todas as suas compras em um único lugar. Em média, seus hipermercados possuem 9.104.5 m² de área territorial e comercializam itens comuns a um supermercado, com a adição de itens de jardinagem, produtos de pet shop, celulares, farmácia, ótica e revelação de fotos. Ainda, há estabelecimentos como salão de beleza, praça de alimentação e postos de gasolina e serviços automotivos.

A Walmart (ações WMT) comercializa alguns itens exclusivos, como:

  • Great Value (linha de mais de 350 produtos de mercearia);
  • Equate (produtos de higiene e de saúde, tais como espuma de barbear, cremes corporais, sabonete, e inclusive testes de gravidez);
  • Sam’s Choice (comestíveis);
  • Durabrand (eletrônicos);
  • George e Faded Glory (roupas modernas e clássicas, respectivamente);
  • Ol’Rov (rações para cães).

A Walmart (ações WMT) é uma empresa muito importante para a economia norte-americana. É difícil pensar em como a rede ainda pode crescer, mas a sua expansão internacional e comércio eletrônico ainda tem muito espaço para ampliação, visto que suas vendas ocorrem, em sua maioria, no território norte-americano e em lojas físicas. Espera-se que, no futuro, a Walmart adquira ainda mais espaço para vendas no varejo mundial.

História da Walmart

A abertura da primeira loja Walmart nos Estados Unidos aconteceu em Rogers, Arkansas. Porém, a jornada da empresa iniciou-se muito tempo antes, como o nascimento de Samuel Moore Walton, em 1918. O primeiro passo de Walton no mundo dos negócios foi a sua graduação em Economia, em 1940.

Junto com o irmão James Walton, os dois trabalharam como trainees em uma loja chamada DuPont, em Oklahoma. Quando adquiriram experiência o suficiente, eles abriram uma loja de franquias, Ben-Franklin, em Newport, no ano de 1945, o que iria aprofundar ainda mais as estratégias de vendas de Sam Walton. O negócio foi bem-sucedido, porém, o dono do imóvel onde a loja funcionava pediu o retorno do mesmo. Sem saída, a família Walton teve que se mudar e recomeçar do zero.

A nova casa era em Bentonville, Arkansas, e, em 1951, Sam inaugurou uma pequena loja para comercializar itens comuns a preços baixos, chamada WALTON’S 5 & 10. Bem-sucedido novamente, a loja, em um curto espaço de tempo estaria em outras cidades de Arkansas e também no Kansas.

Durante muito tempo, Sam observou como essas lojas operavam, ao observar os seus empreendimentos e de concorrentes. O padrão era comercializar produtos a preços baixos com qualidade e que os clientes fizessem o seu próprio atendimento. Sam, então, pensou em um novo conceito que pode ser entendido como loja de descontos.

Assim, em 2 de julho de 1962, a primeira loja da Walmart é inaugurada. O primeiro espaço da Walmart tinha 5.000 m² e comercializava diversos e variados itens.

Para manter os preços baixos, Sam focava em manter os custos operacionais de suas operações mais baixo ainda, ao economizar itens para escritório, como papel e caneta. O mesmo se aplicava a sua vida pessoal, pois Sam dirigia um carro velho e vestia roupas gastas.

Dentro de dois anos, a loja já contava com 24 unidades operacionais e as primeiras fora do estado de Arkansas foram abertas em Missouri e Oklahoma.

O sucesso das primeiras lojas Walmart não impediram Sam de cair no endividamento. A saída que ele encontrou foi abrir o capital da empresa e torná-la uma sociedade anônima, o que aconteceu em 1970. Depois disso, o foco estratégico era abrir novas lojas Walmart em cidades menores do interior, ignoradas pelos concorrentes.

Em 1977, a Walmart tinha 195 lojas e, nesse cenário, Sam executou a primeira aquisição da rede: 16 lojas da rede Mohr Value Chain. Em 1978, a Walmart Pharmacy é inaugurada, a qual era uma rede de farmácias dentro das lojas Walmart.

Na década de 1980, a rede começou a investir em novos formatos de consumo, como a implementação de clube de compras, o Sam’s Club. Nessa época, a Walmart abriu unidades em estados como Georgia, Carolina do Sul e Flórida.

Sam Walton faleceu no dia 5 de abril de 1992, por conta de uma complicação de um câncer nos ossos. Ele deixou uma fortuna de US $25 bilhões em ações para a mulher e os quatro filhos. A família continua a ser a maior acionista da empresa, com aproximadamente 51% da participação acionária.

Finalmente, nos anos 90, a empresa ganhou o status de maior rede de supermercados dos Estados Unidos. Em 1991, a empresa abriu sua primeira loja internacional, na Cidade do México. Posteriormente, abriu mais lojas na América do Sul, em países como Porto Rico, Argentina e Brasil. Em 1996, estava no mercado chinês e, em 1999, no mercado britânico.

Em 1998, a Walmart tem uma ideia inovadora e extremamente lucrativa. Com a abertura da Walmart Neighborhood Markets, a rede centrava suas operações em lojas de porte menor, para venda de alimentos, bebidas alcoólicas, produtos de beleza e farmácia. Com custo operacional baixo e vendas altas, a estratégia foi muito bem executada. Atualmente, há mais de 490 lojas da Walmart nesse formato.

A partir do ano 2002, a empresa registrava vendas gigantescas e históricas em datas comemorativas, como o Dia de Ação de Graças. De lá para cá, a rede continua ampliando sua atuação no mercado norte-americano e também intencionalmente. A estratégia lucrativa da empresa é imitada em praticamente todos os lugares do mundo.

A estratégia de derrubar preços dos itens do Walmart impacta diretamente a economia mais poderosa do mundo. O ex-presidente do Federal Reserve (Banco Central Americano), Alan Greenspan, afirmava que um dos maiores responsáveis pela baixa inflação americana era a rede de hipermercados.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.