Indicadores da V

Confira os fundamentos das ações V

Indicadores de valuation

  • DY0,7%

  • P/L31,09

  • P/VP14,07

  • LPA8,88

  • VPA19,62

  • PSR16,77

  • P/EBIT24,53

  • EV/Ebit24,71

  • EV/Ebitda23,71

Indicadores de rentabilidade

  • C. RECEITA 5A9,64%

  • C. LUCRO 5A10,89%

  • ROE12%

  • ROIC29,11%

  • Giro ativos0,36

  • Margem bruta82,09%

  • Margem ebit68,35%

  • Margem líq.54%

Indicadores de endividamento

  • Liq. corrente1,45

  • Dívida liq / pl0,11

  • Dív. liq / ebitda0,18

  • Pl / ativos0,43

Dividendos da V

Confira a agenda e histórico de dividendos das ações V

V - Ação

Confira os detalhes das ações V

O QUE A VISA (V) FAZ

A Visa Inc. é uma multinacional norte-americana que opera no segmento financeiro. A sua sede é localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A empresa é responsável por criar uma rede que conecta milhões de pessoas, entre consumidores, instituições financeiras e empreendimentos, em mais de 200 países. O objetivo da Visa é substituir o dinheiro em espécie e cheques por um dispositivo plástico prático e funciona digitalmente.

É válido ressaltar que a Visa não concede crédito às pessoas e nem às empresas. O que a empresa oferece é uma bandeira de cartão de crédito, cartão de débito, cartão pré-pago e saques em caixas eletrônicos.

Sendo assim, a Visa revolucionou o modo de consumo das pessoas ao nível global, o que proporcionou um aumento na quantia de dinheiro que se gasta no ato de comprar, tamanha a praticidade. Pode-se afirmar que a Visa contribuiu com o aumento no consumo das pessoas nas últimas décadas. Desde pequenos itens do mercado, até grandes compras, as pessoas usam o cartão de crédito ou débito para efetivar a compra e efetuar o pagamento.

Há diversos tipos de cartão Visa, dependendo do poder aquisitivo do portador ou necessidade do cliente (pessoa física ou jurídica). Entre os mais famosos, está o Visa Infinite, que supre necessidades de clientes com alto poder aquisitivo, o qual oferece serviços de câmbio, seguro-viagem e seguro-transporte. O cartão Visa Classic é o mais tradicional e oferece serviços básicos. Há ainda, o Visa Traveler’s Check, para clientes que costumam viajar com frequência.

Com o Visa Buxx, cartão para adolescentes a partir de 13 anos, a Visa encoraja a educação financeira desde cedo. Como uma espécie de cartão pré-pago, os responsáveis carregavam o dispositivo com uma certa quantia e o menor pode fazer operações com o cartão e administrar o dinheiro.

Ainda, existem os cartões Visa Gift Card (para presentes), Visa Vale (para trabalhadores pagarem refeições e transporte), Visa TravelMoney (cartão recarregável para facilitar câmbio em viagens), Visa CheckOut (para pagamentos online) e o Visa Passfirst (pagamento de ingressos). Há ainda diversos outros cartões que encontram aplicabilidades específicas, tais como os cartões para servidores públicos dos Estados Unidos e cartões coorporativos. 

A Visa revolucionou o modo de comprar, receber pagamentos e efetivar pagamentos, revolucionando o setor bancário e financeiro do mundo todo. Estima-se que existem 3,3 bilhões de cartões Visa ativos atualmente e que 188,1 bilhões de transações financeiras são feitas anualmente com o sistema Visa. Os números impressionam e, em um mundo cada vez mais digital, a empresa pode ampliar esses indicadores exponencialmente, ao proporcionar formas de pagamentos práticas, simples, instantâneas e seguras.

BREVE HISTÓRIA DA VISA (V)

A jornada de uma das mais notórias marcas da atual geração inicia-se quando o Bank of America lançou o primeiro programa de cartão de crédito para a classe média e para comerciantes pequenos e médios em 1958. 

Os cartões eram de papel e o limite chegava até US$ 300. O cartão chamava-se BankAmericard. Para gerenciar as operações feitas com o novo cartão de crédito, o Bank of America criou o BankAmericard Inc., uma incorporação separada do banco.

Em 1973, as movimentações financeiras feitas com o cartão começavam a ser autorizadas eletronicamente, mediante a criação do sistema VisaNet. Para facilitar o gerenciamento dos cartões de crédito nacional e internacionalmente, cria-se o IBANCO em 1974. 

No ano seguinte, em 1975, o cartão de débito é inaugurado como um grande sucesso, por meio da criação do Visa Electron. Finalmente, em 1976, ocorre uma mudança no nome do cartão e o BankAmericard se transforma em Visa, um nome fácil para ser pronunciado em qualquer lugar do mundo.

A marca oficial Visa faz, em 1979, seu primeiro lançamento de sucesso, o cartão Visa Travelers, o qual operava com câmbio de quatro moedas e existia para simplificar questões relacionadas às mudanças monetárias. Em 1983, a Visa faz outro lançamento de sucesso, o gerenciamento de caixas automáticos (ATMs) para possibilitar aos correntistas sacar dinheiro em qualquer lugar e a qualquer momento. Em 1984, o selo “Dove” (pomba), foi implementado em todos os cartões Visa para prevenir fraudes e falsificações.

Quando as Olimpíadas de Seoul aconteceram em 1988, a Visa forneceu patrocínio, o que possibilitou que a marca se difundisse rapidamente pelo globo. Em 1993, a Visa investe em segurança para impedir fraudes em pagamentos com cartão de crédito. O chip implantado nos cartões é lançado em 1995.

O novo milênio traz para a Visa a marca de 1 bilhão de cartões emitidos, número que foi oficializado em 2001 e, em 2004, as operações via débito superam as transações via crédito. Em 2007, a marca passa por uma reestruturação e recebe o nome que permanece até hoje, Visa Inc.

O ano de 2008 foi marcado pela reinvenção de sistemas de pagamentos para dispositivos móveis. Nesse mesmo ano, a Visa entra para a história do mercado financeiro como o maior IPO (Initial Public Offering, em português, Oferta Pública Inicial) já registrado nos Estados Unidos.

Em 2016, a Visa Inc. e Visa Europe, que desde o início da história da marca operavam de forma independente e separada, são integradas em apenas uma empresa, a Visa Inc.

Declarando V no imposto de renda

Confira o passo a passo de como declarar as ações V no IRPF

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "249 - Estados Unidos";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da ação, a quantidade de ações e o preço pago em dólar, por exemplo "V - QUANTIDADE: 1000 - USD$ 1000";
  • No final, coloque o valor total investido em reais no campo "Situação em 31/12".