Ações Sony SNE

A Sony (ações SNE na NYSE, BDRs SNEC34) possui feitos mundialmente reconhecidos, como a criação das TVs coloridas, das Smart TV, no CD e DVD, do Blu-Ray, etc. Ademais, a companhia é proprietária de grandes marcas, como a Columbia Tri-Star Pictures (Sony Pictures), SONY Music, SONY Spin, AXN, Sony Ericsson, Playstation, Aniplex, Xperia, entre outras. Ver mais

Conheça Sony ações SNE

Sony é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker SNE.

IPO 1970 (há 52 anos)

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

A Sony Corporation (ações SNE na NYSE, BDRs SNEC34) é uma empresa multinacional japonesa que atua no segmento de tecnologia, mais especificamente nas categorias:

  • Serviços de jogos e redes;
  • Música;
  • Fotografias;
  • Soluções e produtos eletrônicos;
  • Soluções em imagem e sensoriamento;
  • Serviços financeiros.

Nesse sentido, a Sony (ações SNE na NYSE, BDRs SNEC34) possui feitos mundialmente reconhecidos, como a criação das TVs coloridas, das Smart TV, no CD e DVD, do Blu-Ray, etc. Ademais, a companhia é proprietária de grandes marcas, como a Columbia Tri-Star Pictures (Sony Pictures), SONY Music, SONY Spin, AXN, Sony Ericsson, Playstation, Aniplex, Xperia, entre outras.

História da SONY

A história da SONY (ações SNE na NYSE, BDRs SNEC34) se iniciou em 1946, quando Masaru Ibuka e Akio Morita fundaram a Tokyo Tsushin Kogyo K.K. (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation). Esse período foi marcado por grandes esforços da nação japonesa no âmbito de reconstrução do país após o término da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Ainda, o nome da empresa mudou para SONY somente em 1958, em razão de seus produtos terem adentrado o mercado norte americano.

Nesse sentido, a companhia havia lançado o rádio SONY TR-55, e visando diminuir o tamanho do mesmo, lançou o Walkman, que tocava fitas em K7 e tinha rádio AM/FM. Esse produto foi o primeiro da empresa a fazer grande sucesso internacionalmente. Com todo esse sucesso, a SONY se tornou a maior fabricante de eletrônicos do mundo, sendo puxada pela fabricação de televisores e câmeras de vídeo.

Outrossim, a SONY marcou presença no mercado brasileiro a partir de 1972, quando uma subsidiária foi instalada em Manaus (SONY Brasil Ltda.). A fábrica produzia, primordialmente, televisores, câmeras e equipamentos de áudio. Entretanto, essa unidade fabril foi vendida em 2020.

Já em 1979, o grupo iniciou suas atividades no ramo de seguros de vida, que logo precisou ser cortada visando redução de gastos. Nesse sentido, o início da década de 80 foi marcado por um grande declínio econômico mundial, principalmente no setor de atuação da SONY.

Dessa forma, visando superar os obstáculos, foram nas décadas de 80 e 90 que a empresa adentrou no segmento de entretenimento, adentrando no setor de músicas com a gravadora SONY Music, no setor de filmes com o estúdio Columbia Tri-Star Pictures, e no setor de videogames com o Playstation.

Agora, em 2005, o comando da empresa foi passado para Howard Stringer, que foi o primeiro CEO estrangeiro na SONY. Dentre seus feitos, inclui-se a criação do Spider-Man e a criação do slogan “make believe” em 2009. Porém, já em 2012, Howard foi substituído por Kazuo Hirai, retomando a posição de CEO da SONY um japonês.

Continuando, a companhia vendeu sua divisão de notebooks Vaio e separou sua divisão de televisores em uma nova subsidiária em 2014. Três anos mais tarde, a empresa vendeu seu negócio de bateria de lítio. Já em 2019, a SONY fundiu suas empresas de televisão, câmera e celular em uma única. Por fim, a holding Sony Eletronics Corporation foi estabelecida em 2020, sendo a controladora das empresas de eletrônicos e de soluções em tecnologia da informação, que logo alterou seu nome para Sony Corporation.

Como declarar a stock SNE?

Para declarar Sony no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:

  • Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
  • Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
  • Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso das stocks, escolha "249 - Estados Unidos";
  • Depois, em discriminação, coloque o código da stock, a quantidade de cotas e o preço pago em dólar, por exemplo: "SNE - QUANTIDADE: 100 - USD$ 1000";
  • No final, coloque o valor pago em reais no campo "Situação em 31/12".