Ações Nvidia NVDA

Nvidia Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia. Ela projeta unidades de processamentos gráficos para os mercados de jogos e profissionais, bem como o sistema em unidades de chip para o mercado de computação móvel e automotivo. Ver mais

Conheça Nvidia ações NVDA

Nvidia é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker NVDA.

IRS

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

FUNDADO

IPO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

SITE OFICIALVer site ⇨

BREVE HISTÓRIA DA NVIDIA (NVDA)

A história da NVIDIA, ações NVDA, inicia-se em 1993, pelos fundadores Jensen Huang, Chris Malachowsky e Curtis Priem. Todos eles tinham experiencia previa com o mundo tecnológico e de processamento de dados. Huang, por exemplo, era designer de microprocessadores na AMD, a atual grande rival da NVIDIA. Malachowsky e Priem trabalhavam na Sun Microsystems, como engenheiro elétrico e designer de processadores, respectivamente.

Os criadores tinham na mente a ideia de que computadores em um dia não muito distante se tornariam objetos de lazer, usado para jogos e multimidia. Eles foram capazes de observar que não havia no mercado, produtos para otimizar o processamento de jogos e viram aí uma oportunidade para empreender.

Em 1994, a NVIDIA faz a sua primeira parceria estratégica com a SGS-Thompson, empresa europeia de fabricação de componentes eletrônicos e semicondutores, sediada em Genebra, Suíça. Em 1995, seu primeiro produto chega ao mercado, a NV1 uma placa de processamento gráfico 2D/3D. O produto foi usado pela marca popular de videogames SEGA, desenvolvedora de jogos de fliperama.

No ano de 1996, os drivers DirectX Microsoft são desenvolvidos para o processamento de jogos no sistema operacional Windows. Em 1997, uma nova placa de processamento gráfico é desenvolvida, a RIVA 128, a qual vendeu 1 milhão de unidades nos primeiros quatro meses.

No ano seguinte, 1998, mais uma parceria é estabelecida, dessa vez com a empresa multinacional taiwanesa de fabricação de semicondutores. Em 1999, a NVIDIA desenvolve seu principal produto, as unidades de processamento gráfico conhecidas como GPUs. Nesse mesmo ano, a empresa faz o seu IPO na Bolsa de Valores NASDAQ e cada ação era negociada a US$ 12.

O novo milênio chega e “tecnologia” e “inovação” são as palavras de ordem. A NVIDIA tem o seu crescimento multiplicado a partir dos anos 2000 e uma série de produtos são desenvolvidos e bem recebidos pelo mercado. Mais aquisições são feitas como a aquisição da empresa de processamento gráfico para a aceleração de 3D, a 3dfx e, em 2003, a empresa do mesmo setor de atuação MEDIA Q.

Nesse período, a NVIDIA ganhou um contrato com a Microsoft para desenvolver os consoles de videogames Xbox e prestar assistência à Sony, no desenvolvimento do console do Play Station 3. Em 2007, a empresa ganha um Emmy concedido pelo impacto de sua inovação nos processadores gráficos sobre a indústria de entretenimento.

No mesmo seguimento, em 2011, a NVIDIA descolou uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Efeitos Visuais pelo trabalho em “Harry Potter e o Enigma da Morte, Parte I”. Novamente, em 2012, mais uma indicação ao Oscar é recebida, dessa vez pelo filme “Hugo”.

Em 2008, a NVIDIA desenvolve o Tegra Mobile Processor, o processador que seria usado em laptops da marca Apple, a linha MacBook. Em 2009, a empresa trabalha com o Google para desenvolver o sistema operacional Android, e, em parceria com Siemens Healthcare, desenvolve o primeiro ultrassom 3D.

A década de 2010 até 2020 foi marcada por desenvolvimento e pesquisa em processadores cada vez mais velozes, novos produtos para a indústria de jogos e automobilística, bem como parcerias com marcas gigantescas, como Google, Toyota e Tesla.

Em outubro de 2020 foi revelado à imprensa que a NVIDIA está trabalhando para desenvolver o computador mais rápido e poderoso do mundo. As pesquisas estão acontecendo em Cambridge, Reino Unido.

Na atualidade, a NVIDIA realiza investimentos exorbitantes em inteligência artificial e em suas atuais áreas de atuação da empresa, como jogos, ferramentas avançadas de visualização, indústria de automóveis e data centers (ou processamento de dados).

O QUE A NVIDIA (NVDA) FAZ

A NVIDIA Corportaion, stock NVDA, é uma multinacional de tecnologia que atua no segmento de GPUs, graphics processing units (em português, unidades de processamento gráfico), especialmente para jogos, mas os itens encontram espaço no mercado tecnológico em geral. A NVIDIA está presente em 24 países e a missão da empresa é “expandir a imaginação e a inteligência humana”.

Ainda, a NVIDIA se dedica no desenvolvimento de SoCs (system-on-chips, ou seja, processadores) para celulares e dispositivos moveis, bem como indústria automotiva.

O GPU mais famoso desenvolvido pela NVIDIA é chamado de GeForce. o Nvidia Shield é um outro driver que merece destaque. Trata-se de um console portátil que suporta jogos para a plataforma Android, além de jogos para computadores. A família de produtos mais conhecidas são: Quadro, NVS, Tegra, Tesla, nForce, NVIDIA Grid e NVIDIA Drive. Além disso, uma atualização do programa GeForce, RTX para Windows 10, se popularizou pelo carregamento otimizado do jogo Minecraft.

A área de atuação da empresa é ampla e está em constante transformação. Sobretudo, os segmentos mais notáveis são: desenvolvimento de máquinas autônomas; cloud and data center; ciência de dados; design e visualização; equipamentos para a área da saúde; computação de alto desempenho; desenvolvimento de veículos autônomos; produtos para gaming e entretenimento.

A NVIDIA com o seu vasto portfólio de produtos tecnológicos, oferece soluções computacionais e atua nos ramos de finanças, energia, internet para consumidores, arquitetura, engenharia, construção, saúde, educação e pesquisa, produção industrial, mídia e entretenimento, setor público, varejo, robótica, cidades inteligentes, supercomputadores, telecomunicações e transporte.

Com certeza, a NVIDIA revolucionou a indústria de jogos e entretenimento. A empresa continua a se expandir na atualidade e impulsiona a humanidade para frente, por conta de seus produtos sofisticados e altamente tecnológicos. Há muitas expectativas sobre o futuro da empresa e o que ela será capaz de fazer no futuro, especialmente acerca da sua atuação no ramo da saúde e inteligência artificial.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.