JPMorgan Chase é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker JPM e BDR JPMC34.
Ações JPMorgan Chase JPMC34, JPM
O J.P. Morgan é líder global em serviços financeiros, oferecendo soluções às corporações, governos e instituições mais importantes do mundo em mais de 100 países. Ver mais
Conheça JPMorgan Chase ações JPMC34, JPM
IRS132624428
Fundado1799 (há 223 anos)
IPO1969 (há 53 anos)
Página na NASDAQVer site ⇨
Página de RIVer site ⇨
O QUE A JP MORGAN (JPM) FAZ
A J.P. Morgan, ações JPM, é uma instituição financeira de atuação global. O banco fornece os serviços tradicionais do setor bancário, principalmente para a população americana (mas não só), como serviços de investimentos, gerenciamento de riquezas, online banking, asset management, banco de varejo, banco coorporativo, assessoria financeira em diversos níveis e esferas, gerenciamento de riscos, hipoteca, fundos de pensão, entre outros.
A área de atuação do banco vai desde o simples atendimento ao público tradicional para serviços financeiros básicos até operações complexas que contemplam todo o mercado de capitais, como atuação no mercado futuro, derivativos de crédito, especulação financeira, política de câmbio, investimentos em mercados estrangeiros (especialmente em países emergentes), investimentos institucionais e em outras organizações bancárias, gerenciamento de carteiras de investimento de alta renda, isso apenas para citar alguns serviços.
O segmento de investimentos da J.P. Morgan Chase & Co. abrange diversos setores da economia nos Estados Unidos, como saúde básica, indústria, transporte, recursos naturais, instituições financeiras, mineração, setor imobiliário, educação, tecnologia, mídia e telecomunicações.
Sendo assim, o banco participa ativamente e contribui para que uma das maiores economias do mundo seja considerada como tal. Há agências do J.P. Morgan Chase & Co. em diversos países, com mais de 200 agências em atividade no mundo todo. Nos Estados Unidos, o banco está espalhado por todo o território através de 5.100 agências.
BREVE HISTÓRIA DA JP MORGAN (JPM)
A JPMorgan, stock JPM, é uma das maiores instituições financeiras do mundo e sua história perpassa mais de dois séculos. Ao longo dos anos, a empresa fez diversas aquisições até adquirir o império e forma atuais. Estima-se que a JPMorgan Chase & Co. seja um aglomerado de mais de 1.200 instituições que foram se fundindo no decorrer da história dos Estados Unidos.
Tudo começou em 1799, em Nova York. Esse foi o ano no qual a The Manhattan Company foi inaugurada, uma das principais predecessoras da JPMorgan, pelos fundadores Alexander Hamilton e Aaron Burr. Em 1804, Hamilton seria morto por Burr em um duelo entre os sócios.
Em 1812, ocorre a incorporação da empresa têxtil The New York Manufacturing Company, aumentando a atuação da instituição bancária. Em 1839, The Bank of Commerce é inaugurado em Nova York, que, em 1929, iria se fundir com outra instituição financeira na mesma cidade, a Guaranty Trust Company, tornando-se mais uma ramificação que daria origem ao banco JPMorgan.
No ano de 1854, Junius S. Morgan, o patriarca da família de banqueiros, abre a sua primeira instituição em Londres, o banco privado George Peabody & Co. A conexão entre EUA e Europa estabelecida pelo empresário seria futuramente usada nos negócios da futura instituição financeira.
Entre 1862 e 1864, os Estados Unidos estavam em Guerra Civil, o que iria impactar a sua política econômica e monetária. A nova política possibilitou que o Governo Federal imprimisse notas em bancos comerciais, de forma homogênea, para custear a guerra que estava em andamento.
Enquanto isso, em 1863, The First National Bank of Chicago é inaugurado, o qual, futuramente, também seria incorporado pela JPMorgan. Em 1868, J. Pierpont Morgan estabelece uma parceria com Drexel para abrir a instituição bancária Drexel, Morgan & Co. em Nova York. Mais tarde, a empresa receberia o nome de J.P. Morgan & Co.
Em 1877, o banco Chase National Bank é aberto em Nova York. Esse conglomerado também seria adquirido pelo Grupo JPMorgan futuramente. Em 1882, o já conglomerado bancário começa a investir em eletricidade, por meio de uma parceria direta com Thomas Edison. Quando o banco foi transferido para Wall Street, o próprio Edison ligou a energia do local.
Muito foi conquistado até a chegada do novo século. Alguns dos mais notórios feitos foram a inauguração da Brooklyn Bridge (1883), instalação da Estátua da Liberdade em Nova York (1886) e o financiamento do Canal do Panamá (1904).
Com a morte do patriarca J. Pierpont Morgan em 1913, seu filho Jack assume o controle da instituição financeira. Uma nova governança começa na JPMorgan. Os desafios que o novo conselho da empresa teve que enfrentar incluíam a Primeira Guerra Mundial, em 1915, conflito financiado pelo banco; os gloriosos anos 20, de pura expansão econômica; e a Crise de 1929, ocasionada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
O banco se torna público em 1940, quando ocorreu o seu IPO. Pouco tempo depois, em 1945, um novo conflito mundial acontece e a instituição precisa financiar tropas e armamentos dentro e fora de casa. Porém, após a Segunda Guerra Mundial, o banco vai além das fronteiras e abre agências no Japão e na Alemanha. Era o início de sua expansão internacional.
A década de 50 marcou o período no qual as instituições financeiras de Nova York iriam se fundir: Chemical Bank, Chase Manhattan Bank, Morgan Guaranty Trust e Manufacturers Hanover Trust. Todas essas instituições iriam se consolidar na JPMorgan anos mais tarde.
Os anos 60 e 70 simbolizam o início da era do processamento de dados e implementação de tecnologia em operações financeiras. Nesse período, os cartões de crédito ficaram nacionalmente populares, bem como os ATMs (caixas eletrônicos). A era moderna de operações bancárias iniciava-se.
Em 1995, o internet banking era implementado nos Estados Unidos e, cinco anos depois, em 2000, a J.P. Morgan & Co. Incorporated se funde com a The Chase Manhattan Corporation, originando a J.P. Morgan Chase & Co. como a conhecemos hoje.
Em 2011, a J.P. Morgan Chase & Co. supera o Bank of America como a maior instituição de crédito em território norte-americano. Por capitalização do mercado, é o banco mais valioso do mundo.
Como declarar a BDR JPMC34?
Para declarar JPMorgan Chase no Imposto de Renda (IRPF), siga os passos:
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "04 - Aplicações e Investimentos";
- Depois, selecione o código "04 – Ativos negociados em Bolsa no Brasil";
- Depois, em discriminação, coloque o código da BDR, a quantidade de ações e o preço pago, por exemplo: "JPMC34 - QUANTIDADE: 100 - R$ 1000";
- No final, coloque o valor pago em reais no campo "Situação em 31/12".
Como declarar a stock JPM?
Para declarar JPMorgan Chase no Imposto de Renda (IRPF), siga os seguintes passos:
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
- Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
- Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso das stocks, escolha "249 - Estados Unidos";
- Depois, em discriminação, coloque o código da stock, a quantidade de cotas e o preço pago em dólar, por exemplo: "JPM - QUANTIDADE: 100 - USD$ 1000";
- No final, coloque o valor pago em reais no campo "Situação em 31/12".