Ações Goldman Sachs GS

O Goldman Sachs (ações GS) é um dos gigantes do mercado financeiro mundial, sediado no distrito financeiro de Nova Iorque. Ver mais

Conheça Goldman Sachs ações GS

Goldman Sachs é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker GS.

IRS

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

FUNDADO

IPO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

Fundado em 1869 por Marcus Goldman, que mais tarde se associou a seu genro Samuel Sachs, o Goldman Sachs (ações GS) é um dos gigantes do mercado financeiro mundial, sediado no distrito financeiro de Nova Iorque.

O grupo se consolida como uma das principais empresas globais no segmento de investment banking, gestão de valores imobiliários e investimentos e oferece seus serviços a uma base de clientes diversificada que inclui corporações, instituições financeiras, governos e indivíduos.

Conhecido por ter se mantido forte mesmo após a grave crise financeira mundial em 2008, o grupo possui escritórios nos principais centros financeiros mundiais, em mais de 30 países e em todos os continentes.

Em relação aos seus negócios, a maioria de seus serviços são prestados a clientes institucionais. Uma vez que atua como banco de investimento, desempenha papel de consultor de governos, grandes empresas e algumas das famílias mais ricas do mundo.

Adicionalmente, também oferece consultoria sobre fusões e aquisições de empresas, subscrição financeira e outros produtos financeiros. O Goldman Sachs (ações GS) também é um revendedor primário de títulos do Tesouro americano, ou seja, compra os títulos de dívida pública diretamente do governo e os negocia posteriormente no mercado.

História do Goldman Sachs

Após a fundação por Goldman e posteriormente a entrada de Sachs no negócio, a companhia recebeu mais dois integrantes da família para atuar no projeto e iniciar sua expansão. Em 1896, o Goldman Sachs se juntou a NYSE (New York Stock Exchange) como member company e seu sócio Harry Sachs ganhou um assento na mesma. Após dois anos, a companhia cresceu rapidamente, atingindo 1,6 milhões de dólares em capital. O primeiro IPO que foi emitido foi em 1906, junto a Sears, Roebuck and Company.

O grupo construiu sua trajetória de crescimento através de uma estratégia de aquisições e expansões, o consolidando como líder na indústria financeira mundial. Nos anos 70, a companhia abriu seu primeiro escritório internacional, em Londres. Dando continuidade ao crescimento, adquiriu em 1981 a J. Aron & Company, que negociava metais preciosos, café e câmbio. Essa aquisição permitiu ao GS adentrar ao mercado da América do Sul, que colaborou com a expansão dos seus negócios nos últimos anos. Ao final da década de 80, o Goldmand Sachs (ações GS) criou sua Asset Management, que hoje administra seus fundos de hedge.

Na crise financeira mundial em 2008, a companhia foi uma das beneficiadas pelo pacote do Tesouro americano a fim de resgatar as instituições financeiras, como parte do Troubled Asset Relief Program (TARP). O Goldman Sachs recebeu 10 bilhões de dólares investidos pelo Tesouro em 2008, que foram pagos com 23% de juros.

Negócios da Goldman Sachs

O banco opera em 4 principais segmentos:

  • Banco de Investimento: Essa divisão corresponde a aproximadamente 21% da receita da companhia, envolvendo consultoria financeira e subscrição de empresas. Nesse segmento, possui como atividades a assessoria em operações de fusões e aquisições, reestruturações, atividades de defesa da corporação, gestão de risco, serviços de abertura de capital nos Estados Unidos ou fora, etc. O Goldman Sachs ganhou destaque e proeminência como uma das melhores firmas de fusões e aquisições nos anos 80 como reflexo de sua atuação de assessoria a seus clientes evitando aquisições hostis e forçadas;
  • Gestão de Investimentos: Nesse segmento, o banco oferece assessoria e serviços de planejamento financeiro, além de oferecer produtos de investimento como ações e renda fixa diversificados por todas as principais classes de ativos para um grande número de indivíduos e instituições. Esses produtos de investimento são oferecidos por meio de contas administradas separadamente, parcerias privadas, fundos mútuos e outras estruturas. No âmbito dos serviços de planejamento financeiro, atua com planejamento imobiliário, doações de caridade, planejamento tributário e gestão de renda, entre outros. A receita desse segmento vem principalmente por meio de taxas de gestão e transações, correspondendo a 18% do total das receitas do banco;
  • Investing and Lending: Correspondendo por 16% da receita da companhia, as operações deste segmento envolvem investimentos de longo prazo e empréstimos de várias categorias, bem como títulos de dívida, empréstimos comerciais e imobiliários, entre outros, fornecendo financiamento para seus clientes corporativos e individuais por meio de empréstimos bancários, títulos lastreados em hipotecas e empréstimos pessoais.
  • Clientes Institucionais: Este último segmento corresponde por 45% da receita da companhia, e trata-se de serviços prestados aos seus clientes de acordo com a classe de ativos. Inclui atividades de aquisição de clientes em dinheiro e derivativos para produtos de taxas de juros, produtos de crédito, hipotecas, moedas e commodities. Os produtos de taxas de juros incluem títulos do governo, acordos de recompra, swaps de taxas de juros e opções. Os produtos de crédito incluem títulos corporativos com grau de investimento, derivativos de crédito, EFTs, títulos de alto rendimento, dívidas de mercados emergentes e inadimplentes e títulos municipais. A hipoteca inclui títulos relacionados com hipotecas, empréstimos e derivados e outros títulos garantidos por ativos, empréstimos e produtos derivados. Os produtos monetários incluem opções de moeda e à vista / forwards, enquanto as commodities incluem derivados de commodities e, às vezes, produtos físicos, como produtos de petróleo e metais.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.