Ações Chevron CVX

A Chevron Corporation (ações CVX na NYSE e BDRs CHVX34) é uma das maiores empresas do mundo no ramo energético, mais especificamente no segmento petrolífero. Sediada nos Estados Unidos, a Chevron é uma Supermajor, integrando o Big Oil (grupo das maiores petrolíferas do mundo que possuem grandes poderes econômicos e influência política). Ver mais

Conheça Chevron ações CVX

Chevron é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker CVX.

IRS

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

FUNDADO

IPO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

A Chevron Corporation (ações CVX na NYSE e BDRs CHVX34) é uma das maiores empresas do mundo no ramo energético, mais especificamente no segmento petrolífero. Sediada nos Estados Unidos, a Chevron é uma Supermajor, integrando o Big Oil (grupo das maiores petrolíferas do mundo que possuem grandes poderes econômicos e influência política).

Continuando, a empresa está presente em mais de 180 países, atuando nos segmentos de óleo, gás natural, refinaria, produtos químicos, produção de energia, vendas e transporte.

História da Chevron

Tudo começou quando um grupo de exploradores e mercadores formaram a Pacific Coast Oil Co. no dia 10 de setembro de 1879. As operações dessa empresa finalizaram em 1906, quando a mesma se fundiu com uma subsidiária da Standard Oil, virando a Standard Oil Company (California), ou California Standard.

Paralelamente a isso, uma outra predecessora da Chevron, a Texas Fuel Company, surgiu em 1901. Nesse âmbito, as duas empresas citadas se associaram em 1936, formando a Caltex, com o objetivo de explorar e produzir petróleo na Arabia Saudita. No sentido da Texas Fuel Company, a mesma mudou de nome para Texaco alguns anos mais tarde.

Contudo, uma ação antitruste realizada em 1911 quebrou a Standard Oil em diversas outras empresas, e foi dessa quebra que surgiu a Chevron (permanecendo a California Standard). Outrossim, como resultado de uma concessão feita pelo governo da Arábia Saudita em 1933, a Chevron descobriu diversos campos petrolíferos no território. Para a exploração dos mesmos, a empresa se juntou com o governo e fundou a ARAMCO, que hoje está integralmente nas mãos dos sauditas (sendo essa companhia a Saudi Aramco).

Já em 1984, a Standard Oil of Califórnia (que era apenas apelidada de Chevron) se fundiu com a Gulf Oil, episódio que se tornou uma das maiores fusões de empresas da história. Voltando para a Texaco, a mesma foi adquirida pela Chevron em 2000, resultando na criação da segunda maior companhia petroleira do mundo. Dessa forma, mais uma vez houve mudança no nome da empresa, que passou a se chamar ChevronTexaco.

Nesse sentido, 5 anos mais tarde, a empresa tirou a Texaco do nome, passando a se chamar de Chevron (ações CVX na NYSE e BDRs CHVX34), e a Texaco permaneceu como uma marca da Chevron. Dessa forma, percebe-se que a história da empresa está repleta de M&A’s (Mergers and Acquisitions, que se traduz em fusões e aquisições) e, consequentemente, de troca de nomes.

Contudo, quanto a presença da empresa no Brasil, a mesma se iniciou em 1915, nomeadamente na área de downstream com a comercialização de produtos Texaco® até 2017. No caso, nesse ano a subsidiária Chevron Brasil Lubricants celebrou uma joint venture, formando a ICONIC Lubrificantes.

Contudo, somente em 1997 que a Chevron expandiu seus negócios no Brasil para a área de exploração e produção, uma vez que nesse ano o governo brasileiro abriu o setor ao investimento privado.

Ainda, até 2020 a empresa contava com 12 projetos de exploração e produção em águas profundas no território brasileiro, sendo 2 no pré-sal (segmento upstream). Nesse sentido, a empresa possui participações nas bacias de Campos e de Santos. Ademais, voltando ao segmento downstream, a companhia opera a fábrica da Oronite, que produz aditivos para combustíveis e lubrificantes (dados de 2020).

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.