Ações Cisco CSCO

A Cisco Systems é uma companhia estadunidense, a atividade principal da Cisco é o oferecimento de soluções para redes e comunicações quer seja na fabricação e venda (destacando-se fortemente no mercado de roteadores e switches) ou mesmo na prestação de serviços por meio de suas subsidiárias Linksys, WebEx, IronPort e Scientific Atlanta. Ver mais

Conheça Cisco ações CSCO

Cisco é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker CSCO.

IRS

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

FUNDADO

IPO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

O QUE A CISCO SYSTEMS (CSCO) FAZ

A Cisco Systems Inc., ações CSCO, é uma empresa transnacional estadunidense, com sede em San José, Califórnia. A sua principal atividade é oferecer soluções para redes e comunicações, atuando tanto na fabricação quanto na venda de roteadores e switches (comutador, em português, um dispositivo utilizado em redes para reencaminhar pacotes).

Inicialmente, a Cisco atuava apenas no fornecimento de redes para grandes empresas, mas ampliou a sua atuação ao consumidor final posteriormente, enquanto aumentava a infraestrutura para redes mais sofisticadas.

A Cisco Systems, é reconhecida como a líder global no oferecimento soluções para redes e comunicações. A empresa comercializa o seu portfólio de aproximadamente 19.000 produtos e serviços em 165 países. Estima-se que 85% de todo o tráfego da internet é possibilitado graças aos equipamentos desenvolvidos pela empresa.

Outro aspecto interessante na Cisco é a sua preocupação com a educação e o futuro do seu ramo de negócio e da internet. Para ofertar oportunidades para diversos jovens em seu desenvolvimento profissional, a empresa criou o Programa Cisco Networking Academy, em 1997. O programa torna possível aos estudantes do mundo todo se aprimorarem profissionalmente em carreiras no setor de TI (Tecnologia da Informação), principalmente.

Vale ressaltar que a Cisco não foi a primeira empresa a atuar no ramo de roteadores e redes nos Estados Unidos. Porém, foi a companhia que desenvolveu a tecnologia IP (Internet Protocol) para ser difundida e vendida em grande escala, o que tornou a internet mais rápida e dinâmica, aos moldes atuais.

Algumas tecnologias desenvolvidas pela Cisco abrangem:

  • Redes de armazenamento
  • Segurança
  • Banda larga
  • Roteamento e comutação avançada
  • Compartilhamento de documentos de voz e vídeo com tecnologia IP
  • Redes óticas
  • Redes sem fio (wireless connection ou Wi-Fi).

Entre outras soluções que a Cisco dispõe, é notório citar: Inteligência Artificial, Redes para Automóveis, Tecnologia de Nuvem, Fornecimento e Gerenciamento de Redes Complexas, Data Center, Internet of Things, Wireless e Mobilidade, Design de Redes, Segurança e Softwares, sendo essas categorias abrangentes em hardware e software, nas quais a Cisco atua amplamente.

A Cisco é uma das principais empresas responsáveis pela internet ter as proporções atuais. A companhia tornou possível que a grande rede tivesse as funcionalidades que tornou o mundo modernizado e globalizado atual. Não é exagero afirmar que a Cisco democratizou e melhorou o uso da internet a um nível global.

Como a tecnologia não cessa de evoluir e nem descansa, é claro que a Cisco vai acompanhar e ditar o ritmo dessas mudanças e melhoramentos.

BREVE HISTÓRIA DA CISCO SYSTEMS (CSCO)

A história da empresa inicia-se com o casal Leonard Bosak e Sandra Lerner, funcionários da área de computação da Universidade de Stanford, em 1984. Como eles trabalhavam em departamentos separados, os dois pensaram em uma possibilidade para estabelecerem comunicação entre si e conectar os seus computadores por meio de uma rede doméstica e trocar mensagens. Tal rede ficou conhecida como “reuter technology”.

O nome escolhido é uma homenagem à cidade de San Francisco e o logotipo da marca lembra a famosa ponte Golden Gate. O casal escolheu o nome ao se dirigirem-se à cidade de Sacramento para registrar a empresa, no momento em que atravessavam a ponte.

O primeiro produto chega ao mercado em 1986, o Advanced Gateway Server (AGS), o qual revolucionou a organização de grandes redes. A primeira venda foi à Universidade de Utah. Em 1990, o capital da empresa é aberto na Bolsa de Valores e o processo de internacionalização da Cisco é iniciado, bem como o de saída do casal do controle da empresa. Cada um obteve US$ 170 milhões pela venda da companhia e o divórcio veio pouco tempo depois.

Em 1998, a Cisco obteve o título de a primeira companhia da história a alcançar um valor de mercado acima dos US$ 100 bilhões, com apenas 14 anos de atividade. O novo milênio e o advento da internet impulsionaram ainda mais o crescimento na empresa. Em 2003, realiza a compra da sua subsidiária Linksys, conhecida por produzir equipamentos para rede.

A estratégia de crescimento nesse período era a criação de novos dispositivos para computadores e redes, somado à aquisição de companhias do ramo para expandir a sua atuação no mercado doméstico no segmento dos Estados Unidos.

Nos anos que se seguiram, a Cisco se reposicionou no mercado a voltou a sua atenção para a internet, desenvolvimento de softwares e tecnologia da nuvem. Em 2006, a empresa apresentou o sistema TelePresence, um programa para videoconferências que foi pioneiro no período e desenvolvido ao longo dos anos.

Lentamente, a Cisco foi se transformando de uma empresa de hardware para uma empresa de software, sendo a pioneira no conceito de “Internet of Things”, a maneira como os objetos concretos estão conectados e como estabelecem comunicação entre si e com o usuário, mediante a sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.