Indicadores da CSCO
Confira os fundamentos das ações CSCO
Indicadores de valuation
DY3,24%
P/L19
P/VP4,31
LPA2,59
VPA11,39
PSR3,64
P/EBIT14,81
EV/Ebit15,8
EV/Ebitda13,28
Indicadores de rentabilidade
C. RECEITA 5A2,93%
C. LUCRO 5A158,16%
ROE7%
ROIC14,82%
Giro ativos0,43
Margem bruta64,73%
Margem ebit24,61%
Margem líq.22%
Indicadores de endividamento
Liq. corrente0,91
Dívida liq / pl0,29
Dív. liq / ebitda0,83
Pl / ativos0,37
Resultados da CSCO
Confira o histórico do balanço e gráficos das ações CSCO
Dividendos da CSCO
Confira a agenda e histórico de dividendos das ações CSCO
Próximos dividendos da CSCO
Confira a agenda de dividendos das ações CSCO
Histórico de dividendos da CSCO
Confira o histórico de dividendos pagos e gráficos das ações CSCO
CSCO - Ação
Confira os detalhes das ações CSCO
IRS770059951
Fundado1984 (há 40 anos)
IPO1990 (há 34 anos)
Página na NASDAQVer site ⇨
Página de RIVer site ⇨
Aval. dos funcionários4.2 / 5
O QUE A CISCO SYSTEMS (CSCO) FAZ
A Cisco Systems Inc., ações CSCO, é uma empresa transnacional estadunidense, com sede em San José, Califórnia. A sua principal atividade é oferecer soluções para redes e comunicações, atuando tanto na fabricação quanto na venda de roteadores e switches (comutador, em português, um dispositivo utilizado em redes para reencaminhar pacotes).
Inicialmente, a Cisco atuava apenas no fornecimento de redes para grandes empresas, mas ampliou a sua atuação ao consumidor final posteriormente, enquanto aumentava a infraestrutura para redes mais sofisticadas.
A Cisco Systems, é reconhecida como a líder global no oferecimento soluções para redes e comunicações. A empresa comercializa o seu portfólio de aproximadamente 19.000 produtos e serviços em 165 países. Estima-se que 85% de todo o tráfego da internet é possibilitado graças aos equipamentos desenvolvidos pela empresa.
Outro aspecto interessante na Cisco é a sua preocupação com a educação e o futuro do seu ramo de negócio e da internet. Para ofertar oportunidades para diversos jovens em seu desenvolvimento profissional, a empresa criou o Programa Cisco Networking Academy, em 1997. O programa torna possível aos estudantes do mundo todo se aprimorarem profissionalmente em carreiras no setor de TI (Tecnologia da Informação), principalmente.
Vale ressaltar que a Cisco não foi a primeira empresa a atuar no ramo de roteadores e redes nos Estados Unidos. Porém, foi a companhia que desenvolveu a tecnologia IP (Internet Protocol) para ser difundida e vendida em grande escala, o que tornou a internet mais rápida e dinâmica, aos moldes atuais.
Algumas tecnologias desenvolvidas pela Cisco abrangem:
- Redes de armazenamento
- Segurança
- Banda larga
- Roteamento e comutação avançada
- Compartilhamento de documentos de voz e vídeo com tecnologia IP
- Redes óticas
- Redes sem fio (wireless connection ou Wi-Fi).
Entre outras soluções que a Cisco dispõe, é notório citar: Inteligência Artificial, Redes para Automóveis, Tecnologia de Nuvem, Fornecimento e Gerenciamento de Redes Complexas, Data Center, Internet of Things, Wireless e Mobilidade, Design de Redes, Segurança e Softwares, sendo essas categorias abrangentes em hardware e software, nas quais a Cisco atua amplamente.
A Cisco é uma das principais empresas responsáveis pela internet ter as proporções atuais. A companhia tornou possível que a grande rede tivesse as funcionalidades que tornou o mundo modernizado e globalizado atual. Não é exagero afirmar que a Cisco democratizou e melhorou o uso da internet a um nível global.
Como a tecnologia não cessa de evoluir e nem descansa, é claro que a Cisco vai acompanhar e ditar o ritmo dessas mudanças e melhoramentos.
BREVE HISTÓRIA DA CISCO SYSTEMS (CSCO)
A história da empresa inicia-se com o casal Leonard Bosak e Sandra Lerner, funcionários da área de computação da Universidade de Stanford, em 1984. Como eles trabalhavam em departamentos separados, os dois pensaram em uma possibilidade para estabelecerem comunicação entre si e conectar os seus computadores por meio de uma rede doméstica e trocar mensagens. Tal rede ficou conhecida como “reuter technology”.
O nome escolhido é uma homenagem à cidade de San Francisco e o logotipo da marca lembra a famosa ponte Golden Gate. O casal escolheu o nome ao se dirigirem-se à cidade de Sacramento para registrar a empresa, no momento em que atravessavam a ponte.
O primeiro produto chega ao mercado em 1986, o Advanced Gateway Server (AGS), o qual revolucionou a organização de grandes redes. A primeira venda foi à Universidade de Utah. Em 1990, o capital da empresa é aberto na Bolsa de Valores e o processo de internacionalização da Cisco é iniciado, bem como o de saída do casal do controle da empresa. Cada um obteve US$ 170 milhões pela venda da companhia e o divórcio veio pouco tempo depois.
Em 1998, a Cisco obteve o título de a primeira companhia da história a alcançar um valor de mercado acima dos US$ 100 bilhões, com apenas 14 anos de atividade. O novo milênio e o advento da internet impulsionaram ainda mais o crescimento na empresa. Em 2003, realiza a compra da sua subsidiária Linksys, conhecida por produzir equipamentos para rede.
A estratégia de crescimento nesse período era a criação de novos dispositivos para computadores e redes, somado à aquisição de companhias do ramo para expandir a sua atuação no mercado doméstico no segmento dos Estados Unidos.
Nos anos que se seguiram, a Cisco se reposicionou no mercado a voltou a sua atenção para a internet, desenvolvimento de softwares e tecnologia da nuvem. Em 2006, a empresa apresentou o sistema TelePresence, um programa para videoconferências que foi pioneiro no período e desenvolvido ao longo dos anos.
Lentamente, a Cisco foi se transformando de uma empresa de hardware para uma empresa de software, sendo a pioneira no conceito de “Internet of Things”, a maneira como os objetos concretos estão conectados e como estabelecem comunicação entre si e com o usuário, mediante a sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.
Análise das ações Cisco
Confira a análise fundamentalista das ações Cisco
Declarando CSCO no imposto de renda
Confira o passo a passo de como declarar as ações CSCO no IRPF
- Você deve entrar no item "Bens e Direitos" e selecionar o código "03 - Participações Societárias";
- Depois, selecione o código "01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)";
- Depois, em localização, escolha o país do seu investimento, no caso de ações, escolha "249 - Estados Unidos";
- Depois, em discriminação, coloque o código da ação, a quantidade de ações e o preço pago em dólar, por exemplo "CSCO - QUANTIDADE: 1000 - USD$ 1000";
- No final, coloque o valor total investido em reais no campo "Situação em 31/12".
Discussão sobre Cisco
Confira os comentários para as ações Cisco