Ações Berkshire Hathaway BRK.A, BRK.B

A Berkshire Hathaway (ações BRK.A, BRK.B) é uma holding que controla outras empresas de diversos setores. O famoso investidor Warren Buffett é o atual CEO da empresa. A carteira de investimentos da Berkshire Hathaway é bem diversificada e contém empresas ferroviárias, de produção de doces, de artigos decorativos, de aspiradores de pó, de vendas de jóias, de jornais, de fabricação de uniformes, entre outras. A carteira também inclui empresas de serviços públicos, como gás e energia elétrica. Atualmente, a Berkshire Hathaway é sediada em Nebraska. Ver mais

Conheça Berkshire Hathaway ações BRK

Berkshire Hathaway é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker BRK.A, BRK.B.

IRS

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

FUNDADO

IPO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

A Berkshire Hathaway (ações BRK.A, BRK.B) é uma holding que controla outras empresas de diversos setores. O famoso investidor Warren Buffett é o atual CEO da empresa. A carteira de investimentos da Berkshire Hathaway é bem diversificada e contém empresas ferroviárias, de produção de doces, de artigos decorativos, de aspiradores de pó, de vendas de jóias, de jornais, de fabricação de uniformes, entre outras. A carteira também inclui empresas de serviços públicos, como gás e energia elétrica. Atualmente, a Berkshire Hathaway é sediada em Nebraska.

Buffett transformou a Berkshire Hathaway (ações BRK.A, BRK.B) de uma indústria têxtil em decadência em um conglomerado econômico de renome mundial, devido aos investimentos, obtidos por meio de empresas de seguros, em ramos diversificados da economia.

As seguradoras da companhia oferecem seguros de vida, contra acidentes, de proteção a imóveis, bem como resseguros e planos de saúde, especialmente para moradores dos EUA.

As empresas da carteira são:

  • GEICO (desde 1996);
  • Gen Re (1998);
  • NRG (Nederlandse Reassurantie Groep, desde 2007);
  • Berkshire Hathaway Assurance (criada em 2007, com fins governamentais para financiar projetos públicos como escolas, hospitais e saneamento básico, por exemplo, atuação livre de competição).

No campo de eletricidade está a geradora MidAmerican. A Berkshire Hathaway tem uma participação de 87% na empresa. A companhia também está no setor de Vestuário, Serviços e Varejo, com comercialização de peças de vestuário dentro e fora dos EUA. Marcas como Fechheimer Brothers, Russell Corporation e Garan (roupas) e Justin Brands, Acme Boots e H.H. Brown (calçados) compõem a carteira da Berkshire Hathaway.

Há empresas de construção civil (Acme Building Brands, Johns Manville, MiTek Inc, Clayton Homes e da Shaw Industries Benjamin Moore & Co); Serviços de Aviação ( Flight Safety International Inc. e NetJet Inc.).

A diversificação não para por aí. A carteira de Buffett também traz marcas famosas, como:

  • Kraft Heinz Company, ações KHC (setor alimentício);
  • Apple, ações AAPL (setor tecnológico);
  • Bank of America, ações BAC (setor financeiro);
  • General Motors Company, ações GM (setor de automóveis);
  • Moody’s Corporation, ações MCO (setor financeiro e tecnológico);
  • American Express, ações AXP (setor financeiro);
  • The Coca-Cola Company, ações KO (setor de bebidas não alcoólicas).

Ainda, marcas como as citadas a seguir estão no portfólio da Berkshire Hathaway:

  • Duracell (pilhas);
  • IBM (ações IBM) - tecnologia;
  • Walmart Stores (ações WMT) - varejo;
  • Helzberg Diamonds - jóias;
  • Visa Inc. (ações V) - cartões bancários;
  • Delta Airlines (ações DAL) - aviação;
  • Verizon Communications Inc. (ações VZ) - comunicação;
  • Johnson & Johnson (ações JNJ) - produtos farmacêuticos e hospitalares;
  • Procter & Gamble (ações PG) - cuidados pessoais.

Buffett sempre soube aproveitar as oportunidades no momento de adquirir participações em empresas. Mesmo assim, ele expressou um arrependimento: não ter entrado na Microsoft, empresa de seu amigo Bill Gates. Todo investidor está sujeito a perder oportunidades, afinal de contas.

Muito se discute sobre o futuro da Berkshire Hathaway, pois Warren Buffett já está com 90 anos. A empresa sempre teve muito dinheiro em caixa para que as oportunidades fossem aproveitadas, pois, o pensamento sempre foi no longo prazo. Apesar de levantar o assunto poucas vezes, Buffett já deve ter um plano de sucessão e é esperado que ele irá acertar mais uma vez.

História da Berkshire Hathaway

A Berkshire Hathaway (ações BRK.A, BRK.B) é uma holding que controla outras companhias de vários setores. Seus acionistas apresentaram um crescimento médio anual de 20,3% nos últimos 44 anos (em dividendos).

Warren Buffett, consagrado merecidamente como o maior investidor do mundo, é quem comanda a empresa. O diretor aplicou em investimentos a renda gerada das operações de seguro da Berkshire Hathaway e obteve resultados impressionantes, tanto que a técnica é replicada no mundo todo.

Contudo, a história da empresa precede Warren Buffett. Fundada em 1841 por Oliver Chase, sob o nome Valley Falls Company, a empresa era voltada à produção têxtil. Em 1923, a empresa fundiu-se com a Companhia de Algodão Berkshire (no mercado desde 1889). A fusão originou a empresa Berkshire Fine Spinning Associates.

Em 1955, ocorre outra fusão, agora com a Companhia Manufaturada Hathaway (de 1888). Surgia assim, a Berkshire Hathaway. Com 15 usinas em funcionamento e 12 mil funcionários, a empresa era sediada em Massachusetts. Porém, 7 delas fecharam e muitas pessoas perderam o emprego.

Em 1962, Warren Buffett adquire ações da empresa, o suficiente para conseguir mudar a administração e controlar a Berkshire Hathaway, tudo por conta de um desentendimento em uma negociação de ações.

O objetivo de Buffett era assumir a administração da empresa para demitir o então diretor, Seabury Stanton, porque ele havia tentado enganar Buffett. O investidor queria vender suas ações por 11,50 dólares, mas, no momento de formalizar o negócio, Stanton escreveu que o valor acordado era 11,37.

O plano foi bem-sucedido, mas agora Buffett tinha uma indústria têxtil em falência para administrar. Inicialmente. Buffett deu seguimento ao empreendimento têxtil, mas, em 1967, ele já começava a se envolver com outros investimentos.

Seu primeiro passo foi entrar no ramo de seguros, com a compra da National Indemnity Company. No final dos anos 70, a Berkshire assume participação na GEICO (Government Employees Insurance Company), também no ramo de seguridade. Em 1985, são cessadas as operações têxteis da Berkshire Hathaway.

Dessa data em diante, a única preocupação da direção da Berkshire Hathaway é adquirir participação em empresas com alto potencial de valorização e rentabilidade. Warren Buffett, apelidado de “O Oráculo de Omaha” por uma razão, costuma acertar em cheio em suas escolhas e seus passos são seguidos por milhões de investidores. Não é por acaso que a Berkshire Hathaway (ações BRK.A, BRK.B) é a segunda maior empresa dos EUA.

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.