Ações Bank of America BAC

O Bank of America (BAC) é uma das principais instituições financeiras do mundo, atende a consumidores individuais, pequenas e médias empresas e grandes corporações com uma gama completa de produtos e serviços bancários, de investimento, gestão de ativos e outros financeiros e de gestão de risco. Ver mais

Conheça Bank of America ações BAC

Bank of America é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores americana, suas ações são negociadas através do ticker BAC.

IRS

PÁGINA NA NASDAQVer site ⇨

FUNDADO

IPO

PÁGINA DE RIVer site ⇨

O QUE O BANK OF AMERICA (BAC) FAZ

As atividades do Bank of America (stocks BAC) se desenvolvem em torno de serviços de varejo tradicionais, gestão de riquezas e grandes fortunas e banco de investimentos. É a segunda maior instituição bancária dos Estados Unidos, atrás apenas da JP Morgan e a oitava maior do mundo. Estima-se que o banco receba 10,73% dos depósitos bancários realizados em todo o solo norte-americano.

O BofA, como é mundialmente conhecido, conta com mais de 67 milhões de clientes e trilhões em depósitos.  A instituição está presente em mais de 40 países, controla aproximadamente mais de 16 mil máquinas automáticas (ATMs) e conta com mais de 4.600 agências bancárias espalhadas pelo território norte-americano.

As áreas de atuação do banco são amplas. Primeiramente, no segmento de Consumer Banking, serviços de depósitos, créditos para empresas, abertura de conta corrente, poupança e empréstimos são fornecidos aos clientes. Na ramificação Global Wealth & Investment Management, serviços de investimentos e gestão de patrimônio são ofertados aos clientes de alto poder aquisitivo e alta renda. 

Há ainda o segmento de Global Banking, responsável por gerenciar empréstimos comerciais, arrendamentos, gestão de tesouraria, serviços de fusão e aquisição para empresas, câmbio e gerenciamento de capital de giro.

No segmento Global Markets, o BofA faz o gerenciamento de compensação de valores mobiliários, liquidação e custódia, financiamento, renda fixa e hipoteca para clientes corporativos. Finalmente, há um segmento chamado All Others, que gerencia títulos de dívida, gerenciamento de risco de taxa de juros e moeda estrangeira, joint venture para clientes corporativos, gerenciamento de portfólio de ações, imóveis e outros tipos de investimentos.

O Bank of America (ações BAC) é uma importante organização financeira dos EUA, uma das maiores economias globais. Portanto, o banco tem participação nesse título, ao participar, colaborar e gerenciar atividades econômicas dos norte-americanos.  

BREVE HISTÓRIA DO BANK OF AMERICA (BAC)

Bank of America (ações BAC) é um dos maiores bancos dos Estados Unidos. Sua sede atual é em Charlotte, Carolina do Norte. A história dessa instituição financeira começou em 1904, quando Peter Giannini fundou o Bank of Italy, em São Francisco, Califórnia.

Tal banco surgiu da necessidade de imigrantes italianos buscarem serviços bancários, pois eram discriminados nas instituições existentes no país. Já existia um Bank of America nos EUA, mas o mesmo foi incorporado pelo Bank of Italy, dando origem à Banca d’America e d’Itália, em 1928.

A porção do banco que abrange a área oriental dos EUA é muito mais antiga e remete ao início da história do país como República. A origem dessa ramificação começa com o Bank of Massachusetts, fundado em 1784, e com o Commercial National Bank (inaugurado em 1874, em Charlotte). Essa área de atuação foi incorporada ao Bank of America em 2004.

Na primeira metade dos anos 1900, o banco tinha o objetivo de se espalhar pelo país, de modo a se tornar um banco nacional. Depois disso, a meta era se espalhar pelo mundo. Em 1931, o Bank of America abre a sua primeira agência em solo internacional, em Londres. Já nos anos da Segunda Guerra Mundial, o banco é reconhecido como a maior instituição financeira do mundo.

Em 1947, a instituição financeira chega em território asiático ao abrir uma filial nas Filipinas e Tóquio, no Japão. O banco havia entendido a importância que a Ásia teria no mundo pós-guerra, por isso, optou por atuar financeiramente no continente.

Os anos 50 marcaram a mudança de legislação no setor bancário nos EUA, o que possibilitou ao Governo Federal dos Estados Unidos controlar a instituição e transformá-la em uma organização governamental. Isso também marcou o seu crescimento acelerado.

Em 1958, o banco apresenta o cartão de crédito ao mundo em uma de suas agências, localizada na cidade de Fresno, na Califórnia, a primeira instituição financeira a fazer uso dessa ferramenta. O BankAmericard é um sucesso e teve seu nome mudado para Visa, em 1976.

As décadas de 80 e 90 foram marcadas por inúmeras aquisições de instituições financeiras em solo norte-americano: Seafirst Corporation of Seattle (1984, na California); Security Pacific Corporation e suas subsidiárias (1992, em Arizona, Idaho, Oregon e Washington); Valley Bank of Nevada (1993, em Nevada); e Continental Illinois National Bank (1994, em Chicago).

Em 1998, o Bank of America (stocks BAC) se fundiu com outra instituição financeira, NationBank, o maior banco da Carolina do Norte, em uma operação faturada em US$64,8 bilhões, a maior do setor naquele momento da história.

As aquisições continuaram no novo milênio. Em 2004, foi a vez do Bank Boston. Em 2005, a MBNA, a maior administradora de cartões de crédito independente do mundo, com uma lista de 40 milhões de clientes cadastrados.

Durante a crise econômica mundial de 2008, esperava-se que o banco desacelerasse o seu processo de expansão. Mas não foi o que aconteceu. Esse foi o ano que o Bank of America incorporou o Countrywide Financial, financiador de hipotecas dos Estados Unidos de grande poder aquisitivo. Era justamente esse o setor da crise e o banco salvou a instituição da falência.

Não foi só isso que o banco fez em 2008: a compra do banco de investimentos Merrill Lynch por US$50 bilhões também ocorreu nesse período. Mais uma empresa é salva pelo Bank of America. O banco, a partir desse momento adotaria o nome Bank of America Merrill Lynch e passou a atuar ativamente nos setores de investimentos e gestão de fortunas e se tornou a maior corporação de investimentos do mundo.

Atualmente, o Bank of America  investe cada vez mais em tecnologia para otimizar processos e trabalha para democratizar serviços financeiros e investimentos para todos os americanos.

Mural de discussão

Se a sua dúvida é sobre algum ativo, pesquise-o na caixa de busca e verifique se a sua dúvida já foi respondida por algum membro da comunidade.